Entenda a polêmica envolvendo a série O Mecanismo, da Netflix

o mecanismo - Entenda a polêmica envolvendo a série O Mecanismo, da Netflix
Entre #CancelaNetflix e série sobre Bolsonaro, talvez você tenha se perdido sobre o que está acontecendo com a mais nova produção brasileira da Netflix.

A Netflix anunciou sua mais nova produção brasileira, O Mecanismo, com direção de José Padilha e Selton Mello no papel principal, no começo do ano.

A produtora, porém, provavelmente não esperava que, mesmo se tratando dessa confusão à lá House of Cards, a série fosse dar tanta polêmica assim.

Bom, se achou mesmo isso, achou errado.

O Mecanismo chegou no dia 23 de março e repercutiu MUITO nas redes sociais. E o motivo não é  positivo.

O Mecanismo 732x390 - Entenda a polêmica envolvendo a série O Mecanismo, da Netflix

Mas vamos por partes: caso você não saiba, O Mecanismo fala sobre a operação Lava Jato, que revelou um dos mais escandalosos casos de corrupção do país. Bom, pelo menos, dos que descobrimos até agora.

Tratar de um acontecimento tão grandioso tão perto de quando essa bomba explodiu pode ser complicado, mesmo com o diretor José Padilha dizendo que isso dava mais liberdade à eles, já que, como o assunto ainda não foi muito tratado na ficção, eles não ficariam amarrados à uma versão.

Confira o trailer para você ter uma ideia melhor sobre a série:

Polêmica

Agora, vamos falar do que fez a série bombar nas redes sociais, mas não do jeito bom (a menos que você concorde com a frase clássica: “falem bem ou falem mal, mas falem de mim”).

Muitas pessoas ficaram revoltadas com a Netflix e com a versão apresentada na série. Mesmo misturando ficção, romance policial e tentativas de disfarçar personalidades reais com nomes não muito originais, a série acabou se afastando mais do que o esperado da realidade.

Um desses casos que não mostram relação com os acontecimentos antes da operação, por exemplo, é a atribuição de uma frase dita por Romero Jucá ao ex-presidente Lula, representado pelo personagem João Higino.

enrique diaz selton mello - Entenda a polêmica envolvendo a série O Mecanismo, da Netflix
Enrique Diaz e Selton Mello em O Mecanismo

Simpatizantes do ex-presidente e do PT também apontaram que o personagem que representa o doleiro Alberto Youssef aparece no comitê da personagem correspondente a Dilma Rousseff oferecendo propina. Apurada pela BBC, esse acontecimento é falso, já que Youssef estava preso em Curitiba durante a campanha eleitoral de 2014, e ficou na cadeia até 17 de novembro de 2016.

Muitos argumentaram que a série é tendenciosa e, por isso, convocaram os usuários de redes sociais a boicotar a Netflix, bombando a hashtag #CancelaNetflix.

A ex-presidenta Dilma Rousseff acusou a produção de distorcer a realidade, o que ela também chamou de “fake news”.

Até Bolsonaro quis entrar na briga

Como já sabemos, Jair Bolsonaro tenta qualquer oportunidade de ganhar os holofotes. Seja fazendo comentários polêmicos (lê-se machistas, racistas e até sem qualquer nexo ou conexão com a realidade), ou tentando conectar seu nome com a Netflix.

Tudo começou quando seu filho, Flavio Bolsonaro, aproveitou a polêmica para expor o que parecia ser uma série sobre seu pai sendo produzida pelo serviço de streaming mais popular do país.

A informação, que não parecia muito verídica e apenas com intenção de causar mais polêmica, logo foi desmentida pela própria Netflix.

Então é isso. Não foi dessa vez que Bolsonaro ganhou uma produção sobre ele.

 

Para conhecer mais sobre a série inspirada pela Operação Lava Jato e dar seu veredito se ela é tendenciosa ou não, acesse esta página. (É necessário ser assinante da Netflix).

o mecanismo - Entenda a polêmica envolvendo a série O Mecanismo, da Netflix

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba Notícias por E-mail:

Share via