Como transformar seu notebook velho em um Chromebook de graça

143241 laptops review hands on acer chromebook 11 2018 image1 aipwebmud6
Nós te ensinamos como reaproveitar um notebook velho instalando nele um sistema operacional leve e rápido sem nenhum custo.
Anúncio
Como transformar seu notebook velho em um Chromebook de graça

Você tem um notebook ou mesmo um desktop velho que gostaria de poder utilizar de novo? Então o Chrome OS, o sistema operacional da Google, pode ser uma boa pedida para máquinas que parecem obsoletas.

Com um passo a passo detalhado, iremos te ensinar como transformar seu notebook antigo em um Chromebook e voltar a utilizar o dispositivo para as mais variadas tarefas.

Ressuscitando um velho amigo

A principal vantagem em se utilizar o Chrome OS é que ele é um sistema operacional muito leve e simples, tendo ótima perfomance mesmo em máquinas menos potentes como notebooks e desktops com mais de 5 anos de idade. Além disso, existem poucas incidências de vírus no Chrome OS, então você não terá que se preocupar com problemas na sua máquina.

Vale lembrar que o tutorial que iremos mostrar aqui não é recomendado para usuários amadores, então certifique-se de que sabe o que está fazendo e sempre faça um backup de todo conteúdo importante de sua máquina antes de iniciar o procedimento!

Criando um Pen Drive Bootável

A primeira coisa a se fazer é baixar a versão mais recente de uma das distribuições do Chrome OS para podermos criar um pen drive bootável, que irá instalar o sistema operacional durante a inicialização do computador.

1. Baixe o CloudReady, uma versão baseada no projeto open source do Chrome OS, disponibilizado pela Neverware em 64 bits ou 32 bits;

2. Baixe o Chromebook Recovery Utility para criar o pendrive bootável – lembre-se que o dispositivo deve ter, no mínimo, 8 GB de espaço livre para armazenar os arquivos do SO;

Como transformar seu notebook velho em um Chromebook de graça

3. Abra o Chromebook Recovery Utility e inicie a criação do disco de boot em “Get started”;

4. Selecione “Use local image” no menu superior;

5. Na próxima tela, selecione o arquivo que você baixou do CloudReady;

6. Insira o pendrive na porta USB do computador e prossiga;

Como transformar seu notebook velho em um Chromebook de graça

7. Finalize a configuração e comece a gravar o Chrome OS no pendrive.

Instalando o SO no computador

Agora que você está com o pen drive pronto, certifique-se de que realizou o backup de todos os arquivos importantes de seu computador velho e confira qual o atalho do teclado deve utilizar para acessar as configurações da BIOS da máquina durante a inicialização (geralmente é F2 ou F12).

1. Insira o pendrive no computador e reinicie para fazer o boot pelo USB. Com o instalador inicializado, clique em “Install CloudReady”;

Como transformar seu notebook velho em um Chromebook de graça

2. Em seguida, lembre-se de escolher a opção “Install CloudReady Duallboot” se quiser instalar o Chrome OS em conjunto com o Windows no PC;

Como transformar seu notebook velho em um Chromebook de graça

3. Confirme sua escolha mais uma vez para seguir com a instalação no computador.

Aguarde a instalação e configure o Chrome OS usando sua conta Google. Ao reiniciar o computador, se você optou pela instalação conjunta com o Windows, poderá escolher entre inicializar a máquina com o Windows ou o CloudReady.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre como realizar a instalação do Chrome OS, o vídeo abaixo criado pela equipe do The Verge poderá te ajudar a realizar os trabalhos!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter