Conecte-se conosco
Comprar na loja ou na web: onde o desconto é maior? - Destaque

GADGETS

Comprar na loja ou na web: onde o desconto é maior?

Não é raro encontrar preços diferentes em varejos físicos e virtuais, mas será que existe segredo na hora de decidir entre um e outro?

Comprar na loja ou na web: onde o desconto é maior?

Os dois métodos tem vantagens e desvantagens, sabia? (Imagem/Reprod.: Glam.io)

Não é preciso estar sempre comprando para notar que os preços do varejo, virtual e físico, normalmente diferem entre si. Seja por falta de tempo ou por mais comodidade, muitas pessoas preferem comprar online e acabam encontrando preços e formas de pagamento mais convidativas. Por outro lado, quem compra nas lojas físicas não costuma pagar frete, podendo até conseguir um desconto com o próprio vendedor. Mas afinal, existe regra para escolher um destes meios?

Não. Esta é a resposta que daremos a princípio – isto porque a boa compra será sempre precedida de muita pesquisa e alguma pechincha, principalmente se feita por meios físicos. Sendo assim, só a situação na íntegra irá te responder . De todo modo, existem diversos artifícios para se conseguir um desconto em determinado produto, e ao menos nestes casos, a internet costuma contar com algumas opções a mais. Dá uma olhada:

Comprando na loja física

Loja física

(Imagem/Reprod.: Chamber Master)

Comprar em lojas físicas têm as suas comodidades e os seus empecilhos: na hora de construir uma filial, por exemplo, levam-se muitos fatores em conta para calcular os custos daquela franquia e a sua metodologia de vendas. Justamente por oferecer serviços diferenciados, é possível que a versão física de uma determinada rede tenha sim preços menos atraentes, mas você pode usar dessas características para acabar saindo no lucro.

As lojas físicas brilham mesmo é quando se fala de pagamentos parcelados. O fato de ter um vendedor ao lado pode contribuir muito para que você pague em mais vezes e com menos juros, inclusive se compararmos entre lojas físicas e virtuais de mesmo nome. Pechinchar em produtos mais caros pode ser ainda mais vantajoso, isto porque, nestes casos, a margem de lucro com a qual o vendedor pode trabalhar – e consequentemente reduzir – é maior.

Compare ofertas em lojas diferentes e apresente suas propostas, não vai ser difícil conseguir um desconto interessante. Até mesmo o horário e o local da compra podem influenciar no preço final, sabia? Pois é, comprar em um bairro mais nobre, por exemplo, pode acabar saindo mais caro. Porém, ir à loja no final do dia, quando os vendedores querem bater suas metas e vender o que sobra, pode gerar um desconto maior que no período da tarde ou da manhã.

Na hora de comprar online

Loja Virtual

(Imagem/Reprod.: Academia WordPress)

Comprar online é mais cômodo, prático e fácil, além de ser mais barato na maioria dos casos. Entretanto, como já explicamos, isso se dá pelas lojas virtuais terem custos de operação menores e contarem com estoques gigantescos – verdadeiros depósitos com centenas de exemplares dum produto. Mas você sabe como usar destas características para pagar menos levando mais?

A principal diferença entre as lojas físicas e as virtuais está na figura do vendedor: o ser humano não está mais ali, o que torna a pechincha impossível, certo? Errado! É exatamente aí que você se engana. Além de contar com preços naturalmente mais baixos, as lojas virtuais tem preços mais flexíveis, que acompanham melhor as ofertas concorrentes e que aceitam cupons de desconto.

Cupons

(Imagem/Reprod.: Strategic Juju)

Acessíveis por meio de várias plataformas, esses cupons oferecem abatimentos reais em mais lojas ou em mais produtos, além de não dependerem da vontade de um vendedor. Inclusive, vale lembrar que você nem precisa sair de casa para ver o valor do desconto que vai ganhar.

Seja utilizando-se de promoções, como a BlackFriday e os saldões de fim de ano, ou até mesmo acompanhando os preços com indicadores como o ZOOM, há várias métodos de economizar comprando via internet: os descontos oferecidos pelo Picodi-Sale por exemplo, muitas vezes ajudam na hora de comprar roupas online. Estar sempre antenado nessa e noutras iniciativas com certeza renderá algum lucro.

Nas lojas virtuais, os preços não flutuam de acordo com a região ou hora da compra. No entanto, comprar após uma data comemorativa pode ser muito mais vantajoso: sempre que precisa comprar um novo estoque, o varejo costuma zerar o estoque anterior e por isso reduz os preços em liquidações. Uma boa forma de pegar este momento é comprar depois de uma data importante, como o dia das mães ou o natal.

Considerações finais

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, uma mesma rede pode sim ter várias unidades e oferecer preços diferentes em cada uma delas. Esse entendimento existe porque, na verdade, cada uma das franquias é encarada como uma loja única e que apenas leva o nome de uma empresa maior. Sendo assim, é até possível que uma filial física aceite cobrir o preço divulgado online, mas isto não é nenhuma obrigação definida em lei.

Na hora de adquirir, seja via internet ou não, conheça os artifícios que podem te ajudar e use deles o máximo possível. Negociar não é motivo de vergonha e também é de interesse do consumidor, portanto, lembre-se das alternativas citadas e boas compras!

Para finalizar, o Showmetech quer ouvir a sua opinião e entender o que você prefere. Responda à enquete abaixo e nos diga qual é o seu varejo favorito:

19 anos, brasiliense, acadêmico de Direito e apaixonado por tecnologia, informação e entretenimento.

Comentários

Mais de GADGETS

Dica

Advertisement

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir