Google assistente ganha nova opção de voz no brasil

Veja como mudar a voz do Google Assistente

Avatar of otávio queiroz
Novidade foi implementada pelo Google nesta sexta-feira (5). Agora, Google Assistente possui vozes masculina e feminina em português

O Google anunciou nesta sexta-feira (5) a opção para mudar a voz do Google Assistente no Brasil. A partir de agora, além da voz feminina já disponível desde a chegada do recurso ao país, os usuários poderão contar também com fala masculina. Para evitar estereótipos das assistentes virtuais, a empresa resolveu classificar as vozes em cores (vermelho ou laranja) em vez de adotar gêneros masculino e feminino. Segundo o comunicado, a novidade garante mais diversidade e inclusão aos usuários que utilizarem o assistente virtual.

“O objetivo do Assistente é ser uma ferramenta personalizada, e isso significa permitir que as pessoas possam escolher a voz mais adequada para elas. Por isso, é importante poder oferecer uma nova voz para conversar e ajudá-las a realizar as suas tarefas no dia a dia”, explica a Head de Marketing do Google Assistente na América Latina, Maia Mau.

A nova fala conta com tecnologia desenvolvida pela DeepMind, empresa de inteligência artificial da Alphabet. Chamada de WaveNet, trata-se de uma rede neural geradora de ondas sonoras, capaz de criar falas mais realistas. O resultado final são interações mais naturais, com respostas que seguem ritmos e entonações mais parecidos com os de uma conversa entre pessoas reais.

É possível mudar a voz do google assistente no android
Nova fala já está disponível e pode ser alterada facilmente em smartphones e tablets

Quem baixar o Google Assistente hoje poderá inclusive receber a nova voz como padrão, já que as duas opções serão distribuídas aleatoriamente na proporção de 50% para novos usuários. Já para os demais usuários é possível alterar entre ambos sempre que houver a necessidade através das configurações do assistente.

Como ativar a nova voz

É possível testar o novo Assistente com as seguintes ativações:

  • “OK, Google, mudar a voz do Assistente.”
  • “OK, Google, quem é você?”
  • “OK, Google, quem criou a sua voz?”
  • “OK, Google, descreva sua personalidade.”

Após acionar algum dos comandos acima em um smartphone ou tablet, toque em “Voz do Assistente” para mudar a voz do Google Assistente. O processo é bastante simples e rápido.

Veja como mudar a voz do google assistente. Novidade foi implementada pelo google nesta sexta-feira (5). Agora, google assistente possui vozes masculina e feminina em português
Veja como mudar a voz do Google Assistente

Para realizar a alteração em caixas de som inteligentes, o passo a passo é um pouco diferente. Nesse caso, o usuário será encaminhado para mudar as configurações no app Google Home. Basta então acessar o aplicativo, clicar em Foto do Perfil, escolher a opção Configurações do Assistente e por fim, Voz do Assistente.

Se você não consegue mudar a voz do Google Assistente, mas está curioso para conhecer a nova fala, o Google disponibilizou um vídeo de demonstração com a novidade.

Veja também:

Você já ouviu falar sobre a Gcam? Trata-se de um app modificado para a câmera do Google Pixel, e que agora está disponível para instalação em outros aparelhos Android. Saiba como instalar nesta matéria do Showmetech.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
3
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados