Como transformar vídeo do YouTube em GIF facilmente

Fundo amarelo. Desenho de retângulos coloridos oscilando em zigue-zague. O primeiro deles tem a palavra gif em branco. Sobre eles, raios passam na diagonal.
Aprenda a transformar vídeo do YouTube em GIF diretamente do navegador sem complicações

Não dá para viver sem um GIF online. Apesar de ter mais de 30 anos, essas pequenas imagens em movimento são uma das maiores formas de expressão digital, sendo ótimas para compartilhar um sentimento ou emoção, reagir em chats nas redes sociais, garantir upload facilitado de um vídeo em GIF em tamanho pequeno no WhatsApp ou explicar alguma coisa em um e-mail onde colocar um vídeo seria muito pesado: vale mais que mil palavras! Então, falando nessas facilidades, você já pensou em transformar vídeo do YouTube em GIF para compartilhar nos seus grupos de conversa? Com sites como o GIPHY e o GIFs.com, é muito fácil, pois eles criam GIFs direto no navegador sem baixar qualquer aplicativo ou programa.

No passo a passo a seguir, vamos transformar vídeo do YouTube em GIF como exemplo, mas você também consegue fazer a mesma coisa para link de vídeo do Vimeo também, pois ambas as ferramentas dão suporte às duas redes sociais. Acompanhe!

Convertendo vídeo em GIF pelo GIPHY

O site GIPHY é uma referência para produção e distribuição de GIFs. Ele permite ao usuário fazer uma pesquisa na sua extensa base de dados, assim como criar o seu próprio GIF a partir de um vídeo salvo no computador ou a partir de um link de YouTube ou Vimeo

O site também permite criar stickers a partir de uma imagem JPG ou PNG e também uma imagem backdrop (plano de fundo, em tradução livre) para ser usada como plano de fundo para calls ou montar um GIF baseado em uma série de fotos, recursos bem legais. Nesse post, vamos focar apenas em converter vídeo do YouTube e Vimeo em GIF.

  1. Escolha o vídeo que você quer converter de vídeo em GIF. Copie a URL do vídeo.
Captura de tela de trecho do filme as branquelas no youtube
Copie a URL do vídeo no YouTube

2. Para converter vídeo do YouTube para GIF, é necessário criar uma conta no site. Entre no GIPHY. No canto superior direito, clique em Log in.

Captura de tela da página inicial do site giphy. Com. Uma seta vermelha aponta para o botão login no canto superior direito
Sem login, o site não deixa converter vídeo em GIF

3. Vai abrir a página para fazer um login no site. Para criar uma conta pela primeira vez, é só clicar em Join GIPHY! Logo abaixo dos campos e-mail e senha.

Captura de tela do site giphy! Uma seta vermelha aponta para o link join giphy!
Clique em Join GIPHY!

4. Uma vez feito o login na página, no canto superior direito, clique em Create.

Captura de tela do site giphy! Uma seta vermelha aponta para o botão create
Clique em Create

5. Vai abrir a janela do GIPHY Create, que permite fazer a criação, edição e compartilhamento de GIFs. Na parte inferior da página, cole o link do vídeo que você quer converter de YouTube para GIF.

Página do gif maker dentro do site giphy! Retângulo azul marinho contorna retângulo branco em que se cola o link de youtube para gif
Cole URL do YouTube ou do Vimeo

Também é possível converter vídeo salvo no computador, clicando no botão Choose File ou arrastando e soltando o arquivo da pasta que ele está salvo direto para a página. Nesse caso, o vídeo precisa ter até 100 MB e 15 segundos de duração.

6. O site abre uma tela para escolher o início e o tempo de duração que o GIF vai ter.

Captura de tela do site giphy! Seta vermelha apontada para o slide duration. Outra seta vermelha apontada para slide start time. Uma terceira seta vermelha apontada para time code em segundos. Um retângulo vermelho contorna o botão continue to decorate
Escolha começo e duração do GIF

Para isso, arraste o slide do campo START TIME até selecionar o ponto onde começa o trecho que você quer para o seu GIF. No canto direito, você pode visualizar os segundos do vídeo em que a cena acontece. 

No campo DURATION, arraste o slide até escolher por quanto tempo você gostaria que seu GIF dure.

Quando definir o início e a duração do GIF animado, clique em Continue to Decorate.

7. Em seguida, você pode adicionar texto (podendo escolher a cor, o estilo das letras e animação delas), stickers, filtros ou mesmo desenhar ou escrever alguma coisa, na seção Draw. Alternando entre as seções, é possível:

Caption

Em Caption, é possível aumentar o tamanho do texto, arrastar sobre a imagem para mudar o texto de posição e até rotacionar;

Captura de tela do site giphy! À esquerda, o vídeo com cena do filme as branquelas. À direita, a seção para adicionar texto.
Adicione texto ao seu GIF

Stickers

Dá para mover o sticker de posição e apagá-lo, basta clicar sobre o sticker e aparece um botão de lixeira à direita;

Captura de tela do site giphy! À esquerda, o vídeo com cena do filme as branquelas. À direita, a seção para adicionar sticker
Mova ou apague o sticker inserido

Filters

Aplicar filtros é bem fácil: escolha o que mais lhe agrada e clique nele;

Captura de tela do site giphy! À esquerda, o vídeo com cena do filme as branquelas. À direita, a seção para adicionar filtros de imagem
Adicione filtros de imagem

Draw

Desenhar o que quiser sobre o vídeo. Escolha um dos pincéis ao lado direito e dê asas à imaginação. Para apagar, basta clicar no botão desfazer no canto inferior esquerdo do vídeo YouTube para GIF que você está fazendo.

Captura de tela do site giphy! À esquerda, o vídeo com cena do filme as branquelas. À direita, a seção para fazer desenhos sobre o vídeo
Para apagar, clique no botão desfazer

Assim que editar o seu GIF da forma que quiser, aperte o botão Continue to Upload, no canto inferior direito da tela.

Captura de tela do site giphy! À esquerda, o vídeo com cena do filme as branquelas. À direita, a seção para adicionar texto e logo abaixo o botão continue to upload com contorno vermelho
Clique em Continue to Upload

8. Na tela seguinte, você pode colocar o link do vídeo original que você usou para transformar vídeo do YouTube em GIF.

Captura de tela do site giphy! À esquerda, o vídeo com cena do filme as branquelas. À direita, a seção para adicionar link do vídeo original e adicionar tags
Adicione o link do vídeo no YouTube ou Vimeo

Adicione também tags ao seu GIF digitando e apertando o botão Mais logo ao lado (sempre separadas por vírgulas, não é necessário adicionar hashtag, pois o site insere automaticamente após você apertar o botão Mais). Confira algumas dicas de como fazer tags clicando no ponto de interrogação ao lado de Tagging Tips.

Captura de tela do site giphy! À esquerda, o vídeo com cena do filme as branquelas. À direita, a seção para adicionar tags
Adicione tags ao seu GIF, clicando em +

Você também pode deixar o seu GIF como privado, fazendo com que ele não seja visto por ninguém – apenas você consegue visualizá-lo quando você está logado no site, mas não consegue compartilhá-lo.

Assim que concluir, clique em Upload to GIPHY.

9. Pronto! Agora você tem seu vídeo em GIF. Você pode compartilhá-lo em suas redes, como Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, Tumblr, Reddit, mensagens ou e-mails. Para isso, é só apertar no botão da rede social escolhida em Share it!

Captura de tela do site giphy! À esquerda, o vídeo com cena do filme as branquelas. À direita, opções para compatilhar o gif
Compartilhe seu GIF em Share It!

Ou apertar Media, que mostra três opções de links: Source (link com o GIF original), Social (redimensionado para postar em alguma rede) e MP4 (se você quiser em formato vídeo). Você pode também baixar os arquivos, apertando em Download.

Captura de tela do site giphy! Ao centro links do gif em três versões: source, social e mp4.
Em Media, tenha três opções de link para seu GIF

Tcharan! Aqui está o resultado do seu GIF online finalizado:

Convertendo vídeo em GIF pelo GIFs.com

O GIFs.com (antigo Gif YouTube) é um site que também é bem fácil de usar, que possui design clean e permite transformar vídeo do YouTube em GIF a partir de um vídeo do seu computador ou a partir de outros sites como YouTube, Instagram e Vimeo.

Nele, você também conta com um editor para adicionar texto, stickers e alguns efeitos ao GIF.

  1. Entre no GIFs.com. Copie e cole o link do vídeo no YouTube que você deseja converter em GIF no campo em branco. O site automaticamente já carrega o vídeo para a próxima tela;
Captura de tela do site gifs. Com. À esquerda, uma seta preta aponta para uma caixa branca onde se cola o link de vídeo do youtube que se deseja converter. Logo abaixo, um espaço para subir um arquivo do computador com contorno em preto.
Cole o link do vídeo

Também é possível escolher um arquivo do computador ou arrastar e soltar um arquivo do seu computador.

Um atalho interessante caso você queira transformar video do YouTube em GIF é inserir a palavra gif em minúsculas entre youtube e www. diretamente no endereço do link do vídeo que você deseja usar. Apertando enter, o navegador vai direto para a página de edição do GIFs.com.

Captura de tela do vídeo com cena do filme as branquelas no youtube. Uma seta vermelha no topo superior central aponta para um traço vermelho. Logo acima do traço, a palavra gif entre www. E a palavra youtube.
Insira a palavra gif no link do YouTube para acessar direto a área de edição do GIFs.com

2. A próxima tela exibe um editor, onde você escolhe o trecho que você deseja converter de vídeo em GIF.

Captura de tela do site gifs. Com. À direita, o vídeo com cena do filme as branquelas. À esquerda, os botões caption, image, crop, padding, hue, invert. Na parte inferior, uma linha do tempo com um cursor em formato de agulha na cor rosa, à direita.
Escolha o ponto de início do seu GIF

Comece selecionando os pontos de começo e fim do trecho que você quer para seu GIF na linha do tempo que é exibida na parte inferior da tela, que vai aparecer logo abaixo da visualização dele com a duração do seu vídeo. O cursor se parece com uma agulha rosa. Ao deslizá-la sobre a linha do tempo, você vai perceber que aparece o tempo que você está escolhendo seguido da indicação Pick Start Time.

Clique sobre o ponto desejado para começar o GIF online. Você vai ver que aparece um retângulo azul definindo a duração do trecho. Caso queira mudar o fim, basta arrastar o ponto final para a esquerda (para reduzir o trecho) ou para direita (para aumentar);

Captura de tela do site gifs. Com. À direita, o vídeo com cena do filme as branquelas. À esquerda, os botões caption, image, crop, padding, hue, invert. Na parte inferior, uma linha do tempo com um retângulo azul.
Escolha quando termina seu GIF

3. Para adicionar texto, clique no botão caption, à esquerda. No campo caption, você pode digitar o que quiser.

Em seguida, altere a fonte, cor, alinhamento (centralizado, topo ou inferior da tela), tamanho da borda, cor da borda, opacidade das letras.

Algumas opções, como definir o tempo exato que o texto vai aparecer e até a animação das letras, são exclusivas do plano pago.

É possível copiar o mesmo texto, apertando o botão copiar com duas folhas logo ao lado ou deletar, apertando na lixeira que aparece também à direita do texto;

Captura de tela do site gifs. Com. À direita, o vídeo com cena do filme as branquelas. À esquerda, a seção caption é exibida.
Para aumentar ou diminuir o texto, clique sobre o triângulo no canto inferior direito

4. Em Image, adicione um sticker ao seu GIF animado.

Procure pela imagem desejada e clique sobre ela duas vezes até que ela apareça na imagem.

Assim que ela for inserida sobre o vídeo, abre à esquerda um menu de edição do sticker em que é possível alterar sua opacidade e para quem tem o plano premium, também definir os pontos exatos que ele aparece e a animação que ele terá.

Captura de tela do site gifs. Com. À direita, o vídeo com cena do filme as branquelas. À esquerda, a seção image é exibida.
Para aumentar ou diminuir o sticker, clique sobre o triângulo no canto inferior direito

É possível copiar o mesmo sticker, apertando o botão copiar com duas folhas logo ao lado ou deletar, apertando na lixeira que aparece também à direita do texto;

5. Você pode cortar a imagem, em Crop;

Captura de tela do site gifs. Com. À direita, o vídeo com cena do filme as branquelas. À esquerda, a seção crop é exibida.
Para aumentar ou diminuir o sticker, clique sobre o triângulo no canto inferior direito.

6. Adicione bordas ao GIF, deixando com um visual cinematográfico (alterando sua cor também), em Padding;

Captura de tela do site gifs. Com. À direita, o vídeo com cena do filme as branquelas. À esquerda, a seção padding é exibida.
Deixe o GIF com uma cara mais cinematográfica na seção Padding

7. Desfoque a imagem, em Blur;

Captura de tela do site gifs. Com. À direita, o vídeo com cena do filme as branquelas. À esquerda, a seção blur é exibida.
Desfoque a imagem de seu GIF

8. Altere os tons da imagem por meio dos recursos Hue, Invert e Saturation;

Captura de tela do site gifs. Com. À direita, o vídeo com cena do filme as branquelas. À esquerda, a seção hue é exibida.
Altere as cores da imagem do seu GIF

9. Reverta a posição dos personagens, colocando-os em posição oposta na horizontal, por meio do Flip Horizontally;

Captura de tela do site gifs. Com. À direita, o vídeo com cena do filme as branquelas. À esquerda, a seção flip horizontally é exibida.
Reverta a posição dos personagens na horizontal

Ou na posição oposta na vertical, por meio do Flip Vertically.

Captura de tela do site gifs. Com. À direita, o vídeo com cena do filme as branquelas. À esquerda, a seção flip vertically é exibida.
E também na vertical

10. Ou ainda altere a velocidade do vídeo e gire o GIF para frente ou para trás, por meio dos comandos Warp e Ping Pong;

Captura de tela do site gifs. Com. À direita, o vídeo com cena do filme as branquelas. À esquerda, a seção warp é exibida.
Gire o seu GIF para frente e para trás
Captura de tela do site gifs. Com. À direita, o vídeo com cena do filme as branquelas. À esquerda, a seção ping pong é exibida.
Diminua a velocidade (arrastando o slider para a esquerda) ou aumente (arrastando o slider para a direita)

11. Por fim, quando terminar sua edição, adicione um título para seu GIF e clique em Create GIF;

Captura de tela do site gifs. Com. À direita, o vídeo com cena do filme as branquelas. À esquerda, os botões caption, image, crop, padding, hue, invert. No canto superior direito, o botão create gif.
Clique em Create GIF

12. Abrirá uma tela para adicionar tags. Basta digitar, apertar enter e a tag é adicionada logo abaixo em um retângulo azul. O título já vem carregado conforme a informação colocada na página anterior.

Captura de tela do site gifs. Com. Ao centro, janela para inserir tags e título.
Adicione tags ao seu GIF

Você pode habilitar para que seu GIF animado tenha som em Sound. Ao clicar o botão passa de OFF para ON. Você também pode deixar seu GIF sem a marca d’água do site, porém esse recurso vale para usuários premium. Também é possível alterar a privacidade do GIF de público para privado. Você também pode habilitar a opção NSFW, que permite esconder conteúdo que pode ser impróprio para algumas faixas etárias. Após terminar a configuração, clique em Next;

13. Pronto! Seu vídeo em GIF já está disponível para ser compartilhado em suas redes com o link que o GIFs.com gera. Também é possível baixar um arquivo pelo botão download em uma das três versões: small, original GIF ou original MP4. Para isso, é necessário criar uma conta no site.

Captura de tela do site gifs. Com. À esquerda, o gif pronto. À direita, links com opções de compartilhamento.
Use os links do seu GIF para compartilhar em suas redes

E voilà, aqui está o resultado final do seu GIF:

E aí, está pronto para criar seu próprio GIF online? Comente qual será seu próximo vídeo em GIF! Depois de transformar vídeo do YouTube em GIF, você pode aprender como inserir GIFs no Stories do Instagram e no WhatsApp e também encontrar encontrar os GIFs mais fofos para o Instagram.

Fontes: Digital Trends | Digital Trends | GIPHY | Bite Able | Exame

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário