Como digitalizar documentos em pdf

Como digitalizar documentos em PDF?

Avatar of lucas gomes
Aprenda a digitalizar documentos em PDF apenas em alguns passos, com seu smartphone, através do aplicativo Small PDF!

Quem nunca se viu perdido diante de pilhas de documentos, anotações, formulários, contas, comprovantes de pagamento e tantos outros materiais impressos? O acúmulo de papéis é uma consequência normal para estudantes, funcionários em regime remoto ou pessoas que simplesmente precisam preservar determinadas informações impressas. Felizmente, a solução para reduzir a quantidade de documentos e mantê-los organizados é simples: digitalizá-los em PDF.

Eleito o formato padrão para documentos digitais há décadas e o segredo para ter um escritório sem papel, o PDF permite que arquivos sejam acessados online e offline em diferentes dispositivos sem perder seu design e características originais. Saiba como aproveitar a praticidade desse formato com nosso tutorial de como digitalizar documentos em PDF.

Transforme documentos em arquivos PDF

O processo de digitalizar páginas em PDF pode ser realizado a partir da função scanner de uma impressora. Trata-se da forma mais tradicional de transformar documentos e também a mais trabalhosa, pois exige o posicionamento de cada folha na área de digitalização, assim como o fechamento da tampa e outros movimentos repetitivos.

Porém, existe uma forma mais simples de transformar a papelada acumulada no escritório em PDFs digitalizados. Basta recorrer a aplicativos como o Small PDF, software desenvolvido para facilitar a criação, edição, conversão e outras tarefas envolvendo PDFs. O aplicativo permite que qualquer documento seja digitalizado com a mesma facilidade de tirar uma foto graças à sua função Scanner. Acompanhe o passo a passo abaixo e saiba como utilizar essa funcionalidade:

Faça o download do aplicativo Small PDF

O app está disponível para dispositivos móveis com sistema operacional IOS e Android. Para baixá-lo, visite a App Store ou Play Store através do seu smartphone. Feito isso, aguarde o processo de instalação e abra o aplicativo.

Clique em “+” para acessar a função scanner

  • Toque no círculo azul com o sinal de “+” localizado na parte inferior da tela. Ao fazer isso, você verá três opções: “Câmera“, “Galeria” e “Arquivos“;
  • Clique em “Câmera” para escanear o material desejado utilizando a lente do seu smartphone;
  • Se necessário, dê permissão ao app para tirar fotos e gravar vídeos em seu dispositivo;
  • Nosso tutorial é sobre a função scanner, mas vale destacar que o app possui outras funcionalidades;
  • Por exemplo, você pode escolher “Galeria” para criar PDFs com documentos cujas fotos já estão no seu aparelho ou selecionar “Arquivos” para editar documentos em PDF salvos no celular.

Comece a escanear

  • Clique no círculo azul claro na parte inferior da tela para tirar fotos do documento ou permita que a ferramenta de autodetecção delimite os limites da folha de papel para você;
  • Faça isso em um local com boa iluminação e mantenha a câmera do celular fixa sobre o documento para uma digitalização perfeita;
  • Siga as orientações dadas pelo aplicativo e aproxime ou afaste a câmera do documento conforme recomendado.

Escolha um filtro

  • Após a captura da imagem, você poderá aplicar ou não um filtro nela;
  • Há quatro filtros disponíveis: “Sem filtro” (preserva a aparência original da foto), “Cor” (ideal para ressaltar as cores presentes na imagem), “Escala de cinza” (substitui as cores existentes por tons de cinza) e “B&W Scan” (alternativa para quem deseja um documento automaticamente preto e branco).
  • Clique em “Usar” para aplicar o filtro escolhido;
  • Nessa etapa, também é possível girar o documento para deixá-lo na orientação correta, para tanto clique em “Girar“, ou ainda tirar outra foto, faça isso através da opção “Escanear novamente“.

Repita o processo

  • Para elaborar documentos em PDF com mais de uma página, basta continuar escaneando as demais páginas conforme ensinamos nos passos anteriores.

Cheque a pré-visualização e edite o documento

  • Após escanear todo o documento, clique na imagem da última folha escaneada localizada no canto inferior direito da tela e selecione “Terminar” se estiver contente com o resultado;
  • Caso contrário, apague as imagens duplicadas ou que não gostou ao clicar no ícone de lixeira no canto superior esquerdo de cada foto;
  • Para realizar outras modificações, escolha a opção “Editar” localizada no canto inferior da tela. Ao selecioná-la, você poderá alterar os filtros novamente (“Filtrar“), recortar e delimitar os cantos do documento (“Cortar“) e organizar a ordem das páginas (“Organizar“).

Renomeie, salve ou compartilhe

  • Ao clicar em “Terminar“, o arquivo será automaticamente nomeado com base no dia, mês e ano de sua criação (Smallpdf_2021-11-24.pdf, por exemplo);
  • Para renomeá-lo, clique no símbolo de com três pontinhos e escolha “Renomear“;
  • Através do mesmo menu, é possível salvar o documento digitalizado em PDF na nuvem, no seu dispositivo ou compartilhá-lo com quem quiser.

Além de organizar o ambiente de estudos ou de trabalho, a digitalização de documentos auxilia na produtividade, pois agiliza o acesso dos documentos, permitindo que você encontre o arquivo necessário gastando o mínimo possível de tempo.

Veja também:

Conheça também outros 14 aplicativos que te auxiliam no home office para alavancar sua produtividade!

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
15
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados