Conecte-se conosco
capa 2 1 - Dá para tocar um disco de vinil usando notas de dinheiro?

CULTURA GEEK

Dá para tocar um disco de vinil usando notas de dinheiro?

Vídeo mostra uma tentativa de tocar música em um disco de vinil substituindo a agulha da vitrola por uma nota de 5 libras

A forma como as pessoas ouvem música mudou drasticamente nos últimos anos, e embora a tecnologia tenha facilitado bastante o acesso a qualquer tipo de música, ainda existem aqueles que preferem o bom e velho método clássico da música em vinil. Embora tocadores de disco não sejam exatamente os aparelhos mais vendidos hoje em dia, não é difícil encontrar um, e muitos consumidores afirmam que a qualidade do som é melhor e mais próxima do real nesse tipo de mídia.

Mas a forma como utilizamos os aparelhos clássicos também podem ser modificadas, como por exemplo, a chance de tocar um disco sem a necessidade da agulha, utilizando apenas uma nota de dinheiro. Será que isso é mesmo possível?

A experiência

Dan Wood resolveu testar a teoria de que uma das novas notas de 5 libras seria capaz de substituir a agulha do seu aparelho tocador de discos e realmente fazer com que ele tocasse a música de forma audível. As novas notas, feitas de plástico, seriam capazes de, assim como acontece com as agulhas de safira ou diamante, ler as ranhuras do disco em movimento e produzir o som.

1 10 - Dá para tocar um disco de vinil usando notas de dinheiro?

A nova nota de 5 libras é feita de plástico

O resultado

No vídeo postado por Dan, a experiência acaba mostrando que sim, é possível. Ao encostar a ponta da nota no disco, ele consegue fazer com que a música seja tocada, mesmo que a qualidade não possa ser equiparada com uma agulha de verdade. Também é preciso segurar a nota em um ângulo certo, fato que é notável quando ela acaba “deitando” um pouco e com isso a qualidade do som se torna pior. Ainda assim é uma experiência válida, que nos faz imaginar apenas o que levaria alguém a pensar em criar essa teoria em primeiro lugar.

Para quem quiser fazer o teste, é aconselhável utilizar um vinil antigo ou barato já que existe sim o risco de arranhá-lo ou danificá-lo. Obviamente a ideia não é substituir a agulha da sua vitrola por uma nota de 5 libras ou qualquer outra de plástico, e sim apenas se divertir testando uma teoria maluca.

Confira o resultado no vídeo postado por Dan no youtube:

Continue lendo
Advertisement

Apaixonada por tecnologia e amante em tempo integral de livros, séries e filmes. Biomédica por formação, aquariana por natureza e vanguardista por escolha.

Comentários
Subir