CorelDRAW: Aprenda 3 jeitos de recuperar um projeto gráfico

coreldrawcapa
Aconteceu algo de errado com o seu arquivo do CorelDRAW? Aqui nós te ensinamos a resgatá-lo sem dor de cabeça

Todo designer conhece o CorelDRAW, software de ilustração e edição gráfica muito utilizado por quem é do ramo. Por isso, quando tratamos de um programa onde a criatividade deve vir em primeiro lugar, fica fácil se frustrar quando algo dá errado – ainda mais se não é sua culpa, claro. Muitas vezes pode-se pensar que o arquivo foi perdido, mas você sabia que existem jeitos de recuperá-lo?

Dependendo do problema que você tiver, será possível aplicar alguns métodos bem simples, tanto dentro do CorelDRAW como em programas externos ou sites (que fazem o trabalho por você). A seguir, te contamos os principais jeitos de recuperar seu arquivo *.cdr.

Dentro do CorelDRAW (com arquivo descompactado)

É bem provável que você tenha um arquivador ZIP instalado no seu computador (se não recomendamos um para Windows e um para Mac), então vale tentar algo antes de abrir o CorelDRAW. Antes de qualquer coisa, tente descompactar o documento corrompido. Se não funcionar, mude a extensão de “.cdr” para “.zip” e tente de novo. Outra opção é fazer a conversão do ZIP em um site como o Online Convert.

CorelDRAW: Aprenda 3 jeitos de recuperar um projeto gráfico

Se não tiver sucesso, veja a etapa seguinte. Caso isso tenha funcionado, prossiga:

  • Abra o CorelDRAW e crie um novo documento;
  • Abra o documento como um “arquivo” e remova a pasta “conteúdo”;
  • Cole a pasta “conteúdo” no arquivo antigo;
  • Abra o novo documento no CorelDRAW.

Dessa forma, o arquivo pode ter sido restaurado com sucesso. No caso de mesmo assim ele ainda continuar inacessível, você tem duas opções: verificar um site de recuperação ou adquirir um software especializado nisso.

Recuperação via site

coreldraw recovery toolbox online

Com o Recovery Toolbox for CorelDraw, seus arquivos podem ser restaurados sem ter que baixar software nenhum. E o melhor de tudo é que isso funciona independente do dispositivo que você tiver em mãos, que pode ser um notebook, tablet ou celular, por exemplo. Para utilizar a ferramenta, basta:

  • Depois de entrar no site, escolha o seu arquivo .cdr para fazer upload;
  • Forneça um endereço de e-mail e preencha o CAPTCHA;
  • Realize o pagamento do serviço e faça o download direto do arquivo recuperado.

Usando outro programa

screenshot-rt-coreldraw-03big.png
Você pode ter uma prévia do arquivo a ser recuperado antes mesmo de colocar a mão no bolso (Divulgação)

Em um cenário onde você necessita de múltiplos arquivos, a solução mais eficiente seria adquirir a licença do software completo. Porém, para te poupar tempo e dinheiro, o Recovery Toolbox te deixa ter a visualização prévia do conteúdo a ser recuperado de maneira 100% gratuita. Para utilizar o programa, siga os passos abaixo.

  • Faça o download do Recovery Toolbox for CorelDRAW no site;
  • Instale o programa e inicie-o;
  • Escolha um arquivo corrompido no formato *.cdr e comece a análise;
  • Visualize a prévia dos resultados e avalie a eficiência do trabalho;
  • Salve o arquivo recuperado.
screenshot-rt-coreldraw-04big.png
Aguarde os dados serem salvos e aprecie as horas salvas de trabalho que você evitou desperdiçar – graças ao programa de recuperação! (Divulgação)

A única atenção: este sistema de recuperar seus arquivos necessita do CorelDRAW instalado no dispositivo para realizar uma cópia, então realize o procedimento no PC que você geralmente usa para suas funções do dia-a-dia. Quem estiver preocupado com a confidencialidade dos arquivos, pode ficar tranquilo já que o Recovery Toolbox funciona offline, caso este seja seu interesse.

Conseguiu resgatar sua obra de arte do CorelDRAW? Conte para a gente nos comentários!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter