Consumo de aplicativos no brasil aumentou 20% ano a ano, diz pesquisa

Consumo de aplicativos no Brasil aumentou 20% ano a ano, diz pesquisa

Avatar of bruno martinez
Pesquisa também mostra que marketing digital tem grandes oportunidades no mercado de aplicativos

Duas empresas se uniram para produzir uma pesquisa a respeito do consumo de aplicativos no Brasil. Os resultados mostraram que as pessoas que buscado mais conteúdos no catálogo das lojas onlines de smartphones e tablets. Além disso, também foi observado o cenário propício para os profissionais de marketing desenvolverem novos projetos, tendo em vista este cenário favorável.

Cenário e metodologia

O mercado de aplicativos no Brasil é um dos que mais crescem atualmente. Desde o início da pandemia de COVID-19, as pessoas têm buscado mais alternativas, seja de trabalho ou entretenimento, e, consequentemente, instalado uma maior variedade de aplicativos. A pesquisa State of App Marketing 2021 mostra que, em 2021, o interesse cresceu e há uma grande oportunidade para o marketing floresceu nessa tendência.

AppsFlyer e App Annie são as plataformas de análise de dados que levantaram os dados de 3000 aplicativos ativos no País, além das 700 milhões de instalações feitas por usuários no primeiro trimestre dos últimos três anos. Os setores analisados foram de jogos e entretenimento a negócios e finanças.

Dados da pesquisa State of App Marketing 2021

Consumo de aplicativos no brasil aumentou 20% ano a ano, diz pesquisa
Levantamento feio por duas companhias mostra o aumento da procura de aplicativos por brasileiros em 2021.

Primeiro ponto levantado pelo estudo é que houve uma alta para 2,6 bilhões de downloads de aplicativos no Brasil só no primeiro semestre deste ano. O dado representa um aumento ano a ano de 20% e um crescimento de 55% em comparação aos registros de 2018, no mesmo período. Tal fato marca uma porta de entrada para a exploração de mais recursos para o marketing digital.

Em relação aos assuntos mais procurados, três tiveram maior busca pelos brasileiros: finanças, negócios e educação. Respectivamente, os setores apresentaram crescimento de 60%, 55% e 45%. A pesquisa também pontuou que os downloads de jogos ultrapassaram os 1,1 bilhões no período vigente e afirma que tal efeito possa ter como origem a busca por distração após o expediente do home office.

Consumo de aplicativos no brasil aumentou 20% ano a ano, diz pesquisa
Pesquisa aponta que marketing digital cresceu e está em uma posição bem relevante no mercado de aplicativos.

Já o marketing digital cresceu em investimentos. O destaque fica para as instalações não-orgânicas que, com o impulso de empresas, cresceram 178% em 2021, em comparação a 2019. Foi notificado também a desaceleração nas instalações de conteúdos orgânicos que, segundo o estudo, é justificado pela queda da atividade econômica.

Os aplicativos que hospedam e executam propagandas no Brasil aumentaram em 85%, número bem relevante para a área de marketing. “Essa competição fez com que os profissionais de marketing aumentassem em quase 20% seus orçamentos e a média de instalações não-orgânicas por app”, diz trecho do relatório. No País, o marketing está influenciando a maioria das instalações de aplicativos por brasileiros.

Os principais aplicativos baixados no Brasil

Consumo de aplicativos no brasil aumentou 20% ano a ano, diz pesquisa
Com base em dados dos últimos quatro anos, pesquisa concluiu que 9 em cada 10 aplicativos são baixados na Play Store.

Em relação aos servidores de aplicativos, o Google Play continua sendo referência no Brasil. Com base na análise feita do primeiro semestre dos últimos quatro anos, 9 em cada 10 downloads brasileiros são da Play Store. Além disso, a atividade cresceu 20% de 2020 para 2021.

Por sua vez, os aplicativos mais instalados nacionalmente nos primeiros três meses de 2021 variam de redes sociais a serviços de pagamento online. No top 5, estão: Kwai, TikTok, Shopee, PicPay e Telegram. Os usuários mais ativos mensalmente estão no WhatsApp, Facebook e Instagram, representantes que já dominam o mercado. Os títulos que mais geraram gastos foram: Globoplay, Disney+ e Tinder.

Consumo de aplicativos no brasil aumentou 20% ano a ano, diz pesquisa
Redes sociais aparecem no topo dos aplicativos mais baixados nos primeiros três meses em 2021.

Com a mudança dos hábitos dos brasileiros, o marketing e os serviços online tiveram de ser reinventados. Como consequência, os brasileiros estiveram mais presentes nos smartphones e aparelhos inteligentes, o que provocou um crescimento significativo na receita de aplicativos. 145% é o número registrado do aumento de compras no primeiro semestre de 2021, comparando com o mesmo período em 2020. Segundo o estudo, os brasileiros gastaram quase US$ 270 milhões — equivalente a R$ 1.405.350.000 — em compras dentro dos aplicativos, além das inscrições no Google Play e iOS durante o período vigente.

Por outro lado, os negócios que mais decaíram foram os de saúde e estilo de vida, respectivamente, 50% e 37%. Em compensação, alguns saltaram imensamente, como foi o caso de alimentação (maior uso de deliverys), que somam 200%, e aplicativos de relacionamento, que cresceram surpreendentes 406% desde o início da pandemia.

A pesquisa é bem esclarecedora quanto à possibilidade de investir e obter grandes resultados em marketing digital, especial no que diz respeito às propagandas dentro dos aplicativos. A pesquisa completa pode ser acessada online.

Veja também

Acesse também outras notícias relacionadas no Showmetech. Veja também a pesquisa da PwC, que aponta o interesse de 60% das empresas no Brasil de contratar mais profissionais nos próximos meses.

Fonte: State of App Marketing 2021

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados
Nokia 808 pureview feature camera

Nokia lança smartphone com câmera de 41 megapixels

A Nokia apresentou nesta semana durante a WMC 2012 o primeiro smartphone com 41 megapixels. Isso mesmo, não é um erro de digitação. O modelo conhecido como Nokia 808 primeiro smartphone a trazer a tecnologia de captura de imagens Pureview, com imagens obtidas através de um sensor de alta resolução, lentes Carl Zeiss e algoritmos desenvolvidos pelos laboratórios da empresa.
Avatar of bruno martinez
Leia Mais