Áudio espacial da netflix

Como usar o novo Áudio Espacial da Netflix

Avatar of victor pacheco
Disponível para todos os usuários, o áudio espacial da Netflix pode ser ativado em menos de cinco minutos e não exige dispositivo especial

Os serviços de streaming de vídeo se tornaram nossos verdadeiros parceiros durante a pandemia do COVID-19, além de serem a principal fonte de entretenimento enquanto os cinemas estavam fechados devido às regras de segurança. Isso provocou uma grande mudança na indústria que pode ser vista mesmo com a diminuição de pandemia e o áudio espacial da Netflix é um bom exemplo.

A empresa que é a casa de produções como Stranger Things, The Umbrella Academy e The Witcher lançou uma novidade que aprimora o som das produções disponíveis em seu catálogo, independente do tipo de assinatura ou se você tem um dispositivo com esta tecnologia ou não. Veja como fazer isso agora mesmo.

Entendendo a tecnologia

Anteriormente disponível apenas em salas de cinema, o padrão de áudio espacial é um recurso que transforma o som tradicional em som tridimensional expansivo para que a imersão seja entregue para quem está no espaço. A novidade lançada para nós, meros mortais, funciona melhor com fones de ouvido que possuem suporte para esta mesma tecnologia. Este vídeo abaixo faz uma comparação, dê play e confira:

Para conseguir lançar o recurso para seus assinantes, a Netflix fechou uma parceria com a especialista de áudio Sennheiser e, na prática, as produções disponíveis no catálogo da empresa de streaming de vídeo receberam filtros de áudio direcionais que passam a impressão 3D e conseguem ser ouvidos por todos que estão no espaço.

O áudio espacial da Netflix ajuda a traduzir a experiência cinematográfica do áudio imersivo para qualquer aparelho de som, então o trabalho que os criadores fazem para trazer você para a história acontece independentemente do dispositivo que você usa para assistir conteúdos da Netflix.

 Scott Kramer, gerente de tecnologia de som da Netflix.

O áudio espacial da Netflix, que recebeu nome de AMBEO 2-Channel Spatial Audio, não exige nenhum pagamento adicional ou uso de dispositivo com compatibilidade para isso. A empresa também confirma que todos os aparelhos passarão a emitir um melhor som devido aos filtros serem aplicados independente do suporte para a tecnologia de áudio espacial.

Ativando o áudio espacial da Netflix

Passo 1: acesse o site oficial da Netflix e depois clique na lupa de pesquisa. Aqui:

Página inicial para ativar o áudio espacial da netflix
Novidade está disponível para todos os usuários, independente do plano (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Passo 2: agora, basta digitar o termo “spatial audio” (em inglês e sem aspas) na caixa de pesquisa para conferir as produções originais da Netflix que já contam com o suporte para os filtros de áudio. Dessa forma:

Produções compatíveis com áudio espacial da netflix
Basta selecionar uma produção e dar play para aproveitar os filtros de áudio (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Títulos como Stranger Things (incluindo os dois volumes da quara temporada), The Witcher, O Projeto Adam e Alerta Vermelho são apenas exemplos, mas é esperado que com o passar do tempo, cada vez mais filmes e séries produzidos pela plataforma recebam a funcionalidade. É importante lembrar que não é necessária nenhuma configuração secundária.

Em agosto do ano passado, a empresa passou a oferecer áudio espacial para iPhones e iPads e é possível ver a melhoria na prática ao fazer o uso de AirPods. Para conseguir oferecer esta novidade para usuários de aparelhos da Apple, a Netflix fechou uma parceria com a Dolby Atmos.

Mulheres assistindo conteúdo de serviço de streaming de vídeo
Usuários de aparelhos da Apple podem aproveitar áudio espacial desde agosto de 2021 (Foto: Reprodução/Netflix)

Conseguiu perceber a diferença no áudio das produções que contam com o novo áudio? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira o que será disponibilizado no catálogo da Netflix durante o mês de julho

Fonte: Netflix l XDA Developers

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados