Deixe o windows 10 mais rápido usando esses 21 truques. Se seu pc já não é mais o mesmo, fique tranquilo porque separamos 21 dicas que vão deixar o seu windows 10 mais rápido

Deixe o Windows 10 mais rápido usando esses 21 truques

Avatar of tiago pierre
Se seu PC já não é mais o mesmo, fique tranquilo porque separamos 21 dicas que vão deixar o seu Windows 10 mais rápido

Deixar o Windows 10 mais rápido pode ser mais fácil do que parece. Embora esse talvez já seja o sistema mais rápido e eficaz da Microsoft, é inevitável que ele se torne mais lento com o passar do tempo, isso acontece por diversos motivos, como vírus ou arquivos temporários ocupando espaço demais. Mas não precisa se preocupar porque algumas medidas bastante simples podem te ajudar a resolver esse problema e voltar a ter um Windows 10 com ótimo desempenho.

Tenha certeza de que você tem as atualizações mais recentes do Windows e dos drivers

Ter a versão mais recente do Windows 10 instalada é uma das maneiras mais eficazes de obter o máximo do seu computador. Ao buscar novas atualizações, o computador também procura drivers de dispositivos mais recentes que podem melhorar o desempenho.

Para verificar se há atualizações disponíveis siga os próximos passos:

1 – Selecione o botão Iniciar e depois selecione Configurações > Atualização e segurança > Windows Update > Verificar se há atualizações.

Como deixar sei windows 10 mais rápido
Deixe o Windows 10 mais rápido usando esses 21 truques

2 – Siga um desses dois passos:

  • Se o status disser “Você está atualizado”, vá para a próxima dica.
  • Se o status disser “Há atualizações disponíveis”, selecione Instalar agora.

3 – Selecione as atualizações que deseja e clique em Instalar.

4 – Reinicie o computador e veja se seu desempenho melhorou.

Reinicie o computador e abra somente aplicativos necessários naquele momento

Ter muitos aplicativos ou navegadores da web abertos ao mesmo tempo pode deixar seu computador mais lento. Por isso, feche tudo de desnecessário e observe se ajudará, caso não sinta melhora, reinicie o computador e abra apenas o que realmente precisa utilizar. Pode parecer óbvio demais, mas só essas duas dicas já podem resolver boa parte dos problemas.

Mas como reiniciar o computador?

1 – Selecione o botão iniciar, depois selecione Ligar/ Desligar > Reiniciar.

Reiniciar o computador
Deixe o Windows 10 mais rápido usando esses 21 truques

2 – Quando a reinicialização terminar, abra os aplicativos que precisa e feche-os quando terminar suas atividades.

Desative as dicas do Windows

O Windows 10 apresenta truques ao usuário que podem ajudar a usar melhor o sistema; no entanto, desabilitar essa função pode melhorar a performance do computador.

Desabilite as dicas seguindo esses passos:

1 – Selecione o botão Iniciar, depois Configurações > Sistema > Notificações e ações, em seguida desative a opção “Obter dicas, truques e sugestões de como usar o Windows”.

Desative as dicas do windows

Mude para o plano de energia de alto desempenho

O Windows 10 possui planos que permitem otimizar o uso de energia. O plano de “Alto desempenho”, por exemplo, permite que o computador use mais energia para operar mais rápido.

Para selecionar um novo plano de energia:

1 – Clique em Iniciar, selecione Configurações > Sistema > Energia e suspensão

2 – Selecione Configurações de energia adicionais na lista de opções que surgiu > Criar um plano de energia e selecione Alto desempenho.

Plano de energia

Solucione problemas de compatibilidade de programas

Aplicativos criados para versões anteriores do Windows ainda podem funcionar no Windows 10, mas é possível que deixem o computador um pouco mais lento. Caso perceba que isso está acontecendo, confira no site do fabricante do software se há uma versão atualizada ou siga os passos a seguir:

1 – Na caixa de pesquisas localizada na barra de tarefas, digite Solucionar problemas de configuração.

2 – Na lista de soluções de problemas, selecione Solução de Problemas de Compatibilidade de Programas > Executar a solução de problemas.

Solução de problemas de compatibilidade de programas

3 – Selecione o programa que está apresentando problemas, selecione Avançar e siga para a solução de problemas.

Desative aplicativos de fundo

Alguns aplicativos podem continuar executando tarefas em segundo plano, mesmo quando usados – você pode decidir quais aplicativos têm permissão para isso ou desativar esse recurso.

Veja como desativá-los:

1 – Selecione Iniciar, depois clique em Configurações > Privacidade > Aplicativos em segundo plano.

2 – Desative os aplicativos que deseja parar de executar em segundo plano ou desative a opção Permitir a execução de aplicativos em segundo plano para desativar o recurso para todos.

Deixe o windows 10 mais rápido usando esses 21 truques. Se seu pc já não é mais o mesmo, fique tranquilo porque separamos 21 dicas que vão deixar o seu windows 10 mais rápido

Essa opção está disponível para aplicativos da Microsoft Store e outros apps de área de trabalho precisam ser alterados em suas próprias configurações.

Use o ReadyBoost para ajudar a melhorar o desempenho

O ReadyBoot possibilita o uso de uma unidade removível para melhorar o desempenho de seu computador sem precisar abri-lo e adicionar mais memória RAM. Para usar o ReadyBoost, você precisará de um pendrive ou cartão de memória com, pelo menos, 500 MB livres e uma taxa de transferência alta. Caso o Windows esteja instalado em uma unidade de estado sólido (SSD), ele não poderá ser usado, porque a SSD já é rápida o suficiente e não apresentaria melhora com este dispositivo.

Siga o passo a passo para usar o ReadyBoost:

1 – Insira o pendrive em uma porta USB do computador.

2 – Selecione Explorador de Arquivos na barra de tarefas.

3 – Pressione e segure (ou clique com o botão direito do mouse) no pendrive (ou cartão SD) e selecione Propriedades.

Readyboost

4 – Selecione o guia ReadyBoost e selecione Usar este dispositivo. O Windows informará se o dispositivo utilizado não puder usar a ferramenta.

Propriedades do ready boost

5 – Depois que o Windows determinar quanto espaço livre será necessário para otimizar a memória, selecione OK para reservar esse espaço para o ReadyBoost. Ao examinar o conteúdo da unidade flash USB no Explorador de Arquivos, você verá um arquivo chamado ReadyBoost.sfcache, que mostra a quantidade de espaço reservada.

IMPORTANTE: essa funcionalidade tem dificuldade de rodar em ultrabooks. Ou seja, máquinas que utilizam SSD (disco de estado sólido) para armazenar e rodar o sistema operacional. Por isso, o uso do ReadyBoost é indicado para máquinas que usam unicamente discos rígidos.

Além disso, nem todos os pendrives funcionam nessa função. Você precisará realizar diferentes testes e avaliar qual pendrive é o que trará melhor resultado.

Tenha certeza de que o sistema está gerenciando o tamanho do arquivo de paginação

Arquivo de paginação é a área no disco rígido utilizada como memória pelo Windows. É possível ajudar a melhorar o desempenho do computador através da configuração do Windows 10 que gerencia o tamanho do arquivo de paginação automaticamente.

Verifique se o gerenciamento automático de arquivos de paginação está ativado da seguinte maneira:

1 – Na barra de pesquisa do menu iniciar, digite Exibir configurações avançadas do sistema e clique.

2 – Em Propriedades do Sistema, clique na guia Avançado e selecione Configurações na área de desempenho.

3 – Em Opções de Desempenho, clique na guia Avançado e selecione Alterar na área Memória virtual.

4 – Verifique se a caixa de seleção Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades está selecionada, caso não esteja, selecione-a e reinicie o computador.

Solução de problemas

Verifique se há pouco espaço no disco

O desempenho do seu computador pode melhorar com liberação de espaço no disco rígido.

Primeiro, verifique se há espaço insuficiente:

1 – Selecione o botão Iniciar e, depois, selecione Configurações > Sistema > Armazenamento.

Armazenamento no sistema

2 – Na área de armazenamento, você verá suas unidades listadas; observe a quantidade de espaço livre e o tamanho total de cada uma.

3 – Se seu computador não possuir espaço suficiente, passe para as próximas dicas.

Utilizando o Sensor de Armazenamento

O Sensor de Armazenamento pode ser usado para excluir arquivos temporários e desnecessários; também pode ser configurado para limpezas automáticas de acordo com as especificações adotadas pelo usuário.

Utilizando o Sensor de Armazenamento para excluir arquivos temporários:

1 – Selecione Arquivos temporários no detalhamento do armazenamento. Caso não encontre arquivos temporários listados, selecione Mostrar mais categorias.

Armazenamento com sensor
Deixe o Windows 10 mais rápido usando esses 21 truques

2 – O Windows levará alguns minutos para determinar quais arquivos e aplicativos estão ocupando mais espaço no computador.

3 – Selecione todos os itens que você deseja excluir e selecione Remover arquivos.

Arquivos temporários

Configurando o Sensor de Armazenamento

1 – Vá até Configurações e clique em Sistema. Na área Armazenamento, ative o Sensor de Armazenamento.

2 – Selecione Configurar o Sensor de Armazenamento ou executá-lo agora.

Sensor de armazenamento configurado

3 – Na área Sensor de Armazenamento, escolha a frequência com que você deseja que o Sensor de Armazenamento seja executado.

4 – Na área Arquivos Temporários, selecione Excluir arquivos temporários que meus aplicativos não estejam usando.

5 – Selecione os arquivos que você deseja que o Sensor de Armazenamento exclua (suas opções são arquivos na Lixeira e na pasta Downloads) e selecione os intervalos de tempo correspondentes.

6 – Role para baixo e selecione Limpar agora. O Windows pode demorar alguns minutos para concluir a limpeza, mas você receberá uma mensagem indicando a quantidade de espaço liberado no disco.

Liberando espaço

Executando a Limpeza de Disco.

1 – Digite Limpeza de Disco na área de pesquisa da barra de tarefas e selecione a opção.

2 – Marque a caixa de seleção ao lado do tipo de arquivo que você deseja excluir. Para exibir uma descrição de cada categoria de arquivo, selecione o nome. Por padrão, Arquivos de Programas BaixadosArquivos Temporários da Internet e Miniaturas estão marcados, é preciso desmarcá-los caso não queira excluí-los.

Limpeza de disco

3 – Para liberar ainda mais espaço, selecione Limpar arquivos do sistema; a Limpeza de Disco levará alguns minutos para calcular a quantidade de espaço que pode ser liberada. 

Quantidade de limpeza de disco

4 – Selecione os tipos de arquivos que deseja excluir, selecione OK e então selecione Excluir arquivos na janela de confirmação para iniciar a limpeza.

Se seu computador continuar apresentando lentidão, você pode excluir aplicativos que não usa mais

1 – Selecione o botão Iniciar e, depois, selecione Configurações > Sistema > Armazenamento > Apps e recursos

2 – Procure um app específico ou classifique-os para ver quais estão usando mais espaço.

3 – Quando você encontrar um app que queira remover, selecione-o na lista e escolha Desinstalar.

Aplicativos e armazenamento

4 – Reinicie o computador e verifique se o desempenho melhorou.

Também é possível mover arquivos para outra unidade, caso seu computador continue lento.

1 – Conecte uma mídia removível ao computador, como um pendrive.

Pendrive
Pendrives podem ajudar a guardar os arquivos. Armazenamento em nuvem também é indicado. Um serviço útil, por exemplo, é o Google Drive.

2 – Selecione Explorador de Arquivos na barra de tarefas e localize os arquivos que você quer mover.

3 – Selecione os arquivos, vá até Início, então selecione Mover para > Escolher local.

4 – Selecione a mídia removível na lista de locais e selecione Mover.

5 – Reinicie o computador e verifique se o desempenho melhorou.

Lembre-se: O Windows move arquivos para a lixeira e esvaziá-la pode liberar uma quantidade significativa de espaço no armazenamento.

Use a desfragmentação da unidade

Organizar os dados pode ajudar dispositivos com hardware mais antigo. Esse processo pode demorar bastante, dependendo da quantidade de dados armazenados, mas os arquivos serão reorganizados e se tornarão mais acessíveis.

Para executar a ferramenta de desfragmentação, siga essas etapas:

1 – Clique em Iniciar, abra as Configurações > Sistema > Armazenamento.

2 – Na seção “Mais configurações de armazenamento”, clique na opção Otimizar unidades.

Otimização de disco

3 – Selecione a unidade que precisa ser desfragmentada e clique no botão Otimizar.

Ajuste a aparência e o desempenho do Windows

O Windows 10 conta com vários efeitos visuais que podem usar recursos adicionais do sistema e tornar o computador mais lento, especialmente em modelos com menos quantidade de memória (RAM).

Veja como ajustar os efeitos visuais do Windows:

1 – Digite desempenho na caixa de pesquisas da barra de tarefas e selecione Ajustar a aparência e o desempenho do Windows.

2 – Na guia Efeitos Visuais, selecione Ajustar para obter melhor desempenho > Aplicar > OK.

Efeitos visuais

Pause a sincronização do OneDrive

Você pode salvar arquivos no computador ou no OneDrive por padrão e sincronizá-los entre os dois locais, o que permite que você acesse seus arquivos de qualquer dispositivo conectado à internet e ajuda a garantir que seus arquivos tenham backup caso o computador seja danificado ou perdido. No entanto, a sincronização necessária pode deixar o computador lento, por isso, você pode pausar temporariamente o OneDrive e ver se isso ajuda a melhorar o desempenho do computador.

Veja como fazer isso:

1 – Procure OneDrive na barra de tarefas, próximo à área de notificação.

2 – Selecione OneDrive Ajuda & Configurações Pausar sincronização, e, em seguida, escolha por quanto tempo você quer pausar a sincronização de seus arquivos.

Pausar sincronização

3 – Reinicie o computador e veja se os problemas de desempenho melhoraram.

4 – Para reiniciar a sincronização de seus arquivos, selecione OneDrive > Ajuda & Configurações > Retomar sincronização.

Desinstale programas pré-instalados

O Windows 10 possui vários softwares nativos instalados pela fabricante do computador, conhecidos como bloatwares; eles ocupam um espaço que pode prejudicar o desempenho do sistema.

Veja como desinstalar bloatwares que você não está usando:

1 – Selecione o botão Iniciar, em seguida busque por adicionar ou remover programas e acesse a lista de programas. Escolha os que não são úteis para você, clique neles com o botão direito e selecione Desinstalar.

Paint 3d
Deixe o Windows 10 mais rápido usando esses 21 truques

Desabilite programas de inicialização desnecessários

Ao ligar o computador, alguns programas são iniciados automaticamente e executados em segundo plano. Você pode até não perceber que eles estão em execução, mas isso aumenta o tempo que o Windows leva para ser iniciado. Você pode desativar os programas desnecessários e manter apenas os mais úteis seguindo a inicialização automática para deixar o Windows 10 mais rápido.

Como localizar os programas iniciados automaticamente ?

Você pode encontrá-los observando ícones de programas na área de notificação, localizada no canto direito da barra de tarefas.

Programas na barra de tarefas

Além de observar a barra, é possível localizar todos os programas executados automaticamente na inicialização:

1 – Selecione o botão Iniciar, depois Configurações > Aplicativos > Inicialização.

2 – Na área Aplicativos de Inicialização, encontre o programa que você quer impedir de iniciar automaticamente e defina-o como Desativado.

Inicialização automática
Deixe o Windows 10 mais rápido usando esses 21 truques

3 – Se você tiver o Windows 10 (versão 1709 ou anterior) instalado, pressione Ctrl + Alt + Delete, selecione Gerenciador de TarefasInicialização, clique no programa que você quer impedir de iniciar automaticamente e selecione Desabilitar.

Inicialização pelo gerenciador de tarefas

Instale aplicativos de boa qualidade

Busque instalar aplicativos bons e confiáveis, de preferência utilize os disponíveis na Microsoft Store, que tiveram desempenho e segurança verificados, mas, caso precise instalar de outra fonte, veja se é confiável e confirme se o app foi projetado para Windows 10.

Para instalar aplicativos da Microsoft Store, siga esses passos:

1 – Selecione Iniciar, depois clique em Microsoft Store.

2 – Use a caixa de pesquisa no canto superior direito para encontrar o aplicativo e o selecione no resultado.

Selecionar app

3 – Clique em Obter ou Instalar. Depois disso, o aplicativo será instalado no seu computador.

Verifique e remova vírus e malware

Seu computador pode ficar mais lento por cauda de um vírus ou software mal-intencionado – mensagens pop-up inesperadas e programas iniciados inesperadamente são alguns dos sinais de que seu computador pode estar com um desses problemas.

Você pode utilizar a Segurança do Windows para conferir se seu computador está infectado (para Windows 10 versão 1809 ou posterior) e assim deixar o Windows 10 mais rápido:

1 – Selecione o botão Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Segurança do Windows e, em seguida, selecione Abrir Segurança do Windows.

Segurança do windows

2 – Selecione Proteção contra vírus e ameaças, então selecione Verificar se há atualizações em Atualizações da proteção contra vírus e ameaças.

Atualizações de vírus e afins

3 – Na tela Atualizações de proteção, selecione Verificar se há atualizações para se certificar de que você tem as mais recentes.

4 – Selecione Proteção contra vírus e ameaças, depois Verificação rápida e aguarde o Windows terminar a verificação de vírus e malware.

5 – De acordo com os resultados da verificação, siga um desses passos:

  • Execute a verificação avançada recomendada. Essa verificação leva mais tempo, mas procura por ameaças em seu computador de forma mais minuciosa.
  • Se a Segurança do Windows encontrar um vírus ou malware que não puder ser removido ou colocado em quarentena, entre em contato com o suporte da Microsoft para obter ajuda.
  • Se nenhum vírus for encontrado, reinicie o computador e tente reproduzir o problema de desempenho que você estava tendo com o computador.

Verificação Offline do Microsoft Defender

Você também pode usar a versão offline do Microsoft Defender. A verificação pode demorar alguns minutos, mas irá detectar e remover ameaças que não puderam ser removidas com o Windows em execução.

1 – Selecione o botão Iniciar, depois Configurações > Atualização e Segurança > Segurança do Windows e, em seguida, selecione Abrir Segurança do Windows.

2 – Selecione Proteção contra vírus e ameaças e, em Ameaças atuais, escolha Opções de verificação > Verificação do Windows Defender Offline > Verificar agora.

Proteção contra vírus e ameaças
Deixe o Windows 10 mais rápido usando esses 21 truques
Opções de verificação do windows
Deixe o Windows 10 mais rápido usando esses 21 truques

Restaure o dispositivo para os padões de fábrica

Redefinindo para os padrões de fábrica, seu sistema operacional ficará completamente limpo e isso pode ajudar bastante no desempenho, tornando o Windows 10 mais rápido. Você pode escolher apagar seus arquivos e fazer backup ou copiá-los para uma unidade externa.

Como redefinir o dispositivo para configurações de fábrica ?

1 – Selecione Iniciar, abra as Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação.

2 – Na seção “Restaurar o PC”, clique em Começar agora.

Deixe o windows 10 mais rápido usando esses 21 truques. Se seu pc já não é mais o mesmo, fique tranquilo porque separamos 21 dicas que vão deixar o seu windows 10 mais rápido
Deixe o Windows 10 mais rápido usando esses 21 truques

3 – Clique no botão Manter meus arquivos. (Caso queira excluí-los, selecione Remover tudo)

Remoção dos arquivos

4 – Selecione Reinstalação local > Avançar > Reiniciar.

Restaure o computador a partir de um ponto de restauração do sistema

Você pode restaurar seu computador para um ponto anterior às alterações recentes, como atualizações ou instalação de apps que possam estar prejudicando o desempenho dele.

Como restaurar o computador a partir de um ponto de restauração:

1 – Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite ponto de restauração e selecione Criar um ponto de restauração na lista de resultados.

2 – Na guia Proteção do Sistema, selecione Restauração do Sistema.

Ponto de restauração

3 – Selecione Avançar > escolha o ponto de restauração relacionado ao aplicativo, driver ou atualização que pode estar causando o problema. Em seguida, pressione Avançar > Concluir.

4 – Reinicie o computador

Se você não encontrar pontos de restauração, pode ser que a proteção do sistema esteja desativada.

Veja como ativá-la:

1 – Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite ponto de restauração e selecione Criar um ponto de restauração na lista de resultados.

2 – Na guia Proteção do Sistema, selecione Configurar.

3 – Selecione Ativar proteção do sistema > OK.

Proteção do sistema

Desative a indexação de pesquisa

A possibilidade de pesquisar aplicativos, configurações e arquivos é um recurso importante do Windows 10, mas, se você conseguir organizar seus arquivos, ele pode ser bastante dispensável.

Para configurar o indexador siga esses passos:

1 – Clique em Iniciar e abra as Configurações > Pesquisar > Pesquisando no Windows

2 – Na seção “Mais configurações do indexador de pesquisa”, clique na opção Configurações avançadas do indexador de pesquisa.

Deixe o windows 10 mais rápido usando esses 21 truques. Se seu pc já não é mais o mesmo, fique tranquilo porque separamos 21 dicas que vão deixar o seu windows 10 mais rápido

3 – Clique em Modificar > Mostrar todos os locais.

4 – Limpe os locais selecionados na seção “Alterar locais selecionados” .

Deixe o windows 10 mais rápido usando esses 21 truques. Se seu pc já não é mais o mesmo, fique tranquilo porque separamos 21 dicas que vão deixar o seu windows 10 mais rápido

Repare arquivos de instalação do Windows

Arquivos de sistema corrompidos também podem afetar o desempenho de seu computador. Você pode usar as ferramentas de linha de comando do serviço de imagem de implantação e ferramenta de gerenciamento (DISM) e do verificador de arquivos do sistema (SFC) para corrigir a configuração sem reinstalar.

Corrigindo arquivos com DISM

1 – Clique em Iniciar e pesquise por “Prompt de Comando”, clique com o botão direito no resultado superior e clique na opção Executar como Administrador.

Deixe o windows 10 mais rápido usando esses 21 truques. Se seu pc já não é mais o mesmo, fique tranquilo porque separamos 21 dicas que vão deixar o seu windows 10 mais rápido
Deixe o Windows 10 mais rápido usando esses 21 truques

2 – Digite o seguinte comando para reparar a instalação e pressione Enter: DISM / Online / Cleanup – image / Restorehealth

Deixe o windows 10 mais rápido usando esses 21 truques. Se seu pc já não é mais o mesmo, fique tranquilo porque separamos 21 dicas que vão deixar o seu windows 10 mais rápido
Deixe o Windows 10 mais rápido usando esses 21 truques

Caso a varredura encontre problemas, use a ferramenta SFC.

Corrigindo arquivos com SFC

1 – Clique em Iniciar e pesquise por “Prompt de Comando”, clique com o botão direito no resultado superior e clique na opção Executar como Administrador.

2 – Digite o seguinte comando para reparar a instalação e pressione Enter: sfc /scannow

Deixe o windows 10 mais rápido usando esses 21 truques. Se seu pc já não é mais o mesmo, fique tranquilo porque separamos 21 dicas que vão deixar o seu windows 10 mais rápido
Deixe o Windows 10 mais rápido usando esses 21 truques

Atualize para uma unidade mais rápida.

Exemplo de ssd
SSD funciona eletricamente, por isso, ele é muito mais veloz para ler e escrever no disco e deixa o Windows 10 mais rápido.

Você pode atualizar o disco rígido de HDD para SDD, que não possui partes móveis e possibilita que os dados sejam lidos mais rapidamente. O Windows 10 inicializa com mais rapidez e o desempenho geral se torna mais ágil.

Gostou desse artigo sobre como deixar o Windows 10 mais rápido? Então você também pode gostar de ler sobre os 17 truques do Windows 10 que você precisa saber .

Fontes: Techradar, Microsoft, PCmag, Windows Central.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
24
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados