Dica: como adaptar smartphones para deficientes visuais?

pessoas com smartphones - Dica: como adaptar smartphones para deficientes visuais?
Os smartphones Android e iPhones contam com uma ferramenta, gratuita, que lê a tela para deficientes visuais.

Os smartphones são aparelhos que praticamente abandonaram qualquer botão físico, com textura e isso é um problema para deficientes visuais. O bacana é que as duas principais plataformas contam com recursos que ajudam nesta tarefa. Sejam deficientes visuais parciais ou totais. O melhor de tudo é que desde aparelhos mais antigos, todos os Androids e iPhones já podem falar o que está na tela. De graça.

No Android tem

Começando pelo sistema operacional que está em primeiro lugar no Brasil, o Android. O sistema operacional móvel do Google recebeu uma função chamada TalkBack e que funciona como um leitor do que está abaixo do dedo do usuário. Ao tocar na tela, o TalkBack fala o que acabou de ser tocado e o usuário então dá um toque duplo para confirmar o comando.

TalkBack - Dica: como adaptar smartphones para deficientes visuais?
Google TalkBack

Para enviar uma mensagem, ao passar o dedo pelo teclado a ferramenta vai falando a letra tocada, além de sugerir palavras inteiras. Também dá pra usar o ditado, que está presente em muitos teclados terceiros, ou mesmo no próprio do Google.

A maioria dos Androids já vem com o TalkBack instalado, mas se você acredita que ele não está presente, é só clicar aqui e baixar (o TalkBack é compatível com Android 3.2 ou superior). Como o Google Now está presente nos smartphones recentes, você pode até utilizar muitas funções do smartphone via comandos de voz. A lista inclui abrir um app, enviar mensagens, anotar um compromisso e até tocar músicas.

No iPhone, também tem

No iOS o recurso está presente desde o iPhone 3GS e tem o nome de VoiceOver. Ele funciona exatamente como o TalkBack. Isso significa que basta passar o dedo na tela e o sistema fala o que foi tocado. Dê um toque duplo e a ação é completada. O iOS também tem um serviço de ditado no teclado.

O bacana é que o VoiceOver não está apenas no smartphone, mas em outros produtos da maçã. Ele pode ser encontrado dentro do macOS desde a versão 10.4 e no iPad desde o primeiro modelo lançado. Também está presente nos iPods. Assim como no Android, também há uma lista grande de funções do iOS que podem ser ativadas por voz.

Tanto no Android, como no iOS, você encontra o VoiceOver ou TalkBack dentro de Acessibilidade. Função que está no menu de configurações.

pessoas com smartphones - Dica: como adaptar smartphones para deficientes visuais?

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via