REVIEW: Galaxy Note 20 Ultra une elegância e excelência em câmeras

Galaxy Note 20 Ultra virado para cima, colocado em cima de uma caixa branca da Samsung que por sua vez está sobre uma mesa preta
O Galaxy Note 20 Ultra chegou ao Brasil com preço sugerido de R$7.999, apresentando melhorias em aspectos da sua versão básica, como a câmera principal e tamanho da tela
Anúncio
REVIEW: Galaxy Note 20 Ultra une elegância e excelência em câmeras

A Samsung anunciou, no início de setembro, a chegada ao Brasil de alguns dos seus últimos lançamentos, dentre eles o Galaxy Note 20 e o Galaxy Note 20 Ultra, os smartphones mais recentes da companhia e os carros-chefe da linha Note. 

O Showmetech recebeu um exemplar do Galaxy Note 20 Ultra, modelo que apresenta melhorias nas câmeras, aprimoramento da S Pen e uma tela maior que a do modelo básico. Você pode conferir logo abaixo as nossas impressões acerca desse celular topo de linha, cujo preço sugerido pela Samsung é de R$7.999,00.

Design e desempenho

Galaxy Note 20 Ultra da cor bronze místico virado de costas em cima de uma mesa de madeira preta, com as três câmeras acopladas na parte superior esquerda
A cor bronze é, até o momento, a mais procurada pelos consumidores, dada sua leveza e beleza sutil

Lembrando o design do antecessor Note 10 Plus, o Galaxy Note 20 Ultra tem uma tela um pouco mais curvada nas laterais, característica da linha Galaxy, mas sem abandonar o estilo retangular, que é o predominante. O vidro do smartphone é o recém lançado Gorilla Glass Victus, bastante resistente e que, segundo a fabricante, aguenta quedas de até dois metros. No entanto, não testamos essa funcionalidade por razões óbvias. São três as cores disponíveis: Preto Mystic, Bronze Mystic e Branco Mystic.

Além disso, os botões de travar a tela e de volume voltaram para o lado direito do celular, depois de serem mudados para o lado esquerdo no Note 10. Esse é um retorno bem vindo, dado que muitos usuários reclamaram da mudança súbita no modelo anterior. Seguindo a mesma linha, o compartimento onde a S Pen fica guardada também trocou de lugar, indo para o lado esquerdo.

Galaxy Note 20 Ultra sendo segurado por um homem branco, com ênfase no módulo grande das câmeras que parece uma lombada
O ressalto do módulo das câmeras pode atrapalhar alguns usuários sem capinha

O maior incômodo acerca do design é o módulo das câmeras. Por precisar abrigar três câmeras, um sensor a laser e um dispositivo de flash, o módulo se transforma numa lombada bastante perceptível na parte traseira do celular e que acaba atrapalhando, principalmente na hora de escrever com a S Pen. Esse problema pode ser facilmente resolvido com uma capinha, mas é importante salientar que ele está lá.

A bateria do Galaxy Note 20 Ultra é um pouco mais potente que a do modelo básico: este vinha com 4300 mAh, enquanto que a versão Ultra possui 4500 mAh. Considerando os aprimoramentos de muitas funções, era de se esperar que a bateria viesse com, pelo menos, 5000 mAh. Não que ela seja ruim, mas dificilmente o aparelho consegue passar o dia todo longe da tomada. O carregador de 25W confere mais energia ao dispositivo em poucos minutos, o que o torna bem versátil. Além disso, é possível recarregá-lo usando carregamento sem fio, onde a potência passa a ser de 15W.

O processador de oito núcleos do Galaxy Note 20 Ultra é o Exynos 990. Um dado curioso é que os Estados Unidos receberam o celular com um processador mais avançado, o Snapdragon 865 Plus, enquanto que os outros mercados do mundo receberam com o Exynos 990. Ainda que a performance para este review do Galaxy Note 20 Ultra tenha sido ótima, faz-se necessário comentar sobre o quão quente o aparelho pode ficar. Porque ele esquenta. E esquenta bastante, mesmo com um sistema de resfriamento interno.

Tela

REVIEW: Galaxy Note 20 Ultra une elegância e excelência em câmeras
Pode não parecer num primeiro momento, mas a diferença de tamanho é considerável

A mudança mais óbvia e facilmente perceptível quando em comparação ao Galaxy Note 20 é o tamanho da tela, que nesse modelo é de 6,7 polegadas. Com 6,9 polegadas, o Galaxy Note 20 Ultra é um verdadeiro titã dos painéis. Algumas pessoas até podem achar esse tamanho incômodo, mas ele é perfeito para o que o smartphone propõe, ainda mais com a S Pen em jogo. Escrever usando ela é simplesmente incrível, muito em parte por causa do demasiado espaço.

O display é de resolução de 1440p (também chamado de Quad HD) e taxa de atualização variável — função que não está presente no modelo mais simples. Isso significa que você pode escolher até 120 hertz para determinadas ações e 60 hertz para outras. Isso permite uma fluidez bem interessante, principalmente no tocante a jogos, e ajuda a conservar bateria.

Na mesma onda, a qualidade das imagens é magnífica e estável — foi possível ver tudo o que estava na tela e com qualidade independente da luz ambiente, fosse ela um raio luminoso vindo diretamente do sol ou uma luz artificial de origem duvidosa. Dado o tamanho da tela, é impressionante que a imagem consiga se manter nessa qualidade.

S Pen

Galaxy Note 20 Ultra focando no compartimento na parte esquerda (direita na foto pois o celular está virado) onde fica guardada a S Pen.
Posicionada dessa vez ao lado esquerdo do Galaxy Note 20 Ultra, os canhotos finalmente terão uma vitória no mundo tecnológico

A S Pen é a caneta tradicional da linha Note. Ela já estava rápida no modelo básico, com 42 milissegundos de tempo de resposta, mas ficou ainda melhor no Galaxy Note 20 Ultra, com míseros 9 milissegundos de tempo de resposta. Isso faz com que a escrita seja praticamente síncrona com o movimento da caneta, proporcionando muita facilidade na hora de tomar anotações.

Dentre as funções dela, podemos destacar a sua compatibilidade ao aplicativo Samsung Notes, o bloco de notas nativo do smartphone. Há uma ferramenta muito interessante que permite ao usuário escrever mesmo quando a tela está em modo de descanso — o texto ficará salvo do mesmo jeito. Além disso, o programa reconhece a caligrafia do usuário, por mais bizarra que seja, e pode transformar o manuscrito em texto digital, em vários formatos.

Visão horizontal do Galaxy Note 20 Ultra e da S Pen em cima
O ideal é tentar usar a S Pen em várias tarefas para se acostumar melhor à presença dela, que pode ser facilmente esquecida por usuários menos familiarizados

Já para aqueles que costumam escrever um pouco torto, a caneta tem uma função de endireitar o texto bem interessante. É possível, ainda, mesclar texto e imagem e texto e áudio, escrevendo ao mesmo tempo em que o celular captura uma palestra, por exemplo.

Não obstante, a S Pen possui um botão lateral cujos comandos podem ser personalizados pelo usuário. É possível tirar fotos, navegar pela galeria de mídia, mudar músicas na playlist e praticamente fazer o que der na telha. Ainda nesse sentido, o usuário pode usar air actions (movimentos aéreos, em tradução livre) para acessar o celular. Por exemplo, o desenho de um V ao contrário faz com que o Galaxy Note 20 Ultra volte para a tela inicial. Parece algo interessante à primeira vista, mas caso você não esteja acostumado à caneta, não é muito útil.

Câmeras

As três câmeras, o sensor a laser e o módulo de flash que compõem o módulo das câmeras do Galaxy Note 20 Ultra
Juntas, essas câmeras conseguem capturar quase profissionalmente fotos e vídeos

O Galaxy Note 20 Ultra teve algumas melhorias no que diz respeito às câmeras. Ele continua com a lente frontal de 10 megapixels e as três lentes traseiras, mas a lente principal agora é de 108 megapixels. Além disso, há a ultra grande angular, de 12 megapixels e outra de telefoto, também com 12 megapixels e aproximação óptica de até 5 vezes, garantindo fotos de boa qualidade independente do estilo.

Um ponto crítico nas câmeras da Samsung é a suavização excessiva dos rostos das pessoas, e o Note 20 Ultra não apresentou correção nesse aspecto. Mesmo quando o “filtro de rosto” encontra-se desativado, o software da câmera altera a nitidez, deixando as feições das pessoas com um aspecto menos natural. O “Foco Dinâmico”, nome do Modo Retrato em smartphones Samsung, também erra mais ao tentar desfocar o fundo da imagem. Fica próximo dos concorrentes iPhone 11 Pro da Apple e Pixel 4 XL do Google, mas eles ainda ganham nesse ponto.

A lente da ultra grande angular é ideal para tirar fotos de grupos grandes ou de espaços mais amplos, mas necessita de uma iluminação natural boa para que o resultado seja o melhor possível. Já a câmera destinada ao estilo de telefoto com zoom óptico de 5 vezes, pode alcançar uma aproximação total de 50 vezes ao combiná-lo ao zoom digital, ideal para fotos a longa distância.

Diferentemente do Note 20, o Galaxy Note 20 Ultra também vem equipado com um sensor de foco a laser, que consegue estabilizar o foco mesmo no meio das gravações de vídeo. Essa ferramenta, aliada ao modo profissional, que permite alterar configurações como áudio, exposição e iluminação local, e contribui muito para maximizar a potência dos vídeos da câmera, que podem ser gravados em 8K com 24 frames por segundo, a maior resolução disponível em um smartphone vendido no Brasil.

Software

Função de passar a segunda tela para uma smart tv ou aparelho windows
Apesar da independência entre os aparelhos, é o smartphone quem controla o Samsung DeX. O ideal é que a TV seja da Samsung e seja de 2019 ou mais recente.

Já mencionamos, mesmo que brevemente, algumas das ferramentas disponíveis no Samsung Notes. Elas não foram as únicas a ser implementadas no software do novo dispositivo, que foi beneficiado diretamente pela parceria entre a Samsung e a Microsoft.

Usando o Samsung DeX, o usuário conseguirá acessar até cinco aplicativos do celular usando a tela de um dispositivo que tenha o Windows — o Galaxy Note 20 Ultra reconhecerá o computador como uma segunda tela, mas que é independente do smartphone e pode, por exemplo, rodar o Instagram enquanto você assiste um vídeo no celular. Essa função é de fácil reconhecimento e só requer que os dois dispositivos estejam conectados à mesma rede de Wi-Fi e que seja a mesma conta da Microsoft em ambos aparelhos.

Além disso, os entusiastas de jogos digitais podem conectar um controle de Xbox para melhor aproveitar os jogos da sua biblioteca usando o celular, via streaming do xCloud. Esse serviço vai ser lançado ainda nesse mês de setembro, então é importante ficar de olho.

Outro anúncio muito bem vindo por parte da Samsung é o de que usuários dos últimos celulares lançados terão acesso a futuras atualizações do sistema operacional durante três anos. Ou seja, quem possui um Galaxy Note 20 Ultra conseguirá acessar o Android 11, 12 e 13.

Conclusão

O Galaxy Note 20 Ultra manteve o design refinado da geração anterior e melhorou certos pontos de desempenho, sem deixar de lado atualizações importantes de hardware e software. Ainda que a tela de quase 7 polegadas possa ser incômoda para alguns usuários, ela serve ao propósito e acomoda as funcionalidades do smartphone com competência.

A S Pen foi aprimorada, ficando muito convidativa aos olhos de quem já conhecia a linha e usava os dispositivos para anotações. As quatro câmeras também receberam tratamento especial, dando mais opções e garantindo a qualidade ótima das capturas, seja de foto ou vídeo. Tudo isso faz com que o Galaxy Note 20 Ultra seja um dos melhores celulares disponíveis no mercado, e também justifica ser o smartphone Android mais caro do Brasil. Ao optar pela sua compra, a relação custo-benefício fica em segundo plano, dando espaço a uma das melhores especificações que um smartphone Android pode oferecer.

O Galaxy Note 20 Ultra tem preço sugerido de R$ 7.999, e pode ser encontrado nas Americanas por R$ 7.199 para pagamento à vista.

Conta pra gente o que você achou do celular, lá nos comentários! Se você se interessou e quer ver outros lançamentos da Samsung, como o Galaxy S20 FE, não deixe de ficar ligado no Showmetech.

Ah, se você quiser, temos aqui um guia com 50 dicas e truques do Galaxy Note 20

Especificações técnicas – Galaxy Note 20 Ultra

MarcaSamsung
ModeloGalaxy Note 20 Ultra
Tela6.9 polegadas WQHD+ com taxa de atualização variável de até 120 Hz
ProcessadorSamsung Exynos 990 Octa-core
GPUMali-G77 MP11
DualSimSim
Câmeras traseirasCâmera principal: 108MP e abertura de f/1.8
Câmera ultra wide: 12MP e abertura de f/2.2
Câmera telefoto: 12MP e abertura de f/3.0
Sensor a laser
Câmera frontal10MP e abertura de f/2.2
Armazenamento interno128GB até 512GB, expansível até 2TB via microSD
Memória RAM12GB
Bateria4500mAh
Carregamento 25W com fio, 15W wireless
Sistema operacionalAndroid 10
Entrada para fone de ouvidoSim
CoresPreto Místico, Branco Místico e Bronze Místico
Peso208 gramas
Dimensões77.2 x 164.8 x 8.1 mm
Preço (sugerido)R$7.999,00

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter