Como descobrir se um jogo roda no seu pc

Como descobrir se um jogo roda no seu PC

Avatar of otávio queiroz
Não sabe se o seu computador está preparado para rodar aquele tão aguardado jogo? O Showmetech te ajuda com este tutorial.

Meses de espera, muita expectativa criada e quando aquele tão esperado jogo é lançado, se descobre que o PC não é capaz de rodá-lo de maneira satisfatória. Em poucos segundos, a euforia se transforma em frustração. Certamente você já passou por isso ou conhece alguém que já vivenciou tal situação. Com tantos lançamentos de peças para computadores, saber se as configurações do dispositivo dão conta do recado pode ficar um pouco mais difícil. Mas então como descobrir se um jogo roda no seu PC? O Showmetech te ajuda com um tutorial bem detalhado.

Configurações: por que é importante saber?

Apesar de chata, situações como essa são muito comuns entre usuários de computadores, afinal de contas nem todos sabem de cor os componentes presentes na máquina ou não possuem um conhecimento mais aprofundando sobre o hardware do próprio dispositivo. No entanto, saber as configurações do seu computador é algo muito importante. Informações como qual é o processador do seu PC, quanta RAM ele tem e se o sistema operacional é 32-bits ou 64-bits são essenciais de se ter em mente, por exemplo, na hora de comprar um jogo.

Hardware de computador gamer como descobrir se um jogo roda no pc
Conhecer os componentes do próprio computador é essencial na hora de comprar um jogo ou realizar um upgrade na máquina

Além disso, tais informações são cruciais na hora de dar um upgrade na configuração. Certos componentes só são compatíveis com outros bem específicos. Uma falta de pesquisa pode custar caro, já que se terá gastado com algo que não terá seu desempenho aproveitado ao máximo ou, em alguns casos, que nem sequer irá funcionar.

Detecção automática

Para facilitar a vida dos usuários, alguns sites e programas foram criados para realizarem todo esse trabalho de forma automática. Com eles, é possível ter acesso a toda e qualquer informação sobre o seu hardware. Entre as opções mais conhecidas está o Can You Run It. Ele nada mais é que um serviço online e gratuito que analisa se o seu computador tem os requisitos mínimos de sistema para rodar jogos. Assim, antes de baixar o seu game preferido você saberá se vai poder jogá-lo em seu PC. A ferramenta funciona nos principais navegadores. Por aqui, testamos nas últimas versões do Google Chrome, Opera e Microsoft Edge.

Passo 1: acesse o site Can You Run It utilizando o computador ou notebook que deseja realizar o teste. Utilize o campo “Search for a game” para buscar e selecionar um jogo que você deseja saber se é compatível ou não com a máquina. Em seguida, clique em “Can You Run It?”;

Pesquisa no can you run it
Acesse o Can You Run It? e utilize o campo para buscar por um jogo

Passo 2: Uma segunda página irá surgir contendo informações sobre o jogo e seus requisitos. Nela, clique novamente em “Can You Run It?”;

Informações de left 4 dead 2 no can you run it
Uma segunda página surgirá. Nela, clique novamente em “Can You Run It?”

Passo 3: Uma nova página surgirá realizando algumas validações de sistema. Logo após, um arquivo aparecerá para ser baixado. Execute-o para que os testes se iniciem;

Análise de hardware no can you run it
Aguarde enquanto o computador é analisado

Passo 4: Aguarde até que o programa termine de verificar o seu dispositivo. Por fim, após terminar a verificação, a página irá atualizar em seu navegador, informando todos os detalhes da análise e se é possível rodar ou não aquele jogo;

Requisitos de left 4 dead 2 no can you run it
Informações do jogo e a compatibilidade será exibida

Passo 5: É possível ainda navegar pelas abas apresentadas pelo site e ter acesso a detalhes relacionados aos requisitos mínimos e recomendados, como tecnologias embarcadas e capacidade de memória de placas de vídeo.

Informações de placa de vídeo no can you run it
É possível visualizar detalhes relacionados aos requisitos

Detecção manual

Em alguns casos, a detecção automática não será possível, seja porque algum erro aconteceu durante o processo mencionado acima ou simplesmente porque o site ainda não possui um jogo específico cadastrado em seu banco de dados. Nesse caso, será preciso realizar uma verificação manual, e para isso, contaremos com um importante aliado: o Speccy. Sendo um utilitário para o Windows, ele exibe de uma maneira rápida e simples informações relevantes sobre o seu computador. Com ele você poderá identificar todas as características do hardware que está atualmente instalado na máquina. Confira:

Passo 1: Acesse o site do Speecy e baixe-o, clicando em “Download”. Feito isso inicie o processo de instalação;

Página de download do speccy
Acesse o site do Speccy e baixe-o clicando em “Download”

Passo 2: Após instalado, clique em Run Speccy;

Instalador do speccy
Clique em “Run Speccy” para iniciar o programa

Passo 3: Levará alguns segundos para que o programa analise e reconheça todo o hardware da máquina. Por fim, os modelos e detalhes da configuração serão apresentados;

Informações do computador mostrados pelo speccy
As informações serão exibidas após o programa ser executado

Passo 4: Como nesse caso não será possível comparar os dados automaticamente, o usuário precisa realizar essa comparação por conta própria. Para isso, ele pode contar com sites como o Steam. Basta ir até a página do jogo e rolar o scroll do mouse até a seção de requisitos mínimos e recomendados. Caso o jogo não esteja disponível na plataforma, uma simples pesquisa (ex: requisitos + nome do jogo) no Google irá ajudar.

Requisitos do left 4 dead 2 no steam
O Steam pode ser utilizado para descobrir os requisitos de determinado jogo

Pronto! Descobrir se o seu PC está apto a jogar aquele jogo tão aguardado ficou mais fácil com as dicas acima.

Veja também:

Agora que você já sabe como descobrir se um jogo roda no PC, confira o review do WD Black D30 Game Drive, um SSD da nova linha lançada pela Western Digital que promete revolucionar a experiência com SSD externo em jogos. Quem sabe ele não é a sua próxima escolha para dar um up na máquina?

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados