Vai viajar de carro? Conheça apps para calcular gastos com combustível

Vai viajar de carro? Estes apps calculam seus gastos com combustível
Apps te ajudam a calcular os custos com combustível e pedágio nas suas viagens de carro; aprenda a utilizá-los e evite surpresas nestas férias.

O fim de 2017 está chegando e muitas famílias já planejaram suas viagens. Mas você sabia que há uma dica especial para quem quer pegar a estrada neste réveillon?

Com a ajuda de apps como o Mapeia e o WikiRota, disponíveis para iOS, Android e Web, você que viaja de carro pode saber quanto vai gastar em combustível e pedágio – sem ter que enfrentar surpresas durante o percurso.

Ambos funcionam de formas bem simples, mas a gente te ensina o passo a passo:

Mapeia

Vai viajar de carro? Conheça apps para calcular gastos com combustível

Disponível para web, o Mapeia pode ser acessado em qualquer computador com internet, basta visitar o site. Assim que visualiza a primeira página, o usuário encontra os campos para inserir a cidade de origem, a cidade destino e os demais valores, como o valor médio da gasolina na sua região e o consumo médio do veículo na estrada.

Preenchendo as informações corretamente, o Mapeia é capaz de calcular automaticamente a distância entre os dois locais – e com a ajuda do Google Maps, determina a distância entre as duas cidades, a existência ou não de pedágios, o tempo médio do percurso e até mesmo o custo com combustível. É tudo matemática simples, mas te salva de um trabalhão às vésperas de viajar.

Em nossos testes, escolhemos um trecho de 84 km entre duas cidades, um percurso sem pedágios. Com o preço do combustível a R$ 3,95 o litro e um veículo que consome um litro de gasolina a cada 12 quilômetros, as viagens de ida e volta devem custar, aproximadamente, R$ 55.

  • note que, para um resultado mais preciso, calculamos o custo de ida e volta duplicando os valores cedidos pelo serviço.

WikiRota

Vai viajar de carro? Conheça apps para calcular gastos com combustível
WikiRota tem um diferencial em relação aos outros apps do gênero

Para utilizar o WikiRota, não há segredo: além de ter um visual muito semelhante ao do Mapeia, seu funcionamento é praticamente o mesmo. Diferente de outros apps, o WikiRota aceita vários pontos de parada, permitindo que você defina por onde vai passar e quais rotas quer tomar.

Baixe o WikiRota:

Nele, você pode inserir até 21 destinos, o que é bacana para definir quais caminhos você quer seguir e por quais cidades deseja passar. O WikiRota também aceita veículos com mais de dois eixos, já que eles possuem tarifas de pedágio mais altas, e é capaz de calcular os custos de ida e volta – algo que o Mapeia não faz automaticamente. 

Cuidado com os dados utilizados nos apps

Vai viajar de carro? Conheça apps para calcular gastos com combustível
A calculadora pode te dar uma ajudinha na hora de escolher o combustível mais barato!

Para que ambos os serviços funcionem corretamente, é preciso estar atento aos dados utilizados no cálculo. Tenha em mente que o consumo de combustível do seu veículo pode variar conforme o tipo de percurso, seja ele urbano ou não, além de conforme o tipo de combustível utilizado, etanol ou gasolina.

Etanol x Gasolina?

Muita gente sabe que a maioria dos carros tem maior autonomia na estrada, porém, o que confunde muita gente é que os veículos abastecidos com etanol costumam render menos que quando abastecidos com gasolina. Ou seja, abastecer com etanol nem sempre é o mais vantajoso. É preciso pegar a calculadora e verificar os números.

Dividindo o valor do etanol pelo valor da gasolina, chega-se a uma relação cujo resultado leva a duas escolhas:

    • Caso o resultado da divisão seja maior que 0,7, o etanol não está sendo vantajoso, e é melhor abastecer com gasolina;
  • Caso o resultado da divisão seja menor que 0,7, o rendimento mais baixo do etanol será compensado pelo seu preço. Logo, é mais vantajoso abastecer com etanol.

Um lembrete importante: em qualquer caso, a gasolina sempre vai oferecer mais autonomia ao veículo. Em viagens longas, isto significa menos paradas para abastecimento.

Com estas dicas de apps, esperamos que sua viagem de ano novo seja mais tranquila, além de econômica. Porém, vale lembrar que, além de estar atento com os custos do trajeto, é importante verificar as condições do automóvel e dos seus equipamentos de segurança!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: