Aplicativo do uber abert

Descubra qual nota da Uber você recebeu de motoristas

Avatar de victor pacheco
Novidade permite que você saiba a nota da Uber de suas últimas 500 corridas; aproveite para aprender como ter um perfil bem avaliado pelos motoristas

Se você abrir seu aplicativo agora, qual sua nota da Uber? Apesar de termos acesso à média geral que indica a sua reputação de cliente no aplicativo de viagens, uma novidade que estreou junto com a nova Central de Privacidade permite que você saiba quantas estrelas na Uber recebeu de acordo com as últimas 500 viagens que realizou.

Veja como acessar esta central agora mesmo e como você pode melhorar a pontuação de seu perfil — por mais que isso pareça um grande episódio de Black Mirror.

Qual nota é boa para passageiro na Uber?

A plataforma não estabelece o que seria uma boa nota para os passageiros na Uber, entretanto é um senso entre usuários que um cliente exemplar terá nota acima de 4,0 no aplicativo. Muitas pessoas levam a pontuação de estrelas na Uber a sério e acredite, os motoristas fazem a seleção de passageiros de acordo com este mesmo dado.

Mulher acessando central de privacidade do uber
Uber pode desativar contas com baixa avaliação (Foto: Reprodução/Internet)

Além disso, um ponto de atenção é que se seu perfil ficar com uma nota abaixo de 4,0 há o risco de você perder sua conta. Dessa forma, se por algum motivo você tiver mais cancelamentos do que o normal, não estranhe.

Esta é uma das regras mais rígidas para usar o aplicativo e a empresa explica que não há motivos adicionais para que um perfil que apenas possui avaliações negativas siga como cliente. Cuide de seu perfil para não ter que optar por alternativas que podem ser mais caras, ou então de menor qualidade.

Esperamos que apenas um pequeno número de passageiros acabe sendo impactado por desativações baseadas em notas, mas esta é a coisa certa a fazer

Uber sobre desativação de perfis com nota abaixo de 4,0

Por que minha nota da Uber é baixa?

Se você realizou a conferência no perfil e não atingiu a nota média acima de 4, então considere-se uma pessoa com poucas estrelas na Uber. Há muitos motivos que podem levar uma pessoa a ter uma avaliação negativa, mas saiba que clientes que acabam deixando lixo no carro durante a viagem são uma das justificativas mais comuns entre os motoristas.

Pessoa dando estrelas no uber
Muitos motivos podem fazer com que seu perfil tenha uma nota baixa (Foto: Reprodução/Internet)

Atrasos e possíveis reorganizações de rotas (que geram gastos extras) também podem ser motivos para receber uma avaliação com nota baixa. Sempre entenda que, apesar de você ser o contratante, a viagem deve ser agradável para ambos os envolvidos.

Da mesma forma que você avalia os motoristas pelo serviço oferecido, os parceiros da empresa também avaliam os clientes. Lembre-se que perfis com notas muito baixas podem ter seus perfis deletados da Uber. Você não gostaria de perder a conta por um simples descuido, certo?

Como ter mais estrelas na Uber?

Se você teve problemas nas últimas corridas e a nota de seu perfil está abaixo de 4, não há com o que se preocupar — ainda. Existem boas formas de melhorar isso e conseguir ter mais estrelas na Uber. Veja estas dicas que foram dadas pelos próprios motoristas.

Leve seu lixo

Como dissemos no começo da matéria, os motoristas não gostam de passageiros que deixam lixo para trás ou provocam uma grande sujeira durante toda a viagem. Dessa forma, se estiver comendo ou acabar de comprar um novo item, coloque todo o lixo em uma sacola e leve consigo, descartando na lixeira mais próxima.

Lixo no carro
Não deixe de levar seu lixo quando sair do Uber (Foto: Reprodução/Internet)

Não deixe sua bagunça para trás pois isso pode causar uma má impressão no dia a dia dos motoristas, já que diversos passageiros são levados de um lado para o outro durante todo um dia.

Segurança é importante

Se você teve alguma corrida na Uber durante o pico da pandemia e até mesmo durante os dias atuais, com toda certeza sabe que os passageiros não podem mais viajar no banco da frente por conta do motorista estar muito perto (lembre-se das regras de distanciamento social).

Dessa forma, até três pessoas — ao invés do limite de quatro viajantes em um mesmo carro — precisam usar o banco traseiro. O que pode fazer com que o cinto de segurança seja esquecido.

Motorista do uber com máscara levando uma pessoa no banco traseiro
Mesmo que esteja no banco traseiro, você também deve usar o cinto de segurança (Foto: Reprodução/Internet)

Mas se você deseja aumentar sua nota da Uber, é importante (e mais seguro) que realmente coloque o cinto de segurança, mesmo se estiver na parte de trás do carro. Este é um dos motivos pelos qual os motoristas acabam avaliando passageiros com uma nota negativa.

Não atrase

Descubra qual nota da uber você recebeu de motoristas. Novidade permite que você saiba a nota da uber de suas últimas 500 corridas; aproveite para aprender como ter um perfil bem avaliado pelos motoristas
Atrasos para entrar no veiculo podem fazer o motorista da Uber avaliar negativamente o usuário (Imagem: Depositphotos)

Esta é outra regra básica, mas que muitas pessoas ainda deixam de lado. Além de possivelmente atrapalhar o trânsito no local onde está parado, um motorista da Uber pode deixar de ter novas corridas enquanto lhe espera.

Com isso em mente, apenas solicite uma nova corrida quando realmente estiver no local de partida e sempre faça o acompanhamento no próprio aplicativo para saber em quanto tempo o motorista irá chegar. Vale a pena ir para o local de encontro cinco minutos antes do combinado para evitar problemas (e uma nota negativa).

Trate todos com respeito

Muitas pessoas levam o ditado ” O cliente tem sempre razão” ao pé da letra, e não é difícil achar casos que passaram dos limites. Lembre-se que antes de sermos o passageiro que está pagando a corrida ou o motorista que está trabalhando, todos ainda somos humanos no final do dia. Sempre trate a pessoa que está dirigindo da mesma forma que você gostaria de ser tratado.

Motorista do uber sorrindo para passageiro
Lembre-se de tratar o motorista com a maior educação possível (Foto: Reprodução/Internet)

Se por algum motivo o motorista se sentir intimidado ou até mesmo ameaçado, é possível fazer uma denúncia que pode resultar na perda da conta. Então atente-se para que mesmo nos dias mais difíceis, você não trate o motorista de uma forma mal educada.

Não precisa bater a porta!

É muito importante que você não feche a porta de uma forma brusca. Este é um dos motivos pelo qual os motoristas mais tiram estrelas de passageiros na hora da avaliação.

Pessoa fechando porta do carro
Não precisa colocar força na hora de entrar ou sair do carro! (Foto: Reprodução/Internet)

Seguindo estas dicas, tenha certeza que sua avaliação da Uber irá melhorar nos próximos dias e você sairá do limite de perder a conta por algumas ações que poderiam ser evitadas.

Consigo saber quem me deu avaliação da Uber?

Apesar de ter um sistema de classificação para passageiros, a Uber não permite que você veja quais pessoas lhe deram cada uma das notas. Além da privacidade, imagine se você sabe quem lhe deu menos de três estrelas e os dois voltam a se encontrar no aplicativo? É por este motivo que apenas uma média é exibida no topo de seu perfil.

Avaliação do uber
A avaliação que os motoristas fazem sobre os passageiros não é divulgada, apenas uma média (Foto: Reprodução/Internet)

Mas o lançamento da nova central de privacidade da Uber permitiu que os passageiros tenham acesso a mais informações. É importante lembrar que sempre que um motorista aceita sua corrida, você pode verificar a avaliação e comentários deixados por pessoas que já viajaram com o mesmo profissional.

Como ver a nota da Uber?

De uma forma bem simples, você pode facilmente conferir a nota de seu perfil da Uber. Basta abrir o aplicativo e em seguida clicar na foto de perfil localizada no canto superior direito. A sua nota será exibida abaixo de seu nome, veja:

Passo a passo para ver nota da uber
Sua nota pode ser visualizada em dois passos (Foto: Captura de tela/Showmetech)

Como ver as avaliações em detalhes?

Desde o dia 16 de fevereiro, a Uber permite que todos os clientes vejam as notas que receberam nas últimas 500 corridas com maiores detalhes. O passo a passo é fácil e pode ser feito em qualquer conta.

Primeiramente, acesse seu aplicativo ou faça login em sua conta no site oficial da Uber. Agora, clique na foto de perfil para ver mais detalhes sobre sua conta e depois selecione as Configurações.

Tutorial para achar avaliações da uber
Primeiramente será necessário encontrar as configurações do app (Foto: Captura de tela/Showmetech)

Quando a nova tela for exibida, você precisará selecionar a opção Privacidade e depois clicar em Central de Privacidade.

Foto ilustrativa para acessar central de privacidade com estrelas no uber
Central de privacidade ficou disponível desde o dia 03 de fevereiro (Foto: Captura de tela/Showmetech)

Agora basta rolar os blocos quadrados até localizar “Quer ver um resumo do seu uso do App da Uber?” e depois clique em “Ver resumo“. Agora é hora de deslizar a tela até “Avaliações” e depois em “Ver minhas avaliações“.

Foto ilustrativa sobre como ver nota do uber
Suas notas serão exibidas com detalhes (Foto: Captura de tela/Showmetech)

E pronto, você já estará vendo as avaliações em detalhes. Lembrando que as informações exibidas não falam sobre corridas separadas. Esta é a tela que será exibida:

Tutorial para achar avaliações da uber
Todas as suas avaliações podem ser visualizadas no aplicativo (Foto: Captura de tela/Showmetech)

Viu como é simples? Quantas viagens com cinco estrelas você possui? E o que achou das dicas para ter uma melhor nota da Uber? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Sabia que o serviço Uber Eats deixará de entregar comidas a partir de março? Entenda o caso em nossa matéria especial

Fontes: G1 l Uber

Inscreva-se para receber nossas notícias:

2 comentários
  1. Sinto muito em informar que avaliações abaixo de 4,75 já é mal vista pelo motorista. 4.0 então nem pensar. O motorista com avaliação abaixo de 4,65 já corre o risco de ser banido da plataforma.

  2. Nunca verifiquei minha nota. Uso pouco o aplicativo por minha família ter automóvel, só eventualmente, e no dia 27/2/23 foi a minha última utilização. Viemos eu e minha irmã do hospital para casa.
    No dia 29/2 precisei novamente usar o aplicativo e não conseguia por ser informada que tive cancelamento definitivo de uso.
    Fiquei surpresa e questionei o que havia ocorrido e não me informavam, somente que eu tinha descumprido os termos de uso.
    Sinceramente estou assustada com isto pois tenho certeza que nada fiz. Sou idosa e utilizei como sempre faço. Jamais tive qualquer problema com o aplicativo. Até no exterior já utilizei!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados