Entenda o que significa cada uma das 23 categorias do oscar

Entenda as 23 categorias do Oscar

Avatar of carlos alberto jr
O prêmio mais popular do cinema está chegando! Aproveite para conhecer todas as categorias Oscar e grandes indicações de cada

No próximo domingo (27), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (EUA) realizará a cerimônia de entrega do Oscar 2022, prêmio máximo da indústria hollywoodiana, que neste ano chega à sua 94ª edição. Como sempre, todos estão ansiosos para saber qual será eleito o melhor longa, quais serão os melhores atores, quem levará para casa a estatueta de melhor diretor, melhor roteiro, entre outros.

Mas diferentemente de outras premiações do cinema, o Oscar consegue furar a bolha cinéfila e chamar a atenção de pessoas que não são tão engajadas assim com a sétima arte. Essa parte do público geralmente fica “perdida” para entender todas as categorias do Oscar, tendo sempre que recorrer ao amigo entendido. Pensando nisso, nós do Showmetech, vamos explicar cada uma das 23 categorias que serão premiadas na noite de domingo!

Melhor Filme

Entenda o que significa cada uma das 23 categorias do oscar
Drive My Car, do Japão, é um dos indicados ao principal prêmio da noite. Foto: Reprodução

Essa é a categoria mais importante da noite e é apresentada por último durante a cerimônia. Ela premia os filmes que são excelentes em todas as outras categorias apresentadas. A grosso modo, pode-se dizer que um indicado a Melhor Filme é premiado pelo conjunto da obra. Quem recebe esse prêmio é o produtor (ou produtores) do filme, já que cabe a ele o trabalho de financiar o projeto, contratar a equipe técnica e até negociar a distribuição nos cinemas. Geralmente os filmes premiados são produções de alto nível, com grande orçamento e longa duração. Desde 2010 são escolhidos dez filmes para concorrer nesta categoria, diferente dos anos anteriores onde eram indicados apenas cinco.

Melhor Direção

Entenda o que significa cada uma das 23 categorias do oscar
Jane Campion, diretora de Ataque dos Cães, é uma das favoritas para levar a Melhor Direção. Foto: Reprodução

Aqui também não há muito mistério: o diretor é responsável por coordenar toda a equipe de produção de um filme. Cabe a ele dar um certo tom ou estilo ao filme a partir do roteiro, guiar os atores a darem o melhor de si, enfim, ele decide todos os elementos dramáticos, técnicos e artísticos do filme. O diretor, apesar de possuir um maior respeito na indústria, é, no fundo, apenas um “empregado” do produtor do filme, até por isso é comum vermos notícias de diretores abandonando projetos por conta de diferenças criativas com o restante da equipe.

Melhor Ator e Atriz

Junto a premiação de Melhor Filme, essas são as mais aguardadas da noite, visto que apenas a indicação a esse prêmio pode transformar a carreira de um ator/atriz. Nesta categoria, premia-se a atuação do ator/atriz que possuem mais destaque no filme, simples assim.

Entenda o que significa cada uma das 23 categorias do oscar
Benedict Cumberbatch (à esquerda) e Olivia Colman (à direita) estão indicados a melhor ator e triz, respectivamente. Foto: Reprodução

Mas, apesar de parecer bastante óbvio, nem sempre é simples definir quem é o protagonista de uma história. Por exemplo: em 2019, o longa A Favorita inscreveu a atriz Olivia Colman, que interpreta a Rainha Anne, para concorrer nesta categoria. No entanto, críticos apontam que a personagem que move a história de fato é Abigail, interpretada por Emma Stone.

Esse movimento, que também vai se seguindo na categoria seguinte, a de ator e atriz coadjuvante, acontece pelos produtores/estúdio acreditarem que determinado ator tem mais chances de receber o prêmio que outro, mesmo que não fique claro se ele é o protagonista ou coadjuvante da história.

Melhor Ator e Atriz Coadjuvante

Entenda o que significa cada uma das 23 categorias do oscar
Jesse Plemons (à esquerda) e Ariana DeBose (à direita) concorrem a melhor ator e atriz coadjuvante, respectivamente. Foto: Reprodução

Essa categoria é parecida com a anterior, mas foca-se em atores e atrizes em papéis de apoio nos filmes. Não é raro atuações de coadjuvantes roubarem a cena e, muitas vezes, serem mais memoráveis até que o trabalho do protagonista. Um exemplo: o Coringa interpretado por Heath Ledger em Batman – O Cavaleiro das Trevas.

Melhor Roteiro Original

Entenda o que significa cada uma das 23 categorias do oscar
Licorice Pizza, de Paul Thomas Anderson, é um dos condidatos a Melhor Roteiro Original. Foto: Reprodução

O Roteiro Original é aquele que foi inteiramente concebido pelo roteirista, não sendo baseado em qualquer outra obra já publicada. Um roteiro de cinema é um texto baseado no argumento, cenas, sequências, diálogos e indicações técnicas de um filme. Mas um roteiro é mais do que isso: é a essência de uma produção. De nada adianta uma direção segura, interpretações convincentes e uma produção caprichada se não houver uma boa história para ser contada, com um roteiro bem amarrado. Até por isso, esse é um dos prêmios mais prestigiados da noite.

Melhor Roteiro Adaptado

Entenda o que significa cada uma das 23 categorias do oscar
Baseado no clássico da ficção científica literária, Duna é um dos favoritos em Melhor Roteiro Adaptado. Foto: Reprodução

Um Roteiro Adaptado é aquele que foi escrito a partir de uma obra previamente existente, seja ela um livro, uma peça de teatro, um jogo… qualquer roteiro escrito com base em algo é um roteiro adaptado. Vale ressaltar que continuações de filmes e refilmagens também entram automaticamente nesta categoria.

Melhor Fotografia

O prêmio de Melhor fotografia (ou Cinematografia) reconhece os esforços envolvidos na captura de imagens para um filme. Ou seja, em como ele foi concebido visualmente. Esse trabalho fica centralizado no diretor de fotografia, cara responsável por bater o martelo em questões como as lentes e câmeras usadas nas gravações e os enquadramentos de cada cena. Ele é um profissional que trabalha bem perto do diretor para ajudá-lo a dar vida à sua visão sobre o filme.

Entenda o que significa cada uma das 23 categorias do oscar
Bruno Delbonnel, diretor de fotografia de A Tragédia de Macbeth, concorre à estatueta. Foto: Reprodução

É ele quem lida com os profissionais de iluminação, de gruas e trilhos, além de escolher ângulos e enquadramentos de cada cena, enquanto o diretor do filme costumeiramente apenas confirma a decisão do diretor de fotografia – exceção feita aqueles diretores que possuem o costume de assumir ambas as funções ou que dão menos liberdade ao diretor de fotografia.

Melhor Filme Internacional

A categoria era conhecida como Melhor Filme Estrangeiro ou em Língua Estrangeira, agora mudou de nome, mas não de critérios. A principal diferença dessa categoria para Melhor Filme é que os indicados não devem possuir o inglês como língua predominante na película.

Para ser indicado a esta categoria (na verdade, o país de origem escolhe um filme para representá-lo e cabe a Academia escolher cinco filmes entre os mais de 70 indicados — um filme não precisa ter sido exibido nos Estados Unidos, mas passar pela seleção feita pela própria Academia.

Entenda o que significa cada uma das 23 categorias do oscar
A Pior Pessoa do Mundo, da Noruega, concorre ao prêmio de Melhor Filme Internacional. Foto: Reprodução

A estatueta é concedida ao filme e não a um profissional específico, sendo assim quem recebe o prêmio é, geralmente, o diretor do filme. Vale lembrar que a regra não se dá pelo país de origem da produção, mas sim de seu idioma. Isso quer dizer que, se, por exemplo, um filme Nigeriano for rodado todo em inglês, por mais que a produção não tenha nenhuma ligação com os EUA, ele não pode ser indicado para a categoria devido ao inglês predominante na película.

O Brasil já conseguiu emplacar sete filmes nessa categoria: O Pagador De Promessas, O Quatrilho, O Que É Isso Companheiro?, Central Do Brasil, Eu Tu Eles, Abril Despedaçado e Cidade De Deus. Esse último filme ainda foi indicado em outras quatro categorias e é o filme brasileiro de melhor desempenho no Oscar. Apesar disso continuamos sem uma estatueta.

Melhor Design de Produção

Entenda o que significa cada uma das 23 categorias do oscar
O Beco do Pesadelo, de Del Toro, é um dos candidatos ao prêmio neste ano. Foto: Reprodução

O design de produção, também creditado como Melhor Direção de Arte, engloba todo o trabalho visual de um filme. Sendo assim, é trabalho do diretor de arte coordenar os setores de maquiagem, figurino, cenário, iluminação entre tantos outros. Ele deve se certificar de que todos esses setores trabalhem em harmonia e manterem uma unidade visual no filme, por exemplo, ele deve se certificar de que o figurino não roube a atenção da atuação dos atores durante as cenas mais dramáticas. Toda a parte estética de um filme, depende de uma boa direção de arte.

Melhor Figurino

Entenda o que significa cada uma das 23 categorias do oscar
Cruella, com Emma Stone, é um dos favoritos à estatueta. Foto: Reprodução

Nesta categoria os filmes de época reinam absoluto, pois reconstituir a moda passada é um trabalho que exige muita pesquisa e atenção aos detalhes. Mais do que apenas vestir os atores, o figurino deve ter uma harmonia com o clima do filme e deve-se adequar tanto ao cenário quanto a iluminação utilizada nas filmagens. Para concorrer nesta categoria, as roupas utilizadas pelos atores precisam ter sido desenhadas por um figurinista especialmente para aquele filme.

Melhor Maquiagem e Cabelo

Entenda o que significa cada uma das 23 categorias do oscar
O galã Jared Leto está irreconhecível em Casa Gucci. Foto: Reprodução

Outra categoria de simples entendimento: a maquiagem envolve toda e qualquer alteração no corpo ou rosto dos atores através da utilização de cosméticos, próteses e qualquer outro material físico. O tratamento feito nos cabelos dos atores também entra nessa categoria. Alterações e correções feitas por computação gráfica não são consideradas nesta categoria. Geralmente apenas dois profissionais são citados na hora da premiação e para serem indicados eles devem descrever para o comitê de maquiadores todas as etapas da elaboração da maquiagem ou dos cortes de cabelo em questão.

Melhor Som

A categoria de som recentemente sofreu uma grande mudança: eram anteriormente premiadas a melhor mixagem e edição de som, separadamente. Embora ambas categorias estejam intimamente interligadas numa produção cinematográfica, elas diferem, inclusive cada uma é realizada por profissionais diferentes.

Entenda o que significa cada uma das 23 categorias do oscar
Belfast concorre a categoria de Melhor Som. Foto: Reprodução

A mixagem de som engloba toda a gravação de áudio feita durante as filmagens, a operação e o posicionamento dos microfones no set. Graças aos avanços da tecnologia, hoje um filme pode possuir até seis faixas de áudio (uma faixa para a fala, outra para o som ambiente, outra para a trilha sonora) o que possibilita uma qualidade sonora incrível, envolvendo ainda mais o espectador na trama. Esse trabalho de edição e mixagem das faixas de áudio.

Já a Edição de Som caracteriza toda a parte de sonoplastia de um filme, a criação de sons. Apesar dos impressionantes avanços tecnológicos, as câmeras e os microfones de cinema nem sempre captam todos os sons no set de filmagem, cabe ao editor de incluir esses sons na pós-edição do filme. Dependendo do caso, um sonoplasta pode produzir artificialmente os sons a serem incluídos na cena.

Melhor Edição

Entenda o que significa cada uma das 23 categorias do oscar
Musical Tick, tick… boom! concorre a Melhor Edição. Foto: Reprodução

Para simplificar, podemos dizer que durante o processo de montagem/edição é onde nasce o filme. Pois, é durante essa etapa que as cenas são colocadas em ordem, conforme o roteiro. O trabalho do editor vai além de juntar as cenas em ordem cronológica, cabe a ele escolher a melhor cena entre os diversos takes, controlar o timming das cenas e decidir onde o melhor ponto para um corte. Um bom editor deve conhecer tudo que foi filmado, e explora as diversas possibilidades das cenas. Vale dizer que edição e montagem são coisas diferentes: enquanto a edição corta e remove coisas, a montagem coloca coisas juntas, e lhes dá sentido.

Melhor Canção Original

Entenda o que significa cada uma das 23 categorias do oscar
Cantora Billie Eilish concorre a Melhor Canção Original por “No time to die”, de 007 – Sem Tempo para Morrer. Foto: Reprodução

Como em todas as categorias com a palavra original, aqui premia-se a canção composta especialmente para aquele projeto. Ela deve ser composta por letra e música e ainda deve ser apresentada durante o filme de forma clara ou ser a primeira música a tocar no início dos créditos finais. Quem ganha o prêmio não é o intérprete, mas sim os compositores e letristas.

Melhor Trilha Sonora Original

Entenda o que significa cada uma das 23 categorias do oscar
Lin-Manuel Miranda foi o compositor das canções de Encanto. Foto: Reprodução

Para concorrer nessa categoria, a Academia exije que as músicas tenham sido compostas única e exclusivamente para o filme e ainda devem haver mais de quatro músicas originais. Quem recebe as estatuetas é o compositor da trilha.

Melhor Curta-Metragem em live-action

Entenda o que significa cada uma das 23 categorias do oscar
A ficção Please Hold concorre a categoria neste ano. Foto: Reprodução

Para ser indicado nesta categoria, o curta-metragem precisa atender a alguns requisitos básicos: não ter mais de 40 minutos de duração (incluindo os créditos), ter sido filmado em um dos seguintes formatos: 16mm, 35mm ou 70mm e ter sido exibido em circuito comercial ou ter vencido o prêmio principal de algum festival competitivo reconhecido pela Academia.

Melhor Animação em Curta-Metragem

Entenda o que significa cada uma das 23 categorias do oscar
O chocante filme chileno Bestia é um dos favoritos da noite. Foto: Reprodução

Animação Em Curta-Metragem não deve ter mais de 40 minutos de duração e deve ser filmada utilizando-se qualquer uma das técnicas de animação (desenho animado, animação por computador, stop motion, etc).

Melhor Documentário em Curta-Metragem

Entenda o que significa cada uma das 23 categorias do oscar
O sensorial Audible é um dos indicados neste ano. Foto: Reprodução

Documentário Em Curta Metragem deve retratar a realidade, interferindo o mínimo possível nos acontecimentos e com menos de 40 minutos de duração; e o Curta-Metragem precisa também ter menos de 40 minutos de duração, ser filmado com atores e/ou cenários reais e ter participado de algum festival competitivo reconhecido pela Academia.

Melhor Animação de Longa-Metragem

Entenda o que significa cada uma das 23 categorias do oscar
Baseado em fatos reais, Flee é um dos indicados que não faz parte da Disney. Foto: Reprodução

Esta é uma das categorias mais novas da premiação, foi criada em 2001 apesar de toda a relutância da Academia, ela viu-se obrigada a atender tanto o apelo popular quanto a reconhecer os belíssimos trabalhos criados nos últimos anos. Para concorrrer nesta categoria, o filme deve ter no mínimo 70 minutos de duração e pelo menos 75% dessa duração deve ter sido criado a partir de técnicas de animação, seja ela tradicional ou computadorizada.

Melhor Documentário

Entenda o que significa cada uma das 23 categorias do oscar
Summer of Soul (…ou Quando A Revolução Não Pôde Ser Televisionada) é um dos indicados da categoria. Foto: Reprodução

Nesta categoria entram as obras de não-ficção, lançadas nos cinemas e com duração de mais de 40 minutos. As filmagens devem ter sido feitas nas locações reais dos acontecimentos abordados. A Academia permite o uso parcial de fotografias, animações e imagens de arquivos contanto que o enfoque da obra continue sendo factual. Se um documentário tiver sido exibido na televisão antes de sua estreia nos cinemas ou em até seis meses depois de sua estreia ele estará desqualificado da premiação.

Melhores Efeitos Visuais

Entenda o que significa cada uma das 23 categorias do oscar
Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa concorre ao prêmio de Melhores Efeitos Visuais. Foto: Reprodução

Para que um filme seja indicado nesta categoria, ele deve apresentar imagens impossíveis de serem filmadas fisicamente, como construções que já não existem mais ou seres fictícios. A categoria inclui tanto efeitos criados por computação gráfica, inseridos na pós-produção, como efeitos ópticos, realizados durante as filmagens. A Academia analisa a contribuição dos efeitos para o conjunto da obra, a habilidade com que foram feitos e a veracidade das ilusões criadas. No máximo quatro nomes são indicados nesta categoria.

E aí, agora você acha que está preparado para acompanhar o Oscar 2022? Deixe seus favoritos nos comentários!

Veja também:

Confira também outros conteúdos relacionados no Showmetech. Aproveitei para conferir todos os indicados ao Oscar e onde assisti-los!

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
23
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados