Nintendo Switch: veja como funciona o compartilhamento de contas

Nintendo Switch
Sabia que você pode compartilhar seus jogos da Switch com seus amigos? Saiba como

Com tantos donos de um Nintendo Switch por aí (cerca de 32 milhões de unidades vendidas até o final de 2018), e com as crescentes vendas de jogos digitais, a Nintendo agora permite o compartilhamento de contas entre usuários e, consequentemente, seus jogos. Como? Fique ligado na matéria que nós tiraremos todas as suas dúvidas!

Um console primário, vários secundários

Compartilhar contas no Nintendo Switch é uma tarefa simples, e, apesar de ter algumas limitações, permite que uma pessoa usufrua de jogos comprados em formato digital por outra pessoa. Para isso, primeiro é importante assegurar que o dono dos jogos digitais tenha o seu Nintendo Switch como console primário para a conta vinculada.

Na página de suporte da Nintendo, é explicado que o primeiro aparelho que fizer login com uma conta será considerado o console primário para ela. Qualquer outro Nintendo Switch que use a mesma conta será, portanto, considerado como secundário. Vários consoles podem ser secundários de uma mesma conta, porém apenas um Switch poderá utilizar um mesmo software por vez.

Nintendo Switch
Compartilhar uma conta do Nintendo Switch é simples e rápido.

Na prática, se um Nintendo Switch estiver utilizando um jogo através da conta compartilhada e esta for aberta em outro aparelho, o primeiro usuário será interrompido, enquanto o acesso fica permitido ao segundo aparelho a se conectar à conta compartilhada.

Por isso, é recomendável que as pessoas que compartilham uma conta combinem os horários de utilizá-la, para não interromper a jogatina de ninguém. A exceção, é claro, fica para o console primário, que sempre terá preferência na utilização de softwares.

Compartilhando uma conta

Neste momento, você já deve ter percebido a vantagem de compartilhar contas com amigos, mas algumas dúvidas provavelmente ainda permanecem. A primeira delas: como configurar uma conta em um console secundário?

Passo 1: Antes de partir para o compartilhamento em si, por segurança é importante que o dono da conta, a pessoa que permitirá que outros usem seus jogos adquiridos em formato digital, confirme que seu console é considerado primário.

Nintendo Switch: veja como funciona o compartilhamento de contas 4
A eShop é o segundo ícone da linha de baixo.

Para isso, basta iniciar a eShop (a loja online da Nintendo, acessível pelo segundo ícone dos botões de baixo) com a conta que será compartilhada e então tocar no usuário quando a página for aberta. Haverá a informação de que, para aquela conta, o videogame que a acessa é o primário.

Nintendo Switch: veja como funciona o compartilhamento de contas 5
Destacamos o local da informação sobre o console primário.

Passo 2: Após a verificação, o dono do console secundário deverá criar um novo usuário através do menu do videogame: siga o caminho Configurações do sistema -> Usuários -> Add Usuário e então selecione um ícone e escreva um nome para o novo usuário, de preferência um que permita identificar facilmente o dono da conta.

Passo 3: O próximo passo é vincular este novo usuário à conta a ser compartilhada. O próprio videogame já passará a esta etapa. Basta selecionar a opção “Linkar uma Conta Nintendo” (traduzido do inglês Link a Nintendo Account).

Você pode acessar a conta alheia a partir de outras contas vinculadas à Nintendo, como Google, Facebook ou Twitter. Por essas contas conterem dados pessoais, dê preferência à primeira opção, que requer apenas o login e a senha usados na conta Nintendo.

Compartilhamento de contas no Nintendo Switch: veja como funciona
O compartilhamento de contas pode ser feito de várias formas.

Uma vez concluído o processo, você já pode baixar jogos digitais pertencentes à outra pessoa e jogá-los em seu Nintendo Switch, basta acessar a eShop com a conta emprestada, acessar o menu pessoal (o ícone no canto superior direito da tela) e tocar em Redownload (ou “Baixar novamente”) para ver os jogos disponíveis.

Tirando todas as dúvidas

Naturalmente, ficam dúvidas quanto ao serviço Nintendo Switch Online, saves guardados na nuvem e demais limitações impostas ao compartilhamento de contas no console híbrido da Nintendo. Por isso, preparamos uma série de perguntas e respostas com os maiores questionamentos dos usuários.

Até quantos Nintendo Switch podem usar a mesma conta simultaneamente?

Apenas um. Aparentemente não há limitação para o número de consoles secundários que uma mesma conta pode ter (fizemos testes em vários aparelhos), porém apenas um deles pode acessar a conta por vez. A pessoa que abrir qualquer software com a conta compartilhada desconectará o usuário anterior, exceto se este for o console primário.

Nintendo Switch
O compartilhamento de contas não permite que dois consoles se conectem simultaneamente ao mesmo usuário.

É importante destacar que os dois aparelhos não precisam usar o mesmo jogo ao mesmo tempo, pois o que é verificado pela Nintendo é se a conta está em uso, não o software.

Quais jogos podem ser acessados?

Qualquer software adquirido, de forma gratuita ou onerosa, pela conta compartilhada pode ser baixado no console secundário.

Como faço para usar um jogo baixado de uma conta compartilhada?

Ao contrário do que acontece com aparelhos primários, em consoles secundários apenas a conta por onde o jogo foi baixado pode utilizá-lo. Isso quer dizer que, ao iniciar o jogo em um console secundário, o jogador deve selecionar o usuário criado especificamente para a conta compartilhada, conforme ensinamos nesta matéria.

É necessário ter uma assinatura do Nintendo Switch Online?

Não. Mesmo o compartilhamento de contas tendo sido possível desde a atualização que trouxe também o serviço online pago da Nintendo, as duas coisas não se vinculam. No entanto, é necessário que o console secundário esteja conectado à internet para que consiga utilizar o software fruto do compartilhamento.

Existe alguma forma de permitir consoles primário e secundário jogarem ao mesmo tempo?

Sim, só pode não ser tão conveniente. Como o único console que tem obrigação de estar conectado à internet é o secundário, basta que o jogador do videogame primário desative o Wi-Fi de seu aparelho ou utilizá-lo em um local sem conexão à internet.

Compartilhamento de contas no Nintendo Switch: veja como funciona
Sim, é possível fazer com que mais de um Nintendo Switch use o mesmo software de uma única conta.

Outra forma é abrir um software a partir de outra conta registrada no aparelho primário, o que identificará à Nintendo a conta compartilhada como disponível.

Frise-se que, nesse caso, os dados de salvamento (saves) do jogo serão diferentes, pois o Nintendo Switch os separa por usuário e não impede o uso por usuários dentro do console primário.

O que acontece com os saves arquivados na nuvem?

Felizmente, é possível usar os jogos sem o risco de ter o progresso perdido ou modificado por quem usa uma conta compartilhada. Isso porque o save só é guardado na nuvem quando utilizado pela conta do console primário (e que tenha acesso ao serviço Nintendo Switch Online). Consoles secundários fazem seu próprio armazenamento de dados de progresso, sem vinculá-los à nuvem.

Posso ter minha conta suspensa?

Não. O compartilhamento de contas não infringe qualquer termo de conduta da Nintendo. A própria empresa tem uma página de suporte específica onde dá breves explicações sobre como realizar o processo.

Hora de jogar

Agora que você já sabe tudo sobre o compartilhamento de contas no Nintendo Switch, chame seus amigos que possuem uma unidade do aparelho e aproveitem os jogos digitais uns dos outros, seja para desfrutar da obra completa ou apenas para testar um game antes de comprá-lo.

Quer saber o que jogar no Nintendo Switch? Fique ligado no Showmetech para novidades sobre a Nintendo e sobre a indústria de jogos eletrônicos de uma maneira geral.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via