Confira os melhores programas grátis para estudantes

webdoor 925x578 - Confira os melhores programas grátis para estudantes
Listamos os melhores programas gratuitos que irão facilitar as tarefas e a vida escolar de qualquer estudante.

Vida de estudante não é fácil. Felizmente, existem diversos programas gratuitos que facilitam as pesquisas, trabalhos e a realização de tarefas escolares. Criamos uma lista, dividida em categorias, com os melhores softwares sem nenhum custo que qualquer estudante (ou até mesmo profissional) pode baixar para garantir uma nota boa com o professor.

Anotações

One Note: O melhor software utilizado pelos alunos para tomar notas. Você pode anexar fotos, vídeos e arquivos de áudio. Além disso, você pode usar uma caneta sensível ao toque para criar suas notas. O One Note é totalmente compatível com vários smartphones.

OneNote for Mac 2016 screenshot - Confira os melhores programas grátis para estudantes

Libre Office: Uma alternativa gratuita ao Microsoft Office completamente open-source, voltada para criação e gerenciamento de documentos, apresentações e planilhas.

Open Office: Esse programa foi uma das primeiras alternativas criadas para substituir o Microsoft Office. O software tem duas versões diferentes mas, independentemente disso, ele inclui: um processador de texto, uma planilha eletrônica, aplicativo de apresentação, aplicativo de desenho, editor de fórmulas e um aplicativo de gerenciamento de banco de dados.

Escrita de artigos

LaTex: Você já se perguntou sobre como alguns documentos acadêmicos que você vê on-line são extremamente legais e agradáveis apesar de terem gráficos, escritas e equações complexas? Eles provavelmente estão usando Latex e você também deveria. Utilizar essa linguagem poderosa aumentará suas chances de obter crédito extra para todas as classes que necessitem da entrega de relatórios ou documentos de pesquisa.

oVhAG - Confira os melhores programas grátis para estudantes

Jabref: A Jabref irá permitir que você edite suas referências em formato Latex, que, por sinal, você deve tentar em vez de documentos com o Microsoft Office sempre que você precisar entregar um trabalho.

DarkRoom: Este é um software simples que permitirá que você apenas escreva seu texto sem distrações. Nele, o fundo é preto. Seu texto é branco e está em tela cheia. Definitivamente eu usaria isso sempre que precisasse obter o máximo de palavras possíveis ou tomar notas de uma aula sem ter nenhuma distração.

Grupos de estudos

Slack: Este é um software projetado para tornar a organização dentro de um grupo fácil e melhor. Você pode conversar com outros membros, gerenciar arquivos, pesquisar histórico de mensagens de seus membros, ter voz de vídeo / bate-papo nos membros e armazenamento na nuvem também.

WHAT IS SLACK annual meeting - Confira os melhores programas grátis para estudantes

Basecamp: Outra ferramenta para organizar um projeto de grupo, criar listas de tarefas e muitas outras ferramentas para colaboração dentro de sua equipe. A versão para alunos é gratuita.

TeamViewer: Quando você tem um grupo que não pode comparecer a um projeto, você sempre pode usar o TeamViewer para compartilhar a tela do seu computador, compartilhar arquivos, reuniões on-line e controle remoto, se há algum membro que precise de uma demonstração ou precise de uma lição específica que envolve o uso do computador.

Gerenciamento de arquivos

PDF Creator: Como o nome sugere, crie arquivos PDF de forma simples e rápida. Útil quando quiser entregar um trabalho perfeitamente organizado.

PanDoc: Uma alternativa mais completa para um conversor de documentos. Ele permitirá que você converta documentos em formatos como HTML, DocBook, LaTeX, MediaWiki markup, OPML, Microsoft Word docx, LibreOffice ODT, EPUB, entre outros em praticamente qualquer outro formato de arquivo, incluindo arquivos PDF para impressão. A instalação é bastante complicada, mas o vídeo abaixo pode lhe ajudar.

Snipping Tool ++: Certamente várias vezes você encontrou algo realmente útil e não pode salvá-lo em seu computador, como uma parte de um livro que você não possa acessar, um documento de pesquisa que você não pode salvar ou qualquer outra coisa que possa ser útil para suas aulas. Esta ferramenta permitirá que você capture tela de sites online e seja capaz de lhe fornecer uma captura de tela completa também.

7Zip: Se você precisar de mais do que simplesmente descompactar os arquivos de seu professor ou amigo para uma aula, este programa também pode compactar todos os arquivos pesados que você deseja enviar para outros ou salvar em seu computador. Ao contrário do WinRar e outros compressores, este é totalmente gratuito.

Ferramentas de organização

Todoist: O ToDoist é o software de gerenciamento de tarefas mais popular entre os alunos, ao contrário de outros, este tem uma interface mais limpa e mais simples. Tem toneladas de recursos que outros softwares de gerenciamento de dados podem não ter e tudo é gratuito.

Trello: Outro software popular de gerenciamento de projetos. Este é baseado na web, sem necessidade de download. Inclui uma versão gratuita e paga.

usecases board02 - Confira os melhores programas grátis para estudantes

The Guide: Você já viu os conteúdos de ajuda que a maioria dos softwares tem organizar ordenadamente os tópicos e as páginas para você acessar e obter informações? O TheGuide é um software que irá permitir que você organize seu assunto ou anotações da mesma maneira em uma estrutura em forma de árvore com nós.

Design e animação

AutoDesk:  Se você é um estudante que lida com modelagem 3D e design, há vários softwares livres de alta qualidade disponíveis para você na AutoCad. Dependendo da afiliação da sua escola ao AutoDesk, você poderá obter ainda mais software gratuito para seus estudos sem ter que pagar milhares de dólares. Há toneladas de tutoriais se você olhar através do google ou youtube sobre como aprender como utilizar cada um deles.

Blender: O único conjunto de criação de código aberto e 3D totalmente gratuito. Você pode fazer praticamente qualquer coisa relacionada ao trabalho em 3D: modelagem, animação, simulação, renderização, manipulação, rastreamento de movimento, edição de vídeo e desenvolvimento de jogos. Se você é um estudante que lida com a animação, isso é uma obrigação!

AAEAAQAAAAAAAA1wAAAAJGM3YmMyZDllLWJjMmYtNDkwMy04ZGQzLTA2NzUyYmI4M2RiMA - Confira os melhores programas grátis para estudantes

Pencil 2D: Este é um software fácil de animação e desenho para animação desenhada à mão. Destina-se a todos os artistas, independentemente do seu nível ou experiência. É grátis, simples e uma ótima maneira de começar se você precisa animar uma idéia que você possa ter.

Programação

Notepad++: Este é um editor de código fonte gratuito que irá suportar praticamente qualquer idioma que você encontre na escola. É simples, mais rápido, menos exigente e mais amigável do que outras opções gratuitas lá fora.

Microsoft Visual Studio: Sim, apesar de ser da Microsoft, o Visual Studio possui uma versão gratuita para estudantes: o Visual Studio Community. Você pode desenvolver aplicativos para dispositivos web, Android, iOS, Windows, acesso a várias linguagens de programação e muito mais.

0ea597f3 03b0 4d48 991f 9a2147f52049 5 full - Confira os melhores programas grátis para estudantes

Virtual Box: Embora o VMWare seja um software pago, a empresa oferece muitas ferramentas gratuitas que você pode achar úteis para a virtualização. O Virtual Box, por outro lado, oferece um software de virtualização completo de graça.

Audio e vídeo

Audacity: Se você é um estudante no departamento de mídia que lida com áudio, uma música ou simplesmente interessado em edição de áudio, esta é a melhor alternativa gratuita que você pode obter. Você pode fazer todas as coisas usuais com o Audacity como com outros editores: gravar, converter, editar, etc.

imgingest 5821360430816365893 - Confira os melhores programas grátis para estudantes

MuseScore: Majores de música ou músicos com pouca quantidade de dinheiro podem criar e compartilhar seu trabalho em notação musical com o MuseCore. Ele irá oferecer-lhe a funcionalidade completa de um editor de notação musical pago de forma totalmente gratuita.

OpenShot: Um editor de vídeo não linear que é gratuito com toneladas de recursos para os futuros profissionais. Um ótimo lugar para começar em vez de usar o Windows Movie Maker, por exemplo. O programa é capaz de lidar com muitos formatos diferentes para áudio, vídeo e imagens. Apesar de ser grátis, ele ainda tem os efeitos usuais da maioria dos editores de vídeo: copiar, colar, desvanejar, animar, girar, abrandar, cortar ou cortar, etc.

openshot 118567 full - Confira os melhores programas grátis para estudantes

KdenLive: Este é outro editor de vídeo gratuito de código aberto. Ele tem todos os efeitos que você esperaria de um editor de vídeo mais a capacidade de suportar a maioria dos formatos de vídeo e importar o seu trabalho final para diferentes dispositivos também.

Se você ficou interessado em algum dos programas apresentados nessa matéria para dar aquela turbinada na sua vida escolar, não deixe de acessar o link para download de cada um dos softwares e nos conte como foi sua experiência ao utilizá-los nos comentários.

webdoor 925x578 - Confira os melhores programas grátis para estudantes

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via