Galaxy Z Fold2 traz exclusividade no melhor smartphone dobrável do mercado

Galaxy Z Fold2 traz exclusividade no melhor smartphone dobrável do mercado
Testamos o Galaxy Z Fold2, novo smartphone dobrável que a Samsung trouxe para o Brasil. Confira nossas impressões e recomendações

O Galaxy Z Fold2 é o mais recente smartphone dobrável lançado pela Samsung. A empresa, por sinal, já anunciou a vinda dele para o Brasil, pelo preço sugerido de R$13.999,00, mas já existem promoções de operadoras com valores abaixo disso.

O Showmetech teve a oportunidade de testar o aparelho nas últimas semanas e, à convite da própria Samsung, comenta as primeiras impressões de uso do Fold2 em um lugar todo especial: a popup store da Samsung no Fasano Boa Vista, um condomínio de luxo e hotel localizado próximo de São Paulo.

Por se tratar de um modelo de luxo, acima dos smartphones premium tradicionais – o que explica seu preço – o usuário terá consigo uma jóia tecnológica e versátil nas mãos: tablet quando aberto e smartphone quando fechado. Quer saber mais sobre ele? Confira nossas impressões abaixo:

Design

Galaxy Z Fold2, o novo dobrável da Samsung, nas cores preta e bronze, respectivamente
A cor bronze virou uma das marcas registradas da Samsung e é uma das duas disponíveis para o Z Fold2.

As bordas da tela interna estão visivelmente menores e mais confortáveis, o que é notável, e deram mais espaço para a tela em si. A área dedicada à câmera frontal também ficou mais discreta para eliminar o entalhe que dava um leve aspecto lombar ao aparelho. Já na parte traseira, está presente o já consagrado módulo de três câmeras que vimos nos celulares mais recentes, como visualmente temos no Note 20.

Apesar de ainda ter uma pequena abertura entre as telas quando o celular está dobrado, a Samsung apostou numa tecnologia que impede poeira e outras partículas do gênero de se infiltrarem no aparelho, o que garante uma maior durabilidade. Os dois formatos, aberto e fechado, dão versatilidade para usar o Galaxy Z Fold2 em qualquer contexto, seja como um celular para fazer ligações e navegar na internet, ou como tablet, para assistir a vídeos, notícias e trabalhar de forma agradável e multifuncional com a grande tela interna.

Galaxy Z Fold2 traz exclusividade no melhor smartphone dobrável do mercado
A dobradiça está ainda melhor nesta segunda edição, permitindo que você dobre o Fold2 em diversos ângulos

Os botões de volume e desbloqueio do Z Fold2 ficam na lateral direita do aparelho, sendo que o mesmo botão que você usa para desbloquear a tela é equipado com um sensor biométrico para impressões digitais. Já os alto-falantes estão dispostos de uma maneira diferente: eles se localizam nas bordas de cima e de baixo na parte frontal do aparelho, para que quando aberto totalmente, o usuário possa ouvir o som em estéreo. O smartphone dobrável da Samsung também traz uma entrada USB-C na parte inferior.

Disponível nas belíssimas cores preto e bronze (Mystic Black e Mystic Bronze, respectivamente), as telas do smartphone agora são feitas de vidro ultrafino e não mais de plástico, como era o caso do Galaxy Fold. Isso confere mais beleza ao celular, que parece realmente uma pedra preciosa lapidada na mão.

Ao fechá-lo, dá para perceber que não é um aparelho fino como de costume. Ele tem um lado mais espesso que o outro, além de ser mais pesado que os smartphones comuns. Mesmo assim, ele é fácil de usar com uma só mão, e não faz tanta diferença em relação a um smartphone tradicional no bolso da calça.

Telas

O Z Fold2 se assemelha a um tablet quando aberto por completo, com uma tela principal de 7.6 polegadas.
O Z Fold2 se assemelha a um tablet quando aberto e smartphone quando fechado.

O Galaxy Z Fold2 possui duas telas, a externa, de 6,2 polegadas — aumento de cerca de 2 polegadas em relação ao modelo anterior — e a interna ou principal, com 7,6 polegadas e que realmente passa a impressão de se usar o Z Fold2 como um tablet. As duas têm qualidade de imagem simplesmente incrível e muito brilhantes.

Notamos uma melhoria importante e perceptível na taxa de atualização do display, que pode chegar a até 120hz, a depender do que está na tela. Isso significa que a taxa funciona de maneira semelhante à do Galaxy Note 20 Ultra, sendo atualizada a todo instante para suprir melhor as necessidades imediatas do usuário, como assistir a um filme ou jogar, coisa que não acontecia no modelo original. Nesse ponto, é importante lembrar que o smartphone é movido pelo Snapdragon 865+, o robusto chipset da Qualcomm.

Na tela principal você sempre vai ver um vinco ou ruga, aquela marquinha que fica aparente quando você dobra alguma coisa. O usuário pode sentir isso com o dedo ao deslizar quando estiver passando conteúdos de um lado a outro da tela. Apesar de perceptível, ele é discreto e não atrapalha no uso normal, mas pode fazer um mínimo reflexo dependendo da luminosidade que incide na tela.

É importante salientar ainda que a luz azul foi reduzida nos pixels, assim você pode usar o aparelho durante horas com menos cansaço visual, e é bem confortável mesmo.

Funcionalidades

A Samsung desenvolveu funcionalidades pensadas especialmente para o uso das duas telas
A Samsung desenvolveu funcionalidades pensadas especialmente para o uso das duas telas

Por meio de um mecanismo inovador de 8 partes, a dobradiça consegue segurar o celular aberto em diferentes ângulos. Isso colabora muito na função trazida do Galaxy Z Flip, dobrável vertical da Samsung que foi lançado antes do Z Fold2, o modo flex (ou FLEX Mode, em inglês), que permite assistir a vídeos usando uma das telas como área principal e a outra como área de comando.

Ainda nesse sentido, as telas são bem versáteis. O usuário consegue mudar a forma com que assiste um filme ou vídeo com facilidade, só passando de uma tela para outra. Qualquer dúvida, você pode conferir como isso funciona no vídeo de apresentação do celular que estará ao final do post.

Galaxy Z Fold2 traz exclusividade no melhor smartphone dobrável do mercado
O modo Flex inaugurado pelo Z Flip foi melhorado para o Z Fold2, com recursos extras quando você dobra a tela

O mais importante é que a Samsung ouviu as críticas ao primeiro dispositivo e evoluiu o modelo com base nessas informações. Se tratando de um pequeno tablet quando aberto, agora é possível selecionar configurações personalizadas, que adaptam os aplicativos a esse layout maior. Tendo isso em vista, saiba que alguns apps podem ser “esticados” para ocupar toda a tela ou permanecerem com bordas laterais, para respeitar o formato original.

O clássico arrastar e soltar dos computadores também funciona no celular entre os aplicativos. É bem fácil pegar informações de uma tabela de Excel, por exemplo, e copiar em outro documento. Ou então arrastar uma imagem da galeria direto para o email. Essa função casa muito bem com o modo multi-janela ativo, no qual você consegue ver duas janelas do mesmo app, caso queira visualizar duas páginas de internet ou trabalhar com dois documentos ao mesmo tempo, por exemplo. Ainda dentro dessa esfera, o modo de continuidade do anterior também foi melhorado: ao abrir um aplicativo na tela exterior e depois mudar para a principal, o aplicativo funcionará da mesma forma.

Galaxy Z Fold2 traz exclusividade no melhor smartphone dobrável do mercado
Com a tela de 7,6 polegadas, você trabalhará com documentos e planilhas com a maior facilidade. Em até 3 janelas por vez.

Ao falarmos sobre a bateria, o Galaxy Z Fold2 vem com uma de 4500mAh, que possui suporte a carregamento rápido (com ou sem fio) de até 25W. Um usuário normal vai ver que dá e sobra para mais de um dia de uso, mesmo com as grandes telas, desde que esse uso não seja contínuo.

Por último, o Z Fold2 é compatível com 5G trazendo experiências novas em termos de desempenho e conexão de dados.

Câmeras

É um prazer registrar fotos e visualizá-las na tela grande do Fold2
É um prazer registrar fotos e visualizá-las na tela grande do Fold2

O Z Fold2 traz um conjunto principal com três câmeras na parte de trás: uma ultra-wide de 12MP, uma wide ou grande angular de 12MP com autofoco e estabilização de imagem, e uma telefoto também de 12MP. Já a câmera frontal interna e a câmera frontal externa, ambas posicionadas nos displays, possuem resolução de 10MP. Todas as 5 são ótimas e gostamos bastante. Uma função legal é usar as câmeras principais traseiras para tirar uma selfie de ótima qualidade, usando a tela externa com o smartphone aberto para garantir que você fará a foto do jeito certo.

Fica fácil tirar boas selfies usando as câmeras pricipais e a tela externa do Fold2
Fica fácil tirar boas selfies usando as câmeras pricipais e a tela externa do Fold2

O FLEX Mode também faz toda a diferença aos fotógrafos de plantão, permitindo que você dobre o smartphone e use uma das áreas como base. Dessa maneira, o usuário pode posicioná-lo em uma mesa e tirar fotos de si mesmo ou então gravar vídeos, à distância, sem muita dificuldade.

Quanto ao processo de gravação de vídeos, a resolução máxima é 4K a 60 quadros por segundo. Já durante a gravação das imagens, a câmera do Z Fold2 possui uma ferramenta de auto-enquadramento, que usa inteligência artificial para mover a imagem e acompanhar a pessoa que aparece numa gravação. É bem interessante para quem quer gravar e aparecer em algumas cenas, mas não tem outra pessoa por perto para ajudar.

Impressões em vídeo

Para conhecer melhor o Galaxy Z Fold2, não deixe de conferir abaixo o vídeo no canal do Showmetech, mostrando toda a beleza e a tecnologia do novo smartphone dobrável da Samsung:

Especificações técnicas

MarcaSamsung
ModeloGalaxy Z Fold2
TelaExterna de 6.2 polegadas e interna de 7.6 polegadas
Processador1x 3.1 GHz Kryo 585 Prime + 3x 2.42 GHz Kryo 585 + 4x 1.8 GHz Kryo 585
GPUAdreno 650
ChipSnapdragon 865 Plus Qualcomm SM8250
Câmeras traseirasCâmera principal: 12 MP e abertura de f/1.8
Câmera ultra wide: 12MP e abertura de f/2.2
Câmera telefoto: 12MP e abertura de f/2.2
Estabilização, autofoco, zoom ótico
Câmera frontal10MP e abertura de f/2.2
Armazenamento interno256GB, não expansível
Memória RAM12GB
Bateria4500mAh
Carregamento rápido de 25W com ou sem fio
Sistema operacionalAndroid 10
Entrada para fone de ouvidoSim
CoresPreto e Bronze (Mystic Black e Mystic Bronze)
Peso279 gramas
Dimensões159.2 x 128.2 x 16.8 mm
Preço (sugerido)R$13.999,00.
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter