Pessoa tentando descobrir se celular escuta conversa

Seu celular escuta conversa? Veja dicas para impedir isso

Avatar of victor pacheco
Existem muitas formas de saber se tudo o que você fala perto de seu celular e assistentes pessoais está sendo utilizado em anúncios

Você sempre se perguntou o porquê o anúncio de um produto que estava falando sobre começou a aparecer nas redes sociais e até mesmo no navegador? Isso acontece por que nosso celular escuta nossas conversas. O tema pode ser um tanto assustador para algumas pessoas, mas saiba que as assistentes pessoais estão completamente conectadas com isso, levando a maior culpa.

Isso porque sistemas como Google Assistente, Siri e Alexa, ficam o dia todo ouvindo o que está em nossa volta para responder aos comandos de voz. Mas saiba que você pode desativar a escuta do celular de forma prática e simples. Entenda como fazer isso:

Como um celular escuta conversa?

Você pode não saber, mas em todas as assistentes pessoais que existem, há diversas permissões que damos e nem sempre sabemos exatamente o que estamos concordando, às vezes também não está claro o suficiente como pode ser desativado. Se você tem uma Echo Dot em casa ou qualquer outro aparelho que conta com assistentes pessoais, então também concordou com que tudo o que discute no dia a dia também seja captado por estes produtos.

Exemplo de celular escuta conversa
O microfone de nossos celulares segue ativado mesmo quando não estamos usando o celular. (Foto: FreePik)

Como precisam ficar o dia todo ativados para que a resposta seja imediata, então toda e quailquer conversa acaba sendo ouvida por estes aparelhos. É por isso que você vê anúncios de produtos que nem sequer chegou a procurar na internet. As empresas possuem liberdade parar utilizar os dados para proporcionar uma melhor experiência para o usuário, mas na prática, sabemos que estas informações também são utilizadas para gerar anúncios.

Assistentes virtuais: como saber se está sendo “espionado”?

Além dos aparelhos celulares escutarem tudo o que conversamos em literalmente todos os lugares, as assistentes virtuais que estão instalados nestes produtos também colaboram para o caso. Para descobrir como estes produtos estão ouvindo tudo o que você fala, vale a pena fazer um teste: passar a conversar assuntos que não são tão comuns em seu dia a dia.

Assistentes pessoais de diversas empresas
Assistentes pessoais também seguem ativadas mesmo que não estejamos falando com estes aparelhos (Foto: ShutterStock)

Se você gosta muito de falar sobre algum esporte, experimente conversar com alguém ou até mesmo dar um comando sobre culinária etc. O grande ponto aqui é passar a comentar assuntos aleatórios apenas para saber se está sendo ouvido pelas assistentes pessoais. Além disso, você também pode:

  • Procurar por um novo tópico fora da internet, para saber como os aparelhos “reagiriam”, mesmo que não fossem utilizados;
  • Na hora de realizar o teste para saber se está sendo “espionado” pelas assistentes pessoais, é importante falar alto, assim como pensar em palavras-chave que podem ser o gatilho para que os sistemas lhe forneça o assunto.

Com tudo preparado, então é hora de colocar o plano em prática para finalmente saber se está realmente sendo escutado pelas assistentes pessoais. Se depois que fizer o experimento, você perceber algum anúncio na internet sobre o assunto, então tudo será confirmado.

Como desativar escuta do celular?

Agora que você tem pleno conhecimento de que sim, o celular escuta conversa, é hora de saber quais aplicativos estão ouvindo sua conversa e parar de permitir isso. Para quem usa Android, uma forma fácil de saber quais apps estão agindo como verdadeiros espiões é por meio das configurações. Entenda como fazer isso com cada sistema operacional e demais assistentes pessoais.

Android

Os nomes das configurações podem mudar de acordo com a marca de seu smartphone, mas saiba que o caminho é praticamente o mesmo. Primeiramente, acesse o seu menu de aplicativos e em seguida, as configurações. Em seguida, basta rolar a tela e procurar por “Privacidade”. Depois, é hora de encontrar o ícone do microfone e clicar nisso.

Seu celular escuta conversa? Veja dicas para impedir isso. Existem muitas formas de saber se tudo o que você fala perto de seu celular e assistentes pessoais está sendo utilizado em anúncios
Você pode revogar todas as permissões dadas anteriormente em menos de 10 minutos. (Foto: FreePik)

Uma tela com todos os aplicativos que possuem acesso ao que você conversa será exibida. Para desativar, basta desmarcar e retirar a permissão. Na hora de usar uma opção que foi desativada, será necessário que você faça a autorização novamente.

iOS

Com o lançamento do iOS 15.2, um novo aplicativo também foi disponibilizado aos usuários. O Relatório de Privacidade de Apps lhe dá informações sobre quais apps estão utilizando os sensores. Para acessar, basta seguir estes passos:

  1. Configurações;
  2. Privacidade;
  3. Relatório de privacidade de Apps;
  4. Ativar Relatório de Privacidade de Apps.

Você passará a ter acesso às informações que são sendo captadas e claro, revogar a permissão que provavelmente foi dada no momento que instalou ou começou a utilizar o aplicativo. Na hora de utilizar o aplicativo, como for fazer uma videochamada ou até mesmo enviar uma mensagem de voz, a permissão será pedida novamente.

Amazon Echo (Alexa)

Presente na casa de muitos brasileiros, a Alexa também pode ser desativa para que você não seja bombardeado (a) com anúncios sobre assuntos que estava conversando em um momento com amigos. Para isso, basta pressionar o botão que desabilita o microfone de seu Echo Dot para que nada mais seja captado.

Dispositivos amazon alexa
Não quer que a Alexa ouça tudo o que você está falando? Desligue os aparelhos durante este momento (Foto: Amazon)

Também recomendamos que tira o fio da tomada para que mesmo desligado, a energia mínima não seja suficiente para que as conversas sejam escutadas. Lembre-se de que todo e qualquer cuidado é pouco!

Siri

Também é possível tirar a permissão da Siri ficar ouvindo tudo o que você fala em seu dia, mesmo quando o iPhone está no bolso. Para isso, basta acessar os Ajustes de seu aparelho e sem seguida clicar na opção “Siri”. Agora é hora de desativar a opção que permite a ativação da assistente pessoal por meio do “Hey Siri”.

Hey siri
Comando “Hey Siri” também pode ser desativado (Foto: Apple)

Outra ação é desativar o Permitir Siri quando o celular está com a tela bloqueada, na hora de ativar a assistente por meio de um botão. Dessa forma, mesmo que o celular tente escutar o que você está falando, isso será bloqueado.

Google Assistente

Como apoio para todas as pessoas que usam Android, o Google Assistente também pode ter suas permissões revogadas por meio das configurações de privacidade de seu celular. Basta acessar o menu e em seguida, procurar pelo aplicativo do Google na seção de apps que permitem que um celular escuta conversa.

VPN para manter privacidade segura

Apesar de muitas pessoas acharem que isso pode ser uma porta de entrada para que hackers tenham acesso aos nossos dados, as VPNs (Virtual Private Network ou redes virtuais privadas) podem ser uma opção interessante para quem deseja parar de ser rastreado por seus smartphones e demais assistentes pessoais.

Teclado com tecla de segurança
Uma rede virtual privada pode ser a solução para que sua navegação não seja rastreada. (Foto: FreePik)

Na prática, estes servidores conseguem “mascarar” seu IP e criptografar seu tráfego para que as empresas e demais navegadores não utilizem os dados para passarem a exibir anúncios. Existem muitas empresas que fazem isso de forma profissional no mercado de tecnologia e vale a pena conferir as opções para passar a ter uma navegação mais tranquila.

Você já descobriu se seu celular escuta conversa? E suas assistentes pessoais? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários!

Veja também

Qual a qualidade das senhas de suas contas? Confira uma lista com as senhas mais fracas utilizadas em 2021:

Fonte: NordVPN

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados