Como funciona o AirTag, o rastreador da Apple

Conheça e saiba como funciona o AirTag, o simpático e discreto rastreador da Apple para você nunca mais perder seus objetos

Nos últimos dias a Apple realizou uma série de grandes anúncios e, dentre eles, o singelo AirTag. Mas na verdade, o que é e como funciona o AirTag? O Showmetech preparou uma matéria especial para te explicar as funcionalidades desse acessório super interessante.

O que é o AirTag?

Como funciona o airtag?
Como funciona o AirTag, o rastreador da Apple

Durante o lançamento do iOS 13 em 2019 muitos sites especializados destrincharam o sistema operacional da Apple e encontraram vestígios de que a empresa pudesse estar trabalhando em um pequeno dispositivo que funcionava a partir de sinais de Bluetooth para se comunicar com algum aparelho da marca.

O tempo passou e durante o seu último evento a companhia finalmente revelou o AirTag, um pequeno acessório de formato circular com construção em aço inoxidável e tamanho similar ao de uma moedinha. O ideia era criar um apetrecho bem compacto e discreto, mas sem abrir mão de um design mais premium. O modelo possui até mesmo resistência a água e um pequeno alto-falante, prezando a versatilidade do seu uso.

O AirTag tem como principal função a de ser um rastreador, que o usuário pode acoplar esse pequeno dispositivo em inúmeros objetos, como uma mochila, por exemplo. O cerne desse produto é justamente ser uma maneira dos usuários poderem saber a localização de seus bens de valor a partir da conexão entre o AirTag e algum outro dispositivo da Apple através do aplicativo Find My.

O AirTag é até bem similar ao concorrente Galaxy SmartTag+, da Samsung, que utiliza conceitos parecidos, mas que diferem no visual e na integração com aplicativos. O AirTag funciona com o Find My e o SmartTag+ com o SmartThings Find.

No entanto, a Maçã dá algumas advertências sobre o uso desse simpático gadget. A principal e, que muitas pessoas podem estar confundindo, é quanto ao seu uso para rastrear crianças e animais de estimação. Embora a ideia possa parecer válida na mente de alguns, a vice-presidente de marketing mundial de produtos da Apple, Kaiann Drance, recomenda que para crianças a proposta mais interessante seja utilizar um Apple Watch com Configuração Familiar. Já para os bichinhos a ideia é que o dono se certifique de que o animal esteja dentro da área de alcance do aparelho.

Fora isso, sinta-se livre para prender o seu AirTag nos objetos que mais preza ou que sabe que não pode perder de forma alguma, como seu chaveiro e até mesmo a sua carteira.

E claro, se você pode estar preocupado com questões de segurança e privacidade a respeito do gadget, se acalme. Ron Huang, Diretor Sênior de Engenharia de Detecção e Conectividade da Apple, alerta que os AirTags foram desenvolvidos com redes criptografadas e a Apple não tem acesso à localização desses dispositivos. Os sinais de rede são alternados e enviados de forma aleatória durante o dia para que ninguém possa burlar ou ter acesso ao seus dados. Ninguém irá te rastrear!

Nos Estados Unidos será oferecida um opção de customização para os AirTags. Basta que o comprador entre em contato com a Apple na hora da compra e peça para que a empresa grave algum símbolo, emoji ou até 4 caracteres na parte frontal do acessório. Infelizmente não há informação se esse sistema de personalização chegará ao Brasil.

Como funciona o airtag?
Como funciona o AirTag, o rastreador da Apple

Como funciona o AirTag ?

Agora que você já sabe o que é e para que serve, está na hora de entender como funciona o AirTag. O produto se comunicará com algum dispositivo da Apple, seja um iPhone ou iPad, mas atenção: esse link entre aparelhos necessita que o seu celular ou iPad possua iPaOS 14.5 ou iOS 14.5 ou sistemas operacionais posteriores. Fique ligado!

O pareamento é muito simples, apenas aproximar o AirTag do seu smartphone e uma mensagem aparecerá, solicitando a confirmação de conexão. O gerenciamento de tudo é feito pelo aplicativo Find My, ou Buscar na versão em português. E é aqui que a magia acontece: o usuário irá procurar a aba de Itens no software caso queira encontrar algum objeto perdido e caso este mesmo objeto esteja dentro de uma área de alcance mais próxima um som será emitido, possibilitando que ele seja encontrado. Podemos até mesmo pedir para a Siri encontrar algo perdido através de comandos de voz.

Como funciona o airtag?
A configuração do AirTag é simples

Há também a opção de configurar determinados locais que podem ser “esquecidos” pelo AirtTag. Por exemplo, podemos definir a sua casa ou um apartamento como um lugar seguro e dessa forma nenhum alerta de objeto perdido será emitido. A grande lógica é a seguinte: se o dispositivo que estiver pareado ao AirTag se distanciar do acessório, fica subentendido para o sistema que o usuário está esquecendo aquele objeto e indo embora.

Todavia, se esse “brinquedinho” da Apple já está legal assim imagine o que ele é capaz de fazer fora do conforto da sua casa. Pois bem, o AirTag não utiliza uma rede GPS, mas sim Bluetooth, como já explicamos. O segredo é que esse acessório é localizado através do próprio aplicativo Find My. Com esse software a Apple conseguiu criar uma espécie de ecossistema de aparelhos que compartilham da mesma tecnologia.

Como funciona o airtag?
Como funciona o AirTag, o rastreador da Apple

Modo Perdido

O crème de la crème do AirTag funciona nas ruas. Façamos uma breve suposição: você está com um dia corrido e vai ao mercado fazer algumas compras, paga pelos produtos e na hora de colocar a sua carteira no bolso (que está com um AirTag acoplado) deixa cair no chão e segue seu caminho sem perceber o ocorrido. A situação é extremamente normal, e você só perceberia isso em outro momento ou até mesmo chegando em casa. E agora, quem poderá te defender? O Modo Perdido.

O Modo Perdido é uma função interessante. A opção funciona da seguinte forma: ao se dar conta que a sua carteira foi esquecida você ativa o Modo Perdido. O AirTag acoplado ao objeto irá emitir sinais Bluetooth para todos os dispositivos próximos, rodando iOS 13 ou iPadOS13 e versões mais recentes. Esses mesmos dispositivos possuem — ou deveriam possuir — o GPS ativado. Dessa forma esses dados de geolocalização serão enviados para o seu aplicativo Find My com os detalhes para recuperar a sua carteira.

Como funciona o airtag?

Agora, imaginemos a situação inversa: você está saindo do supermercado e encontra uma carteira no chão com um AirTag conectado. Caso o seu celular possua a tecnologia NFC — nesse caso, pode ser qualquer celular, seja iPhone ou Android — basta aproximar no acessório e lhe será enviada uma notificação com os dados de contato da pessoa que perdeu a carteira, caso a mesma tenha fornecido essas informações durante a configuração do gadget. Desta forma você pode contatar alguém que tenha perdido um item fora de casa de maneira rápida e eficiente.

Porém, em alguns casos isso pode não funcionar como o desejado. Se você perdesse um objeto com o AirTag em um local isolado, sem outras pessoas, esse modo de recuperação já não é mais eficiente. Porém, há uma outra maneira de encontrar seu tão precioso AirTag.

Busca Precisa

A tecnologia Ultra Wideband foi introduzida no iPhone 11 e está presente no iPhone 12 e também no AirTag graças ao chip U1. Essa tecnologia utiliza uma comunicação de baixo consumo de energia e funciona a partir de ondas de rádio de curto alcance para facilitar a comunicação entre aparelhos wireless. Com isso podemos ativar a Busca Precisa, que como o próprio nome sugere garante mais precisão na hora de buscar o nosso item perdido.

Ao ativar a função uma janela será mostrada no seu smartphone, muito parecida com uma “bússola”. Há setas que indicam a direção do AirTag e ainda quantos metros faltam para chegar até ele. Quando estiver próximo é interessante ligar o alto-falante do acessório, que emitirá um bipe para ser encontrar mais facilmente.

Como funciona o airtag?

Como acoplar o AirTag?

Até aqui você já deve ter sacado como funciona o AirTag, mas se observarmos a parte traseira do dispositivo perceberemos que ele é totalmente liso, sem encaixes, cola, nem nada do tipo. Então, como é feito o encaixe? Simples: através de mais acessórios.

É um pouco difícil de definir um nome para esses acessórios, mas a sua função é acoplar o AirTag e simultaneamente se prender a um objeto, como um molho de chaves. Basta prende-lo com as suas chaves, ou na sua mochila. Observe as imagens a seguir:

  • Como funciona o airtag, o rastreador da apple. Conheça e saiba como funciona o airtag, o simpático e discreto rastreador da apple para você nunca mais perder seus objetos
  • Como funciona o airtag, o rastreador da apple. Conheça e saiba como funciona o airtag, o simpático e discreto rastreador da apple para você nunca mais perder seus objetos

As marcas Hermès e Belkin também criaram suas próprias versões desses acessórios, e que custam muito mais. Confira:

Como funciona o airtag?

Bateria

A Apple garante que o AirTag não terá problemas com a duração de bateria e a sua troca só deverá ser realizada em pouco mais de um ano de uso. O formato é o CR2032, padrão de relógios de pulso. Para trocar a alimentação basta girar a parte inferior do acessório e trocar a bateria.

Funciona no Android?

A resposta curta é que não. O AirTag só pode ser utilizado por usuários de aparelhos da Apple. No entanto, como já explicamos em tópicos anteriores, é possível que alguém com algum celular de sistema Android e tecnologia NFC possa te ajudar a encontrar o seu AirTag perdido. Fora isso o acessório da Samsung, Galaxy SmartTag+, pode ser uma alternativa mais interessante.

Preço e disponibilidade

Agora que você já sabe tudo sobre o AirTag fica a grande questão: quanto custa e quando lança? Nos Estados Unidos o acessório inicia sua pré-venda hoje mesmo, dia 23, e o lançamento ocorre em 30 de abril. A unidade possui preço sugerido de US$ 30 (cerca de R$ 163 com conversão direta, sem impostos). O conjunto com 4 rastreadoras já sai por US$ 100.

No Brasil a unidade custa R$ 369 e o conjunto com 4 AirTags sai por R$ 1.249 no site oficial da Apple. Infelizmente ainda não informações sobre a data de lançamento em território nacional.

Além disso, o evento da Apple também revelou outras surpresas incríveis, como o novo iPad Pro 2021 e o novo iMac, que você pode conferir no nosso RESUMÃO especial.

Especificações técnicas — AirTag

Como funciona o airtag
Como funciona o AirTag, o rastreador da Apple
Dimensões 32 mm (diâmetro) e 8mm de espessura
ConstruçãoAço inoxidável
Personalização Sim
Resistência a água Proteção IP67
BateriaCR2032 (removível)
ConectividadeBluetooth / Ultra Wideband / NFC
Integração Aplicativo Find My
PreçoR$ 369 a unidade e R$ 1.249 o conjunto com 4
Disponibilidade Não informada até o momento

Fontes: Apple [1] [2] , The Verge, Apple Insider, MacRumors, MacWorld, Pocket-Lint

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário