Como funciona o algoritmo do Instagram

Como funciona o algoritmo do instagram
Em postagem no blog oficial, o funcionamento do algoritmo do Instagram foi explicado, tanto para o Feed e Stories quanto para Explorar e Reels

O executivo-chefe do Instagram, Adam Mosseri, comentou um pouco sobre como a rede social decide o que ela mostra para os usuários. A explicação é uma possível resposta as várias críticas de favorecimento ou desfavorecimento de postagens que o Instagram vem recebendo nos últimos tempos.

Como o algoritmo do Instagram decide o que mostrar para você

Algoritmo do instagram
O feed do Instagram com posts sugeridos.

Segundo Mosseri, o funcionamento do Instagram não é simples. A rede usa milhares de sinais para determinar o que você vê em seu feed, não sendo somente um algoritmo único que decide o que será mostrado ou não. Ainda de acordo com Mosseri, o Instagram usa uma série de algoritmos, sinais e interações para decidir o que mostrar para cada usuário. Para melhor entendimento, ele separou os mais importantes e explicou brevemente o que cada um significa:

  • Informações sobre o post: A partir da quantidade de curtidas, quando o conteúdo foi postado, quão longo ele é caso seja um vídeo e a localização, o Instagram já começa a ver como distribuir o conteúdo;
  • Informação da pessoa que fez a postagem: A partir de quantas vezes os usuários interagiram com quem postou o conteúdo, o Instagram pode decidir se o conteúdo é relevante para você ou não;
  • Atividade do usuário: A partir das curtidas gerais do usuário, o Instagram usa como sinal se a pessoa vai gostar daquele conteúdo ou não;
  • Histórico de interação: Vendo quantas vezes o usuário interagiu com o autor da postagem, curtindo ou comentando, o Instagram pode decidir se mostra ou não o conteúdo.

Essa ordem citada acima é específica para o Feed e para os Stories, onde conteúdos mais focados em pessoas próximas do usuário são mostradas. No caso do Explorar, onde o conteúdo mostrado é de contas que o usuário não segue, a ordem de relevância dos sinais fica:

  • Informações sobre o post;
  • Histórico de interação;
  • Atividade do usuário; e
  • Informações da pessoa que fez a postagem“.

Já no Reels, onde o foco é entreter o usuário, mostrando conteúdo principalmente de contas que o usuário não segue, e onde pesquisas para saber se um Reel foi realmente divertido acontecem, a ordem é:

  • Sua Atividade;
  • Histórico de interação;
  • Informações sobre o Reels;
  • Informações da pessoa que fez a postagem.

Depois desses 4 pontos serem computados, a rede social tenta prever se o usuário irá curtir ou comentar naquela postagem. Se achar que sim, ele irá mostrar o conteúdo.

Desmitificando o “shadowban”

Como funciona o algoritmo do instagram. Em postagem no blog oficial, o funcionamento do algoritmo do instagram foi explicado, tanto para o feed e stories quanto para explorar e reels

Existem críticas ao algoritmo do Instagram sobre um “shadowban”, ou seja, que usuários fazem postagens mas elas não são exibidas para ninguém sem uma regra bem definida. Mosseri explica que a rede social está trabalhando para ser mais transparente com eventuais mudanças e alterações em post dos usuários. Além disso, o executivo destaca que alguns usuários encaram receber menos curtidas como uma espécie de punição, mas ele comenta que o Instagram não pode garantir que toda postagem terá o mesmo engajamento de postagens anteriores.

Como melhorar o que o Instagram mostra para você

Por fim, o Instagram também falou como melhorar o que a rede social mostra para o usuário, a partir de 3 passos:

  • Escolha seus melhores amigos. Essa função permite que stories específicos sejam exibidos somente para pessoas próximas de você, e que você tenha escolhido — mas ela também é considerada na hora de mostrar as publicações.
  • Silencie contas. Se você não quer dar unfollow numa pessoa, é recomendado que apenas a silencie, que então você não irá ver mais o conteúdo dela em seu feed.
  • Marque post recomendados como “não tenho interesse”. Sempre que você ver um post recomendado que não te interessa, você pode marcá-lo como algo que você não não tem interesse, fazendo com que o Instagram tente não mostrar posts semelhantes no futuro.

Fonte: Instagram

Para mais noticias relacionado ao Instagram, como a campanha do Signal que foi banida, fique de olho no Showmetech.

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