10 dicas valiosas para diminuir a ansiedade no home office

10 dicas para diminuir a ansiedade no home office
Sendo um dos grandes inimigos do brasileiro na pandemia, saiba como diminuir a ansiedade no ambiente de trabalho remoto

Desde o início da pandemia, milhares de pessoas adaptaram a rotina presencial para o home office. Embora o trabalho remoto traga algumas vantagens para o empregado, por outro lado tem afetado diretamente a qualidade de vida, especialmente a dos brasileiros, sobretudo a sua saúde mental.

Entre os afazeres de casa, da família e filhos, conciliar a vida pessoal com a profissional em um escritório particular tem deixado as pessoas sobrecarregadas e, consequentemente, bem mais ansiosas. Tendo isso em mente, preparamos algumas dicas de como controlar a ansiedade no home office, a principal inimiga do brasileiro hoje. Mas antes, precisamos apontar um fato: o quão workaholic (isto é, um “trabalhador compulsivo”) as pessoas se tornaram a partir do isolamento social.

Qual a situação da ansiedade do brasileiro na pandemia?

Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde em setembro de 2020 apontou que a ansiedade é o transtorno mental mais presente entre os brasileiros. Dentre os participantes, 86,5% disseram sofrer do transtorno, seguidos de 45,5% que apontaram estresse pós-traumático e 16% com depressão. O impacto do isolamento social e da ausência do equilíbrio nas atividades pessoais e profissionais foi massivo e deixou os brasileiros muito mais suscetíveis a ter experiências frequentes com a ansiedade. 

Isso não só prejudica a saúde mental do indivíduo como também pode trazer diversas consequências em seu desempenho no trabalho. Segundo dados divulgados pela empresa de tecnologia e informática Oracle em outubro de 2020, 70% dos entrevistados brasileiros apresentaram mais estresse e ansiedade durante o expediente do que em qualquer outro ano anterior.

Embora grande parte das empresas tenham adotado o home office, a qualidade de trabalho dos contratados tem sido sucateada pelos seus acúmulos. A pesquisa ainda revelou que 42% dos brasileiros estão trabalhando mais de 40 horas extras por mês. Sem uma visão breve de quando a situação pode melhorar, uma parcela de pessoas ainda desenvolvem a Síndrome de Burnout, o esgotamento físico e mental em resultado do trabalho. O relatório da Oracle apontou 21% de afetados no Brasil.

10 dicas para diminuir a ansiedade no home office
Desde o início da pandemia, os brasileiros têm se tornado cada vez mais ansiosos

Quais são as dicas para diminuir a ansiedade no home office?

Tendo em vista o crescimento alarmante da presença de ansiedade entre as pessoas, existem alguns passos que você pode seguir para, no mínimo, aliviar o seu estresse durante os momentos de trabalho. Veja a seguir:

O princípio de tudo: respire

Pode ser extremamente clichê reafirmar isso, porém respirar é uma das maneiras mais eficientes de apaziguar a sua ansiedade. Ao inspirar, prender o ar e expirar, repetindo esse processo por alguns minutos, você passa a ter mais controle e mais foco no seu corpo e na sua mente.

Ao passar por um ataque de ansiedade, a mente humana fica dispersa, tornando muito mais difícil, por exemplo, retomar atividades que estavam sendo feitas. Se você sentir que está ansioso, pare um pouco, respire e foque em voltar aos eixos. Não se esqueça também de manter a hidratação contínua.

Regule o seu sono

Muitos brasileiros possuem dificuldade em regular o sono, seja pela hora extra de trabalho ou pelos cuidados pessoais. Estar em um só lugar para conciliar filhos — se os tiver — casa e o home office pode ser muito desgastante. Portanto, uma boa noite de sono é essencial.

Nosso cérebro precisa repor as energias em boas oito horas de sono, em média, para que não haja desgaste físico e mental no dia seguinte. Dormir cada vez menos não deve se tornar comum. Se, por algum motivo especial, você não designa esse tempo à noite para dormir, procure ao menos compensar com sonecas (ou pequenas sonecas, dependendo do caso) durante o dia, como em pausas. Sua mente estará muito mais disposta e você, consequentemente, menos suscetível a momentos de ansiedade. 

Experimente a meditação para controlar a ansiedade

Uma outra dica interessante é aderir à meditação. Existem diversos locais online que você pode recorrer para curar a energia do seu corpo. O ato de meditar traz não só a redução do estresse e o controle da ansiedade como também ajuda no desenvolvimento do foco nas atividades e auxilia na autoestima e no autoconhecimento.

10 dicas para diminuir a ansiedade no home office
A meditação sozinho ou guiada pode ser bem eficiente para controlar sua ansiedade

Em um local mais reservado de sua casa, você pode testar a meditação sozinho ou guiada no período anterior ou posterior do seu expediente. Plataformas de streaming e de vídeo, como o Spotify e o YouTube, possuem um catálogo recheado com guias prontos para utilização. Experimente!

Planeje a sua agenda do dia ou da semana

Organização é algo muito importante quando se trata de trabalho remoto. Então, sabendo de suas tarefas pessoais, experimente fazer um planejamento diário ou semanal do que precisa ser cumprido, além do seu compromisso com o home office.

Muitas pessoas sentem dificuldade em conciliar múltiplas tarefas de uma só vez, mas ao fazer uma lista de suas pendências em um quadro, um caderno ou até mesmo no computador, fica muito mais fácil supervisionar e organizar o seu tempo para com tais necessidades. 

É uma tendência se preocupar demais com prazos (ou a falta deles) para os projetos pessoais e os do trabalho também, porém nem sempre as metas e a falta de tempo são os grandes vilões da história. Às vezes, apenas a rotina não está bem definida e organizada. E são essas ocasiões que podem dar palco para o desespero e a ansiedade. 

Tenha um maior cuidado com a alimentação

Algumas pessoas despertam gatilhos após passar pela situação estressante que é a ansiedade. Uma delas é o ato de descontar a tristeza, a insatisfação ou a inquietação na alimentação. E muito provavelmente os alimentos aos quais são recorridos são aqueles mais gordurosos e mais pesados.

A dica é ter cuidado e atenção redobrada para essa atitude que, embora passe uma sensação prazerosa momentânea, pode prejudicar a sua saúde. Um ponto muito importante a ser levado em consideração é se certificar de que você tenha as três refeições diárias completas. Na correria do dia a dia, a tendência é que façamos apenas pequenos lanches para suprir o pouco tempo, mas isso não é nem um pouco aconselhável.

É importante que o indivíduo tenha uma noção básica sobre o que e quando comer. Mesmo que o cardápio tentador dos aplicativos de delivery saltem aos seus olhos, não abra mão de ter uma alimentação regrada e, de preferência, balanceada e saudável, na medida do possível.

Organize o seu espaço de trabalho 

O seu quarto, a sua sala, ou talvez até mesmo a sua cozinha pode ter se tornado o seu “escritório” após o início do home office. Sempre há adaptações de cômodos que podem ser feitas para reservar um espaço agradável para seu trabalho, e é de grande interesse que esse local esteja devidamente organizado.

10 dicas para diminuir a ansiedade no home office
Ter o ambiente de seu escritório remoto organizado é um ótimo passo para colocar as ideias em ordem

Tendo em mão um notebook ou PC, teclado e mouse, tudo o que precisa é encontrar o seu canto e transformá-lo no espaço mais confortável possível, desde a decoração até a disposição dos objetos. Toda a organização fará com que você não se perca e o mínimo de estresse se transforme em um caos. Aqui no Showmetech você pode acessar outras dicas valiosas de como montar uma boa estrutura em casa para te auxiliar no home office.

Se possível, faça pequenas pausas durante o expediente

Na correria diária, a ansiedade pode te pegar de surpresa. Por mais que você tenha centenas de pendências para resolver, nem sempre você vai conseguir aguentar o estresse por tempo demais. Para isso, procure fazer pequenas pausas durante o momento de trabalho para “esfriar a cabeça”.

Já que a sua casa virou o seu local de trabalho, traga isso a seu favor. Você pode definir alarmes em seu celular para lembrar de relaxar um pouco, caso seja muito difícil para você desapegar do computador durante todo o expediente. Em poucos minutos, se recompondo e mantendo a hidratação recorrente, a experiência se torna muito mais leve e você ficará mais disposto e ativo para finalizar suas tarefas.

Exercício físico é um aliado

Alongar-se durante o dia e manter uma rotina de exercícios fixa pode ajudar bastante a sua saúde mental. Pode parecer simples, mas são nesses enquanto estimula seu físico que sua mente também estará ativa. 

Por exemplo, enquanto faz alongamento em uma de suas pequenas pausas, seu cérebro estará mais ágil e, como consequência, você poderá surgir com novas ideias para suas atividades profissionais. Sua mente estará muito mais relaxada e pronta para engatar novamente nos projetos pendentes, sem dar espaço para possíveis transtornos.

Descubra um hobby relaxante

Cada pessoa sabe suas preferências quando se trata de rotina de trabalho. Muitas gostam de trabalhar em pleno silêncio, mas outras preferem a ajuda de terceiros — estes chamaremos aqui de “hobbies relaxantes”. Isso porque algumas atividades durante o trabalho podem te ajudar a aliviar tensões e estimular mais o processo criativo de suas ações.

10 dicas para diminuir a ansiedade no home office
Experimente passatempos relaxantes durante o seu expediente, como ouvir música. Eles podem ajudar a melhorar o foco

Como possibilidades para aproveitar para testar em seu home office, você pode: escutar uma playlist com músicas que te agrada, ouvir podcasts de longa duração que podem ser seu parceiro para trabalhos mais mecânicos, por exemplo, ou ainda, se quiser ir mais a fundo, experimentar a sensação dos últimos tempos: a chamada Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano, mais conhecida como ASMR

Neste último caso, não seria exatamente aquele ASMR que você poderia procurar para cair no sono. Você pode, por exemplo, procurar por vídeos em que utilizem soft speaking (“fala suave”, em tradução livre) para te acalmar em momentos ansiosos. Essas são só opções de uma grande gama de hobbies que podem ser incorporados despretensiosamente ao seu dia.

Converse com amigos e, dependendo do caso, procure um profissional

Quando o assunto se refere a problemas com a saúde mental, como a tão comum ansiedade, é preciso se certificar de que haja maneiras de contornar e melhorar a atual situação. Se você não se sente confortável ou está passando por crises intensas, converse com seus amigos próximos para desabafar e, observando o crescimento do problema, procure um profissional.

Diversas vezes temos a tendência de cuidar muito mais da saúde física do que a mental, mas ela é tão importante quanto. Embora seja viável acatar dicas como as que demonstramos nesta matéria, não hesite em procurar ajuda caso precise. Há uma grande rede de saúde nas cidades de todo o Brasil que podem oferecer atendimentos, englobando os gratuitos e os pagos, e ajudar a melhorar muito a sua qualidade de vida.

Veja também:

Gostou das nossas dicas para diminuir a ansiedade no home office? Quer ver mais conteúdos similares? Veja também como montar um PC para o seu home office.

Fontes: PEBMED | Instituto de Psiquiatria Paulista | Vittude | PC Mag

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário