Conecte-se conosco
A estética dos anos 80

Geral

Design: Como surgiu o visual e a estética dos anos 80?

Embora os penteados volumosos já não façam parte do cotidiano, a estética dos anos 80 foi uma das mais marcantes. Entenda o motivo

Definir a estética de uma época não é exatamente uma tarefa fácil. As passagens de tempo são muito bem definidas no calendário, mas os fenômenos culturais acontecem de forma ininterrupta. A espontaneidade da cultura não aguarda por datas para dar início ou fim à novas tendências.

Mas quando o assunto são os anos 80, talvez a coisa não seja tão espontânea assim. Cada década teve seus marcos, muitas vezes transbordando para a década da frente ou se nutrindo da anterior. Os anos 80 foram singulares em muitos aspectos, e em especial, a estética. E nesse caso, há um grupo de pessoas e uma linha de tempo mais bem desenhados.

As formas, as cores, o estilo e a moda oitentistas são extremamente característicos. Não são poucas as pessoas que consideram a década como a preferida em termos de estilo de vida, música e design. E de fato, no caso da estética que permeou a década de 80, o chamado Grupo de Memphis teve um papel fundamental.

Grupo de Memphis

Imagem do Grupo do Memphis, responsável pelo vocabulário estético dos anos 80

A origem da estética da década de 80 – Memphis Groups

O Grupo de Memphis foi fundado em 1981 e foi quem introduziu o padrão visual que ao longo da década iria se tornar marca registrada da época.

Ettore Sottsass, arquiteto italiano, foi o principal fundador do grupo. Junto com vários outros designers e criadores insatisfeitos com a abordagem funcional e minimalista do modernismo, desenvolveu a linguagem que deu à estética dos anos 80 o retrato que possui hoje.

Ettore Sottsass

Ettore Sottsass, fundador do Grupo de Memphis e um dos principais nomes por trás da estética da década de 80

O grupo foi fundado na Itália, mas tinha membros de diversas partes do mundo. Alinhados com a tradição do Design Radical, movimento da Itália da década de 60 que questionava a arquitetura modernista, o grupo propôs uma nova linguagem  visual e de design. Algumas das ideias que emergiram foram:

  • Distorção de formas tradicionais;
  • Cores vivas e fortes;
  • Foco na ironia social mais do que na função prática das coisas;

Influências além dos anos 80

A primeira exposição do grupo no Salão de Design de Milão em 1981 ganhou grande apelo midiático devido à nova abordagem. Ao fim, acabou por se disseminar por várias áreas da sociedade, sendo um dos principais componentes do visual que estamos acostumados a chamar como típico dos anos 80.

Brazil Table

A Brazil Table, de Peter Shirte

Peter Shire foi outro nome fundamental do Memphis Group. Um dos representantes americanos que participou do Salão de 1981, é dele a Brazil Table. Representada na imagem acima, a imagem é o retrato da proposta do grupo. Inclusive, a MTV, outro marco da década de 80, também foi inaugurada em 1981.

O logo da emissora, em cores fortes e com design gráfico característico do grupo de Memphis, já era indicativo da influência da nova tendência. De fato, as principais revistas e publicações de design da época repercutiram os lançamentos de 1981. Por toda a década o grupo exerceu profunda influência no padrão visual.

Inauguração da MTV

Inauguração da MTV em 1981

O fim da década de 80?

O Grupo de Memphis terminou no ano de 1987. Os vários móveis que foram lançados na feira de 1981 e posteriormente não foram exatamente um sucesso de vendas. Pouco funcionais para a vida doméstica, as criações do grupo acabaram por ser mais influentes como símbolo da cultura visual e de vida do que como utensílios de casa.

Mesmo após o fim em 1987, o design e as formas que marcaram a estética dos anos 80 continuaram a emergir eventualmente. Um bom exemplo é o Apple Watch de 1995, que era dado de presente aos compradores do sistema MAC e é totalmente influenciado pelo visual de 1980. Desfiles de moda e móveis com design contemporâneo frequentemente também retomam o movimento de Ettore Sottsass.

Apple Watch de 1995

Apple Watch de 1995 era dado de graça para os compradores do Mac. Design foi inspirado nos padrões dos anos 80

Poucas décadas tiveram um grupo de pessoas e uma estética tão bem definida como a de 80. Você conhecia o Grupo de Memphis? Compraria uma Brazil Table para você? Não foram só os penteados volumosos e o Hard Rock que fizeram a vida nos anos 80. O pano de fundo visual e de formas de todos aqueles anos vieram de uma proposta de design bem definida. E mesmo depois da passagem do ’80’ para o ’90’, essas ideais ainda inspiram criadores ao redor do mundo.

Engenheiro eletro-eletrônico. Apaixonado por eletrônica, programação e ciências em geral. Escritor e redator por paixão à escrita.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Advertisement

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir