Dolphin 5 traz melhorias na emulação de jogos de Wii

A nova versão do emulador de Wii traz melhorias de compatibilidade e performance em diversos games.

Dolphin 5 - Release Banner

O emulador Dolphin é conhecido pela excelência em permitir a execução de jogos de GameCube e Wii no computador. A compatibilidade com acessórios oficiais do Wii e emulação em alta definição são alguns dos chamarizes do software, que é open source e possui uma equipe de colaboradores extremamente ativa.

Dois anos e seis meses após o lançamento da última versão estável, a equipe do Dolphin disponibilizou para download a versão 5.0. Segundo o blog oficial, o Dolphin 5.0 é o maior lançamento do projeto.

As versões antigas sacrificavam a performance em troca de uma maior fidelidade na emulação. Na nova versão, o código base foi limpo – removendo hacks e recursos desatualizados, resultando em ganhos significativos de performance. A nova versão também perde o suporte para sistemas operacionais de 32 bit, Windows XP e Vista.

Agora, há suporte experimental ao DirectX 12 e há planos para que as futuras versões suportem Vulkan – o que é especialmente interessante para usuários com placas gráficas AMD.

O Dolphin 5.0 está sendo recebido com bastante fervor pela comunidade. Já é possível encontrar relatos de games antes injogáveis que agora funcionam perfeitamente.

Você pode conferir o changelog e mais detalhes sobre a nova versão no blog oficial do Dolphin (em inglês).

5 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário:

  • Parabéns aos desenvolvedores deste emulador, realmente a versão 5.0 ficou ótima, melhorou bastante a jogabilidade em vários jogos. Eu rodava o Rogue Squadron com engasgos, som ficava com ruídos, gráficos cortados… mas agora está rodando suave, lindo, lindo.

      • Fala IRRA! O meu PC conta com um processador antigo, AMD Phenom II X4 910 (2,6GHz), 8GB DDR 3 hyper X, placa de vídeo GeForce GTX 650 TI BOOST 2GB. Como eu disse no post anterior, ao rodar o Star Wars Rogue Squadron 2 no emulador DOLPHIN 4.X, o som neste jogo ficava cortado, os gráficos não apareciam corretamente, ficava engasgando. Ao instalar a versão 5.0, fui logo experimentar o SWRS 2 e para a minha felicidade, a tela de MENU está sem cortes, o som limpo, velocidade a 60FPS, totalmente jogável, porém como tenho um processador antigo, acredito que o mesmo não tenha poder suficiente atualmente, em poucos momentos o game dá uma engasgada como se fosse processar algo, mas depois corre limpo. E a tua configuração, qual é?

        • a minha é bem pior kkkkk AMD 64 Athlon X2 2,4ghz, 4GB ram, Placa de vídeo Geforce 9500gt 1gb, estou fazendo uma mini pesquisa pq pretendo dá um update na minha cpu, mas estou conseguindo rodar jogos de wii a 60fps nesse emulador