Engajamento no instagram é melhor ao usar menos hashtags, mostra estudo. Estudo mostra que menos é mais para atingir um bom engajamento no instagram

Engajamento no Instagram é melhor ao usar menos hashtags, mostra estudo

Avatar of tiago rodrigues
Estudo mostra que menos é mais para atingir um bom engajamento no Instagram

Um estudo recente sobre engajamento no Instagram foi feito pela Emplifi, plataforma líder no mundo em Customer Experience, reunindo Marketing, atendimento ao cliente e comércio social, para ajudar as empresas a oferecer o melhor atendimento ao cliente. O estudo feito pela empresa fez um levantamento sobre o uso das hashtags (#) nas publicações da rede social. No fim das contas, os registros mostram que nem sempre colocar muitas hashtags trarão mais engajamento.

Como foi feito o estudo?

A Emplifi analisou perfis de mídia e percebeu que as que não utilizaram hashtags em suas publicações obtiveram um melhor engajamento no Instagram, praticamente o dobro da média de interações dos posts com hashtags, algo em torno de 1500 interações. Já posts com uma ou duas hashtags tiveram cerca de 750 interações, como podem ver no gráfico a seguir:

Engajamento no instagram diminui com o excesso de hashtags
Engajamento no Instagram diminui com o excesso de hashtags

Outro ponto que a empresa analisou foram em perfis de marcas. Os resultados no engajamento para perfis que utilizaram entre uma e duas tags nos posts foram melhores que publicações de perfis sem nenhuma tag ou mais de duas hashtags.

Posts sem nenhuma hashtag conseguiram em média um número de 250 interações, enquanto os que tinham uma ou duas se saíram um pouco melhor, um pouco acima das 250 interações. No entanto, a partir de três tags, o engajamento das publicações tendem a diminuir, com um número entre 150 a 200 interações.

Engajamento no instagram diminui com o excesso de hashtags
Uma ou duas hashtags podem ser benéficas em perfis de marcas, mas muitas tags podem ser um problema

Dicas para usar melhor as hashtags no Instagram

Como deu para ver com as informações do estudo da Emplifi, a questão das hashtags é um problema se for um excesso, mas em alguns casos pode ser ruim se não tiver nenhuma também. Para te ajudar nisso, vamos te esclarecer algumas coisas e dar alguns toques que podem ser cruciais na hora de fazer uma publicação.

As hashtags não são um problema, a forma como as utilizamos sim

Isso porque diferente das outras redes sociais, como Twitter ou Snapchat, por exemplo, que você pode colocar praticamente qualquer tag, no Instagram precisamos estar sempre atentos, pois o mesmo pode te penalizar por diversos motivos. Um deles é utilizar tags banidas.

Ao utilizar essas tags, seja qual for o motivo, você estará diminuindo e muito as chances da sua publicação alcançar mais pessoas. Atualmente são mais de 60 mil tags banidas no Instagram. Outro ponto é que as pessoas que mais utilizam hashtags são as que menos utilizam o Instagram, afinal estão tentando atingir um melhor engajamento e mais público a qualquer custo e é aí que as coisas dão errado.

Engajamento no instagram é melhor ao usar menos hashtags, mostra estudo. Estudo mostra que menos é mais para atingir um bom engajamento no instagram
#love entre as mais usadas na rede social

Para ajudar, grande parte das pessoas que utilizam muito as hashtags acabam as utilizando de forma repetitiva. A tag mais popular é “#love” atualmente. Ela aparece mais de 4 milhões de vezes no Instagram (cerca de 3,8% dos posts). Se você sempre utiliza essa mesma tag em todas as suas fotos, você tem uma chance em três milhões de conseguir ter um ótimo engajamento. Que a sorte esteja com você!

Como melhorar o engajamento no Instagram com hashtags?

Obviamente eu não iria terminar o post deixando você na mão. Eu não sou a garantia que você vai se tornar o próximo grande influencer do Instagram, entretanto saber como utilizar melhor as hashtags é crucial. Aqui vai algumas dicas rápidas para você:

  • Usar muitas tags não garante um melhor engajamento; como pudemos ver nos gráficos, isso pode causar o efeito contrário;
  • Escolha as tags de acordo com a publicação e não só por a tag ser “famosa”. É para isso que as tags foram criadas, afinal de contas;
  • Tags de nicho podem ser uma boa, afinal é menos concorrido e com mais chances de pessoas te acharem;
  • Fuja de tags banidas; você pode verificar a lista aqui.
Aprenda a usar hashtags da maneira correta no instagram
Use as hashtags de forma que gere um bom engajamento (Créditos: DepositPhotos)

No entanto, mesmo que você saiba como utilizar as hashtags, tenha em mente que elas não são garantia de nada. Para ter uma ideia, dentro de 115 milhões de publicações do Instagram, mais de 76 milhões desses posts tiveram alguma tag e adivinhem: as publicações com melhor engajamento no Instagram foram as com nenhuma tag.

Não leve isso como uma regra de “nunca mais vou utilizar hashtags na minha vida”, apenas repense qual delas irá utilizar com o seu conteúdo e se vale a pena colocar alguma ou não. No fim das contas o que vai ser importante é o conteúdo que você produz e não a tag.

Você utiliza o Instagram? E as hashtags? Concorda com o estudo e a matéria? ou tem uma opinião diferente? Deixa aí embaixo o seu comentário para sabermos, principalmente se você tiver uma experiência diferente.

Veja também:

Além disso, não esqueça de conferir nossas outras matérias aqui no Showmetech. Nessa semana entrevistamos um Engenheiro aeroespacial no ShowmeCast.

Fonte: Mention

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
8
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados