Deixar o pc ligado direto estraga o aparelho?

Deixar o PC ligado direto estraga o aparelho?

Avatar of iris xavier
Tem dúvidas se deixar o PC ligado direto pode diminuir a vida útil do aparelho? Nessa matéria desvendamos esse mistério, confira!

Desde que o computador se tornou uma ferramenta presente em qualquer casa, um pensamento sempre foi recorrente na mente dos usuários: é melhor desligar o computador durante a noite para garantir maior vida útil? A verdade é que as opções disponíveis causarão desgastes por diferentes motivos, então a pergunta mais importante é: o que causará mais desgaste nos componentes será deixar o PC ligado o tempo todo ou desligar e iniciar constantemente? Basicamente, isso vai depender muito do quanto você usa o seu dispositivo. Confira os prós e contras e saiba qual a melhor opção para você.

O que acontece quando desliga e liga o computador

Antes de tudo, é preciso entender o que acontece quando você desliga o computador. Quando uma máquina é totalmente desligada significa que tudo está desativado e os componentes internos não estão mais funcionando. O problema realmente ocorre quando se liga o dispositivo. “Toda vez que um computador é ligado, ele recebe uma pequena onda de energia que faz tudo girar, e caso você o ligue múltiplas vezes por dia, isto pode fazer com que ele tenha sua vida útil reduzida” afirmou Steven Leslie, agente da empresa Geek Squad, ao site Digital Trends.

Pc ligado o dia todo
Toda vez que um computador é ligado, ele recebe uma pequena onda de energia que faz tudo girar (Reprodução/Internet)

Isso ocorre porque ao ligar o dispositivo, os componentes da máquina precisam ser acordados e isso acontece via corrente elétrica. Após a entrada de energia, ela percorre primeiro a fonte de alimentação, e passa por conversões para chegar com a voltagem correta a todos os outros componentes. Nesse processo, ocorrem também variações de temperatura entre os períodos de ligar e desligar o PC que devem ser levados em conta. As peças internas do computador são extremamente sensíveis e o estresse provocado pelo calor, e até mesmo a falta dele, também pode contribuir para o desgaste dos componentes eletrônicos.

Por que é bom deixar o PC sempre ligado?

Se você precisa utilizar o dispositivo várias vezes por dia — ou até mesmo durante a noite — a melhor opção pode ser simplesmente deixar o PC ligado. Ainda segundo Stevendeixar seu desktop ligado o tempo inteiro é menos estressante [para o hardware] do que ligá-lo e desligá-lo várias vezes durante o dia — porém, estamos falando de um estresse constante“. Ligar e desligar pode ser ainda pior quando falamos de dispositivos antigos e que utilizam um disco rígido tradicional porque esse modelo tem muitas partes móveis que são facilmente desgastadas.

Pc ligado direto
Um PC moderno deve aguentar cerca de 40 mil ciclos de ligar e desligar antes de apresentar problema (Reprodução/Internet)

Atualmente, esse não é um problema tão grande assim. Segundo a Energy Star, um PC moderno, tanto um Mac, com sistema operacional MacOS, quanto qualquer modelo que utilize o Windows, deve aguentar cerca de 40 mil ciclos de ligar e desligar antes de apresentar problemas, ou seja, mais de uma centena de anos se você desliga-lo apenas um vez ao dia. No entanto, as praticidades, além da parte técnica que deve ser levada em conta, podem gerar bons motivos para deixar o PC ligado, confira.

Tempo de inicialização

Pc ligado o dia todo
Deixar o PC ligado o dia todo permite que não se perca tempo com a inicialização do SO (Reprodução/Internet)

O primeiro ponto é não perder tempo com a sua inicialização. Ao desligar o PC a noite, será preciso aguardar a sua inicialização todos os dias. Ao utilizar os atuais SSDs isso pode levar cerca de 30 segundos a um minuto, mas para modelos antigos com HDs pode levar vários minutos, o que para uma pessoa ocupada, pode parecer uma eternidade. Além do modelo do HD, outro fator que influencia muito a velocidade de inicialização de um computador é a quantidade de programas configurados para iniciar com o sistema operacional. Quanto mais programas, maior será o tempo gasto para carregar o MacOS ou Windows.

Uso remoto

Atualmente, é possível conectar diversos aparelhos como smartphones e tablets ao PC para acessar arquivos, por exemplo, remotamente utilizando um software apropriado da internet. No entanto, isso não é possível caso o dispositivo esteja desligado. Se você não quer ter problemas ao esquecer de enviar um documento importante para o trabalho ou até mesmo se for necessário acessar um programa remotamente no computador, é melhor manter o dispositivo ligado.

Atualizações e downloads constantes

Deixar o pc ligado direto
Ao deixar o PC ligado direto é possível programar as atualizações do sistema operacional, verificações do antivírus, backups e downloads ou uploads de arquivos (Reprodução/Internet)

Ao deixar o PC ligado direto é possível programar as atualizações do sistema operacional, verificações do antivírus, backups e downloads ou uploads de arquivos pesados para os momentos em que o dispositivo não vá ser utilizado. Essas tarefas demandam recursos do sistema, principalmente ocupando memória RAM e largura de banda, portanto realizá-las pode comprometer muito a velocidade do dispositivo e atrasar outras tarefas mais importantes.

Por que é ruim deixar o PC ligado direto?

Em contrapartida, caso você use seu desktop por apenas uma ou duas horas por dia ou até mesmo menos do que isso, é fortemente recomendado que você o desligue. Assim, é possível aumentar a vida útil do dispositivo já que o calor gerado de maneira constante pelo computador ligado também é um problema em potencial para os componentes eletrônicos. Não é por acaso que um PC é equipado com ventiladores, caso algum componente apresente temperaturas para as quais não está programado, é possível que ele sofra danos irreversíveis. Mas existem ainda outros motivos para levar em conta na sua escolha, confira.

Reiniciar periodicamente é ideal

Pc ligado direto
Deixar o PC ligado direto pode trazer alguns bugs no decorrer do dia (Reprodução/Internet)

Os sistemas operacionais atuais são ótimos no gerenciamento de recursos das CPUs, diferente dos modelos mais antigos que precisavam ser reiniciados o tempo inteiro para resolver problemas de lentidão. No entanto, ainda assim é recomendável que você ao menos reinicie o seu PC periodicamente. Desligar ou reiniciar o computador significa fechar todos os processos e reabri-los novamente, o que pode ocasionar em uma melhor performance, para assim liberar o sistema e combater possíveis bugs e travamentos. Caso algum aplicativo ou dispositivo anexo, como uma impressora, deixe de funcionar, é ideal que você reinicie a máquina.

Vida útil do hardware

Todas as peças e componentes de um dispositivo possui um prazo de vida útil. E deixar o PC ligado o dia todo produz um estresse constante sobre esses componentes. Uma luz de fundo do monitor, por exemplo, pode durar cerca de 10 mil horas, e até mesmo o SSD tem um prazo de utilização, ele suporta aproximadamente 1 Petabyte de informação gravada. No entanto, é improvável que você use o seu dispositivo até o fim do prazo da vida útil do seu hardware, mas se você é apegado aos seus eletrônicos e deseja que a longevidade do seu PC seja acima do comum, é bom levar isso em conta e pensar em desligar o PC a noite.

Economia de energia

Obviamente manter o PC ligado direto por longos períodos envolvem um maior gasto de energia elétrica, então se você está preocupado com o orçamento, essa não é uma boa ideia. Inclusive, mesmo após desligado, se o dispositivo continuar conectado a tomada, ele continuará gastando uma quantidade mínima de energia.

Deixar o pc ligado direto gasta energia
Deixar o PC ligado direto traz um maior consumo de energia elétrica (Reprodução/Internet)

Portanto, se a intenção é anular a quantidade de energia gasta pelo computador quando ele não estiver sendo utilizado, lembre-se de retirar o plugue da tomada após desligá-lo. Mas se a intenção é apenas reduzir a quantidade de energia gasta, é importante manter o monitor desligado quando não estiver em uso: ele pode até mesmo sugar mais energia do que a CPU.

Menos incômodo com luzes e som

Deixar o pc ligado direto a noite
Deixar o PC ligado direto a noite pode deixar o ambiente menos confortável e silencioso (Reprodução/Internet)

Por fim, desligar o PC durante a noite pode deixar o ambiente mais silencioso e agradável. Mesmo sendo possível deixar o dispositivo ligado e silenciar os sons emitidos por alertas e notificações, apenas desligando-o você colocará fim ao ruído dos ventiladores de resfriamento e do disco rígido. Além disso, há quem se incomode com a luz azul ou com as muitas luzes RGB, se for um PC Gamer, a iluminação geralmente não pode ser totalmente desativada sem desligar o PC.

Risco de falhas no suprimento de energia

Quedas de energia, surtos elétricos e curtos-circuitos são raros de acontecer, mas caso ocorram quando o dispositivo está ligado podem danificam os componentes eletrônicos de um computador. Qualquer produto eletrônico que demande uma grande quantidade de energia pode sofrer com esses eventos caso estejam conectados a rede elétrica, tendo peças mais sensíveis como a de um PC ou não.

Dicas para estender a vida útil do PC

Picos de energia no pc
Picos de energia podem danificar computadores que ficam ligados o tempo todo (Reprodução/Internet)

Proteções contra picos de energia

Um pico de energia é algo raro de ocorrer, mas pode muito facilmente danificar um computador. Enquanto uma queda de energia não costuma ser prejudicial, as súbitas oscilações na tensão durante um pico de energia podem causar danos a qualquer eletrônico, principalmente aos componentes sensíveis de um computador. Para proteger o PC é preciso conecta-lo a um protetor contra surtos. Existem diferentes tipos no mercado como nobreaks, estabilizadores e filtros de linha, que atendem a todos os bolsos.

Faça uma limpeza regularmente

O calor é uma das principais causas de desgaste dos componentes elétricos de um computador. E a poeira só potencializa o calor gerado com o funcionamento do PC, ou seja componentes sujos geram mais calor, aumentando a possibilidade de danos. Para aumentar a vida útil do seu dispositivo é necessário realizar uma limpeza preventiva a cada seis meses para remover toda a sujeira e poeira acumulada pelo cooler.

Vale a pena suspender o PC?

“A opção de suspender funciona bem pois coloca o dispositivo em um estado de baixo consumo sem o desligar completamente”, afirma Steven Leslie. Nesse modo, o computador fará o sistema operacional desativar uma série de componentes não vitais, diminuindo o desgaste mecânico de algumas peças e a quantidade de energia consumida pela máquina. No entanto, a memória RAM do equipamento continuará ativa e suas operações poderão ser reativadas rapidamente voltando do ponto onde parou.

Descubra se você deve ou não desligar o seu computador antes de dormir
Há diferenças entre os dois modos de energia (Reprodução/Internet)

Assim, você não causa acúmulo de calor e não força o PC na hora de voltar a utilizá-lo. Isso ocorre em apenas alguns segundos a mais de espera para voltar a usar o computador normalmente e utiliza poucos watts de energia. Sendo um meio-termo viável, já que, enquanto oferece menor consumo de energia e não prejudica a vida útil do computador também entrega velocidade na hora da utilização.

Deixar o notebook ligado?

Em relação aos notebooks, a principal recomendação é ficar atento a bateria do dispositivo. Assim como os demais componentes do PC, a bateria possui uma duração limitada e uma quantidade de vezes que ela pode ser carregada. No geral, uma bateria suporta entre 500 a 1000 ciclos de carga em sua vida útil e utilizá-la sem necessidade provocará um desgaste desnecessário.

Deixar o notebook ligado
Em relação aos notebooks, a principal recomendação é ficar atento a bateria do dispositivo (Reprodução/Internet)

Se a sua dúvida é entre utilizar o notebook na tomada ou utilizar a sua carga de bateria mesmo em ambientes onde é possível carregá-lo, saiba que, as baterias de lítios, que são as mais usadas atualmente, possuem um sistema de proteção que corta o carregamento quando a bateria atinge 100% de carga e deixa a energia passar direto para o seu notebook. Diferente das baterias antigas que precisam ser totalmente descarregadas antes de uma nova carga devido ao efeito memória.

Esse sistema, no entanto, não impede totalmente o envelhecimento da bateria que ocorre naturalmente. As recomendações das fabricantes para evitar desgastes é manter a carga entre 20% e 80%, pois as baterias de lítio sofrem com baixos níveis de carga, evitar ligar e desligar o notebook muitas vezes durante o dia e utilizar o modo de suspensão de energia quando for utilizá-lo novamente em um curto período.

Veredito

Como podemos ver, não é vantajoso ligar e desligar o computador várias vezes ao dia. Não há mal em deixá-lo ligado durante a noite para executar uma verificação completa de vírus ou realizar um backup de arquivos. Se comodidade é o que você espera e deseja que ele esteja sempre pronto para funcionar pode deixá-lo ligado pelo tempo que precisar. Lembrando-se de ficar atento ao consumo de energia do seu equipamento.

O desgaste térmico causado por deixar o PC ligado o tempo inteiro também pode reduzir a vida útil dos seus componentes, mas é improvável que você o utilize por tanto tempo. No entanto, um computador se beneficiará de um reiniciamento de tempos em tempos, principalmente em dias muito quentes é melhor dar ao PC tempo para esfriar-se adequadamente, e se você for viajar ou passar muito tempo longe do PC, o melhor é desliga-lo, assim como também retirá-lo da tomada para evitar danos e custos a mais com a parte elétrica.

Descubra se você deve ou não desligar o seu computador antes de dormir
(Reprodução/Internet)

Então, desligar ou não o PC? A menos que você utilize o mesmo PC por décadas, os desgastes aos componentes eletrônicos causados pelas duas opções não serão suficientes para exigir muita preocupação. Em última análise, depende de suas necessidades. Mas ainda que não se tenha uma conclusão definitiva e que sirva para cada ser humano na face da terra, podemos resumir os prós e contras de deixar o PC ligado o dia todo para te ajudar a decidir:

Prós

  • Economia de tempo;
  • PC atualizado e verificado;
  • Possibilidade de uso remoto.
  • Menor desgaste dos componentes causado pelo ligar e desligar.

Contras

  • Economia de energia elétrica;
  • Diminuição do nível de ruído;
  • Evita problemas causadas por picos de energia;
  • Componentes mecânicos e monitores podem ganhar maior longevidade.

Veja também:

Para continuar aprendendo sobre computadores, confira os 5 melhores serviços de VPN grátis para PC e Mac.

Fonte: Digital Trends, Makeuseof e Panda Security.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
18
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados