Como jogar no piepacker, streaming de jogos antigos de graça

Como jogar no Piepacker, streaming de jogos antigos de graça

Avatar of vitta
Piepacker, streaming de jogos antigos de graça, chega ao Brasil com catálogo que inclui games de Atari, Nintendo, SEGA Genesis, PS1, fliperamas e muito mais

Sejam de tabuleiros ou digitais, os jogos em geral além de desenvolverem memórias afetivas, podem também despertar a nostalgia de partilhar um momento único, ou ainda lembrar da alegria que foi finalmente passar por aquela fase extremamente difícil — sem entregar o controle ou o teclado para outra pessoa. 

Conforme a tecnologia foi ganhando espaço e revolucionando o mundo dos games, os jogos e consoles analógicos passaram a se transformar cada vez mais, com melhorias em gráficos, mecânicas e até mesmo ganhando um storytelling mais elaborado em suas campanhas.

É inegável que a indústria dos jogos digitais segue crescendo e aprimorando a tecnologia de seus produtos, e é graças a ela que hoje em dia temos a possibilidade de revisitar, por exemplo, jogos retrô de forma gratuita. 

Sem a necessidade de terceiros emuladores ou qualquer outra gambiarra para conseguir fazer funcionar jogos antigos no computador, o site Piepacker é uma opção gratuita que chegou ao Brasil em fevereiro de 2022, cujo catálogo oferece mais de 60 games. Todos eles disponíveis de forma simples e intuitiva. 

Entre opções como Atari, Nintendo, SEGA Genesis, GBA e fliperamas como Worms World Party e Sensible Soccer, além de ser gratuito, ainda há opções de conectar salas com grupos de amigos.

O que é Piepacker e como surgiu o site?

O site de jogos antigos de graça com sistema em nuvem foi criado pelos amigos franceses de longa data Benjamin Devienne e Jules Testard. Devienne, que é a face do projeto de Piepacker, tem um longo histórico acadêmico e profissional bem interessante, passando por lugares como Gameloft, empresa francesa de jogos mobile, Facebook e Twitch — detalhe, ele não tinha nem 30 anos ainda quando foi recrutado nesses gigantes da indústria. 

Ao começarem a trabalhar no Piepacker, a dupla de amigos recrutou os mais renomados profissionais da área de games e tecnologia. A equipe conta com funcionários que já passaram por Google, Facebook, Microsoft, Apple, EA, Blizzard-Activision e Twitter.

Como jogar no piepacker, streaming de jogos antigos de graça
Piepacker é gratuito e perfeito para jogatinas nostálgicas em equipe. (Imagem: Piepacker/Divulgação)

Já no começo do desenvolvimento de Piepacker, o projeto chamou a atenção de alguns nomes importantes da cena. Um deles foi a startup aceleradora Y Combinator, que tem como objetivo investir em empresas iniciantes. A instituição já apoiou a criação do Airbnb, Twitch, Dropbox e Reddit. Essa ajuda alavancou o site e deu abertura para que os fundadores conhecessem mais pessoas da indústria.

Além disso, houve um apoio significativo dos veteranos da indústria do videogame, como Kenji Matsubara, ex-presidente da SEGA; Justin Waldron e Tom Bollich, cofundadores da desenvolvedora de jogos para celular Zynga; Kun Gao, cofundador da Crunchyroll, plataforma dedicada a mídia asiática oriental; e Jeffrey Rosen, cofundador da distribuidora de videogames Humble Bundle.

Como jogar no piepacker, streaming de jogos antigos de graça
Várias cópias legítimas de jogos retrô estão disponíveis na plataforma. (Imagem: Piepacker/Divulgação)

Com isso, os jogos que se encontram no catálogo são cópias legítimas oferecidas pelas próprias produtoras, então não há conteúdo adquirido por pirataria. Somado a isso, o site oferece a opção de emulador para executar games retrôs via leitores de cartucho. 

Como mencionado, o Piepacker funciona com armazenamento em nuvem. Ainda que você escolha jogar com os amigos e, em câmera, o desempenho do site não cai. Esse fator se dá também pelo fato de que os jogos são simples, antigos e não exigem muito gráfico ou velocidade.

Como jogar no Piepacker?

Um detalhe importante: o Piepacker, por enquanto, funciona apenas no Google Chrome. A equipe está trabalhando para expandir para outros navegadores e dispositivos, porém ainda não há previsão.

Para jogar na plataforma, você deve seguir os passos:

Passo 1 – Com o Google Chrome aberto, acesse o catálogo de jogos pelo site do Piepacker. Ele está disponível em cinco línguas: inglês, francês, espanhol, alemão e português.

Passo 2 – Clique em “Jogue Agora” para criar uma conta gratuita.

Como jogar no piepacker, streaming de jogos antigos de graça
Tela inicial do Piepacker (Imagem: Captura Própria)

Passo 3 – Você será redirecionado para uma página de cadastro e login, onde poderá se registrar com sua conta do Google ou do Facebook, caso queira. (Fun fact: a cada vez que você atualiza o site, o jogo estampado de fundo muda). 

Como jogar no piepacker, streaming de jogos antigos de graça
Tela de cadastro no Piepacker (Imagem: Captura Própria)

Passo 4 – Após o cadastro, aparecerá a tela inicial com o catálogo. Ao todo são 12 categorias para navegar e explorar, sendo elas “Em destaque”, que reúne os principais títulos em alta; “Mais recente”, com as novas adições na plataforma;  “BYG”, que será explicado abaixo no próximo passo; “Multijogador”; “Plataforma“; “Tiro“; “Esportes“; “Luta“; “Quebra-cabeça“; “Corrida“; “Indie“, e por fim, “Todos os Jogos”, onde você poderá visualizar todas as opções.

Como jogar no piepacker, streaming de jogos antigos de graça
Catálogo do site disponibiliza mais de 60 jogos (Imagem: Captura Própria)

Passo 5 – O recurso “Bring Your Own Game“, citado acima,  permite trazer seu jogo favorito para jogar com amigos na nuvem ao simplesmente arrastar e soltar o arquivo do jogo no navegador.

Como jogar no piepacker, streaming de jogos antigos de graça
Recurso “Bring Your Own Game permite que o jogador suba o arquivo de seu jogo favorito na nuvem da plataforma para jogar em servidor privado (Imagem: Captura Própria)

Passo 6 – Além da opção de jogar pelo teclado e mouse, o sistema permite que você conecte controles externos, incluindo Dualshock 4, joysticks de Xbox e até mesmo SNES habilitado para Bluetooth para garantir uma verdadeira experiência imersiva e nostálgica. Uma vez conectado ao computador, de forma intuitiva o site reconhece o novo controle configurado.

Como funciona o modo multiplayer no Piepacker?

Como mencionado, o Piepacker disponibiliza um catálogo com mais de 60 games, os quais podem ser jogados individualmente ou em modo multiplayer — com as opções online e local. Cada sala pode comportar até quatro pessoas e cada uma delas pode ligar a câmera e o microfone para tornar a dinâmica ainda mais divertida.

Como jogar no piepacker, streaming de jogos antigos de graça
Instruções de como jogar com teclado ou controle externo (Imagem: Captura Própria)

No modo online, é só compartilhar o link da sala com seu amigo para entrar. Ao lado das funcionalidades de microfone e câmera, o espaço também conta com um chat, caso prefira.

Como jogar no piepacker, streaming de jogos antigos de graça
Para convidar alguém para a sala, basta enviar o link ou adicionar de forma local (Imagem: Captura Própria)

Com todos na sala, a tela ficaria dessa forma:

Como jogar no piepacker, streaming de jogos antigos de graça
Tela no modo multiplayer com até quatro pessoas na sala (Imagem: Reprodução/Piepacker)

Jogos em destaque disponíveis

Em conjunto com os jogos retrô clássicos Asteroids, Earthworm Jim 2, Micro Mages, Pong, Sensible Soccer e Worms World Party, há também jogos originais produzidos por Devienne e Testard, desenvolvedores da plataforma.

Como jogar no piepacker, streaming de jogos antigos de graça
Destaques do catálogo do Piepacker (Imagem: Reprodução/Piepacker)

Um dos exemplos é o jogo exclusivo Arsene Lupin: Gentleman Bomber, que tem a gameplay inspirada no clássico Bomberman e oferece alguns detalhes semelhantes encontrados nos mini jogos de Mario Party.  

A plataforma está desenvolvendo uma assinatura Premium para lançar futuramente com benefícios relacionados a save states e gráficos em HD. Por enquanto, ao acessar a aba de Planos e Funcionalidades, além de constar o plano gratuito, eles possuem uma categoria de apoiadores aos jogos retrô, oferecendo algumas recompensas.

Para acessar essa página, vá até “Configurações do Usuário” e clique em “Plano e Funcionalidades

Como jogar no piepacker, streaming de jogos antigos de graça
Configurações do Usuário fica na aba do canto direito do site (Imagem: Captura Própria)
Como jogar no piepacker, streaming de jogos antigos de graça
Tela de planos disponíveis até o momento, sendo eles o gratuito e o de apoiador do site (Imagem: Captura Própria)

Confira abaixo o comparativo da versão gratuita e do modo pago: 

Como jogar no piepacker, streaming de jogos antigos de graça
Tabela comparativa entre o plano gratuito e o plano Premium que ainda está para ser lançado (Imagem: Reprodução/Piepacker)

Versão gratuita:

  • Mais de 60 jogos disponíveis;
  • Modo multiplayer online e local com os amigos;
  • Possibilidade de jogar com joysticks extermos;
  • Emblemas.

Versão paga:

  • Servidor privado para subir na nuvem seu próprio jogo com seus amigos (esse é o recurso “Bring Your Own Game” que atualmente está disponível gratuitamente por ser um teste antecipado;
  • Ferramenta para voltar a partir de onde o jogo foi salvo automaticamente;
  • Acesso antecipado a novos jogos;
  • Gráficos HD (upscaling) / Shaders para jogos compatíveis;
  • Espaços de salvamento ilimitados,

O maior ganho com a assinatura, definitivamente, é o gráfico em HD, pois sem ele, os jogos de PS1, por exemplo, podem apresentar um aspecto mais obscuro e de difícil compreensão pela qualidade. Mas de qualquer forma, é uma experiência fiel aos tempos mais analógicos, o que pode ser mais divertido do que se imagina.

Veja também:

Confira também outros conteúdos relacionados no Showmetech. Veja qual assinatura de games compensa mais, entre Xbox Game Pass, PS Plus e mais.

Fontes: Piepacker, Big Boss Battle, Yahoo! e IGN

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
6
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados