Apple disponibiliza Final Cut Pro X e Logic Pro X gratuitamente por 90 dias

trial edição apple
Final Cut Pro X e Logic Pro X, programas de edição da Apple voltados para profissionais, estão com um período de teste grátis por 90 dias
Anúncio
Apple disponibiliza Final Cut Pro X e Logic Pro X gratuitamente por 90 dias

Durante este período de quarentena, muitas pessoas estão optando por usar o tempo livre para aprender algumas habilidades novas e melhorar o currículo para quando tudo retornar ao normal, e a Apple tem uma boa oferta para quem quer aprender edição de áudio e vídeo de forma profissional.

A empresa de Cupertino está oferecendo uma licença para 90 dias de uso gratuito tanto para o Final Cut Pro X quanto para o Logic Pro X, seus dois programas voltados para quem trabalha de forma profissional com edição de vídeos e de músicas.

Até então, a Apple já oferecia para os usuários um período de 30 dias de teste gratuito para uso do Final Cut Pro X, e apenas depois desse período que o usuário precisaria comprar a licença do programa para continuar usando-o. Já o Logic Pro X nunca ofereceu qualquer tipo de teste grátis, e esta será a primeira vez que as pessoas que não conhecem o programa poderão testá-lo sem precisar pagar.

Edição com o Final Cut Pro X

edição final cut

Lançado em junho de 2011, o Final Cut Pro X é o sucessor do Final Cut Pro, e tem como foco não o público geral que queira fazer uma edição simples de vídeo (para estes usuários, a empresa disponibiliza o iMovie), mas sim aqueles que trabalham com a edição de vídeos de forma profissional.

Assim, o programa é utilizado largamente por autônomos que trabalham com edição, produtoras de vídeos diversos (como publicitários, educativos, entre outros) e até mesmo alguns estúdios de cinema e de televisão. O programa da Apple foi utilizado, por exemplo, para efetuar a edição de What Happened Miss Simone? (documentário sobre a vida da cantora Nina Simone) e nas séries de TV Trailer Park Boys e Acerto de Contas.

O programa possui uma série de ferramentas para ajudar os produtores de conteúdo profissionais, como a possibilidade de se trabalhar com edição de vídeo em 360º e gradação de cor avançada (como HDR e ProRes RAW), o que o torna um dos preferidos por quem precisa efetuar um trabalho de edição com maior qualidade.

Por isso, o programa não é leve, e para rodá-lo de maneira satisfatória é necessário ter uma máquina rodando com no mínimo a versão 10.14.6 do macOS, pelo menos 4 GB de memória RAM (ou 8GB para o caso de você querer trabalhar com gravações em 360º ou edição de vídeos em 4K), uma placa de vídeo com pelo menos 1 GB de VRAM e 3,8 GB de espaço em disco para a instalação. Vale à pena lembrar que não há versões para Windows ou Linux.

Você pode acessar o teste gratuito acessando a página oficial do Final Cut Pro X e, no menu superior, escolher a opção “Teste gratuito”. Depois disso, é só fazer o cadastro de seus dados, efetuar o download do programa e começar a usá-lo no seu Mac.

Edição com o Logic Pro X

edição logic pro

Lançado em julho de 2013, o Logic Pro X é a versão mais recente desta estação de trabalho de áudio digital (DAW na sigla em inglês) da Apple, e é um dos programas mais utilizados por engenheiros de som em estúdios de música ao redor do mundo.

Assim como o Final Cut Pro X, o Logic Pro X não é voltado para o público amador de edição de áudio (para isso, a Apple oferece o GarageBand), mas sim para profissionais da música que necessitam de um programa robusto para gravações em estúdios com equipamento de ponta.

Assim, o Logic Pro X possui algumas ferramentas criadas para facilitar a vida desses profissionais, como o Smart Tempo (que permite que as gravações das faixas de instrumentos sejam feitas sem um metrônomo, pois a ferramenta permite que o software mantenha todas as faixas no mesmo tempo) além do Drummer, que possui tantas opções de configuração que a Apple garante que a ferramenta muitas vezes substitui o uso de um baterista real.

E claro, para usar este programa em seu máximo, além de um sistema de captação profissional, é necessário um computador rodando o macOS 10.13.6 ou superior, pelo menos 4 GB de memória RAM, uma placa de vídeo compatível com OpenCL e 63 GB de espaço no HD para se instalar a versão completa com toda a biblioteca de efeitos sonoros da Apple. Como no Final Cut Pro X, não há versões para Windows e Linux.

Por enquanto, a página oficial do Logic Pro X no site brasileiro da Apple ainda não possuía o botão de teste grátis no período que esta matéria foi escrita, mas como este botão já estava na página do Final Cut Pro X – e permitindo o cadastro para um período grátis de 90 dias – é esperado que dentro dos próximos dias este teste grátis do programa de edição de som profissional também seja disponibilizado aqui no Brasil.

Mas, se for seguir o exemplo do site dos Estados Unidos, assim que a Apple liberar o teste gratuito por aqui o botão não irá aparecer no menu superior (como acontece com o Final Cut Pro X), mas sim no meio da página de entrada, logo abaixo do nome do programa.

Fonte: LifeHacker, Wikipedia

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter