Como fazer uma live? Aprenda a fazer transmissões ao vivo no Instagram, Facebook e YouTube

Como fazer uma live no Instagram, Facebook e YouTube
Veja todo o passo a passo de como fazer uma live no Instagram, Facebook e Youtube através dos aplicativos e no navegador

Com o isolamento social devido ao novo coronavírus (COVID-19), começaram a pipocar várias lives (ou transmissões ao vivo) nas redes sociais. Para você que está planejando produzir conteúdos ao vivo na internet, o Showmetech criou um guia rápido com o passo a passo de como fazer uma live no Instagram, Facebook e no YouTube.

As lives podem ser produzidas através dos próprios aplicativos das empresas, sem nenhum recurso externo para produzir os seus conteúdos. No Facebook e no Youtube, você poderá ainda fazer transmissões ao vivo no desktop ou no notebook via webcam, ou com outras câmeras externas. Confira a seguir como fazer. 

Instagram

As transmissões ao vivo no Instagram são hoje um dos principais recursos da plataforma. Com o isolamento social devido à pandemia, a funcionalidade ganhou ainda mais popularidade. Uma opção interessante é a possibilidade de fazer lives com duas pessoas ao mesmo tempo (você + um) e assim o engajamento pode ser ainda maior, uma vez que as duas contas passam a notificar os seguidores de que você está ao vivo. Veja abaixo como fazer uma live na rede social: 

Passo 1: Abra o aplicativo do Instagram no aparelho que você usará para fazer a transmissão ao vivo. Na tela inicial, deslize o display para a direita (ou clique no ícone de câmera no topo esquerdo da tela); 

Passo 2: No rodapé, você encontrará recursos variados, como Cenas, Boomerang, Layout, Mãos Livres, dentre outros. Deslizando para a direita, há a última opção, que é a de transmissão ao vivo. Então, clique no botão redondo para iniciar a sua live; 

Passo 3: Antes de começar, o Instagram fará uma breve checagem da sua conexão com a internet; 

Live Instagram com outro amigo
Veja como fazer uma live no Instagram e convidar um amigo para parcipar na mesma transmissão

Passo 4: Quando estiver no ar, você poderá contar com alguns recursos especiais. Por exemplo: para fazer uma transmissão ao vivo com mais uma pessoa, clique no ícone com dois rostos e selecione uma pessoa que está assistindo você. Além disso, você poderá receber e responder comentários, enviar uma notificação sobre a transmissão para os seus seguidores e acompanhar em tempo real quantas contas estão te assistindo;   

Passo 5: Ao finalizar a sua live no Instagram (clicando em “Encerrar”), você conseguirá verificar quantas pessoas acompanharam a sua transmissão ao vivo, fazer download da live para o seu rolo de câmera e até deixar ela disponível no Instagram Stories por 24h. Assim, quem não conseguiu ver antes, poderá assistir mais tarde. 

Pronto, acima está o passo a passo de como fazer uma live no Instagram. É importante destacar que a rede social limita o tempo que você ficará ao vivo: cerca de uma hora. Caso queira ficar mais tempo, após encerrar a sua primeira transmissão, basta começar outra. 

Facebook

As transmissões ao vivo também são muito utilizadas no Facebook. Você pode entrar ao vivo para conversar com os seus amigos e até criar algumas interações especiais que a própria rede social disponibiliza (similar ao Instagram). Veja abaixo os direcionamentos de como fazer uma live no Facebook.

Passo 1: Abra o aplicativo do Facebook no dispositivo que será usado para a live e no box de atualização de status “No que você está pensando?”, selecione a opção “Ao vivo”;

Passo 2: Antes de iniciar, é viável fazer algumas configurações sobre quem deve assistir o seu conteúdo. Por exemplo: clicando no menu Publicar, você conseguirá selecionar o seu público e definir quem poderá visualizar sua live: todas as pessoas do Facebook, todos os seus amigos na rede social, todos os amigos exceto alguns (configurável para tirar algumas pessoas), somente você, amigos próximos (com a criação de lista personalizada), ou conhecidos (também com a criação de lista personalizada); 

Passo 3: Após selecionar uma das opções acima, basta adicionar uma descrição e clicar no botão “Iniciar vídeo ao vivo”.

Live no Facebook pelo desktop e notebook

Para fazer uma live através de um notebook ou desktop, basta seguir o passo a passo abaixo:

Passo 1: Acesse o seu perfil no Facebook através do navegador. Após fazer login, próximo do box de postagem (em “No que você está pensando”), clique nos três pontinhos ao lado de “sentimento”.

Caminho de como fazer uma live no Facebook através do desktop ou notebook

Passo 2: Feito isso, basta selecionar o menu “Vídeo ao vivo”.

Caminho de como fazer uma live no Facebook através do desktop ou notebook

Passo 3: Você será direcionado para a página Live Producer, onde será possível fazer todas as configurações necessárias antes de iniciar a sua transmissão ao vivo, como: definir a fonte de captação, programar um vídeo ao vivo, criar enquetes e perguntas, e até compartilhar a tela. 

Caminho de como fazer uma live no Facebook através do desktop ou notebook
Caminho de como fazer uma live no Facebook através do desktop ou notebook

YouTube

O YouTube é uma excelente plataforma para fazer transmissões ao vivo, especialmente por ser uma rede 100% de vídeo. Além do mais, você também poderá criar lives mais profissionais, com várias câmeras e outros recursos especiais. Abaixo, veja o passo a passo de como produzir uma live no YouTube e como encontrar ferramentas para deixá-la mais interessante para quem for assistir. 

Passo 1: Antes, é preciso dizer que as transmissões ao vivo no YouTube são permitidas apenas para contas com mais de 1.000 inscritos. A plataforma de vídeos permite a produção de lives em diversos aparelhos (celular, tablet e notebook/desktop). Para fazer no seu smartphone ou tablet, acesse o aplicativo do YouTube no dispositivo que será utilizado para a live; 

Passo 2: No topo do aplicativo, clique no ícone de câmera. Logo em seguida, surgirá uma caixa com três opções: criar um vídeo, produzir um vídeo ao vivo, ou criar uma postagem; 

Passo 3: Após clicar em “ao vivo”, você será direcionado para uma tela onde irá preencher algumas informações sobre a sua live: informar um título (obrigatório), selecionar se será um conteúdo público, adicionar o local da live e responder se o conteúdo é destinado para crianças. Com tudo isso ok, é só clicar em “avançar”; 

Passo 4: Adicione uma miniatura (thumb) para a live e clique em “Transmitir ao vivo”;

Passo 5: Selecione o formato de transmissão (modo paisagem ou modo retrato). Pronto, você estará no ar. Para encerrar, clique no “X” e depois “OK”. 

Live no YouTube pelo computador 

Tela do YouTube Studio para fazer lives no YouTube
Tela do YouTube Studio com todas as informações de como fazer uma live no YouTube

Passo 1: Acesse o YouTube no navegador e faça login com a sua conta; 

Passo 2: No canto superior direito, clique no ícone de câmera e clique em “transmitir ao vivo”;

Passo 3: Feito isso, você será direcionado para a página do YouTube Studio, onde poderá fazer as mesmas configurações (assim como no aplicativo) antes de dar início a sua transmissão ao vivo.

No YouTube, as lives podem ficar ainda mais profissionais através de alguns programas que aprimoram esse recurso. São eles: OBS Studio, Wirecast, Ciclano e Be.Live.

Live no Facebook
É muito importante tomar alguns cuidados antes de produzir uma live nas redes sociais

Seja no Instagram (um pouco mais descontraído) ou nas outras redes sociais, é muito importante planejar o que você pretende transmitir aos seus seguidores. Por isso, não deixe de criar um roteiro com os direcionamentos da sua live. É primordial escolher um local bem iluminado e sem ruído externo.

Produzir uma live e não ter quase ninguém assistindo pode ser frustrante para algumas pessoas. Em vista disso, divulgue com antecedência nas suas redes sociais, peça para que as pessoas enviem perguntas e sugestões. Seja criativo(a) e use as ferramentas que são disponibilizadas pelas próprias redes sociais que estimulam o engajamento com o seu público. 

Possui dicas valiosas de como fazer uma live no Facebook, Instagram e Youtube? Então compartilhe conosco aqui nos comentários.

Fontes: Neilpatel; Klickpages; Sambatech.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter