Entenda o que é a linha de tempo canônica de Star Wars

Star Wars Rebels Darth Vader - Entenda o que é a linha de tempo canônica de Star Wars
Agora que Star Wars pertence à Disney, muitos detalhes sobre a linha de tempo oficial da franquia foram modificados e adaptados.

Após a compra da Lucasfilm pela Disney, praticamente todo o “universo expandido” de Star Wars foi removido da linha de tempo oficial da saga e passou a ser considerado “não-canônico”. A partir daí, a Disney começou a reorganizar a estrutura cronológica da franquia de forma que quaisquer obras fora do cinema não prejudicassem a continuidade dos novos filmes lançados.

Uma galáxia de imaginação

Oficalmente, o evento que divide os períodos da saga é a Batalha de Yavin, que ocorreu no episódio 4: Uma nova esperança. Nela, Luke Skywalker destruiu a Estrela da Morte e o Império teve uma derrota amarga nas mãos da Aliança Rebelde. Dessa forma, os acontecimentos do universo Star Wars são separados como BBY (Before the Battle of Yavin, “Antes da Batalha de Yavin”, em inglês) e ABY (After the Battle of Yavin, “Depois da Batalha de Yavin”, em inglês).

battle of yavin - Entenda o que é a linha de tempo canônica de Star Wars

Como mencionado, todo conteúdo (quadrinhos, games e histórias) que se passam após os eventos do último filme da trilogia original, O Retorno de Jedi, foram removidos da linha de tempo oficial da franquia. Um dos motivos dessa decisão da Disney é que seria muito complexo encaixar as diferentes tramas nos novos filmes de forma que tudo se tornasse consistente.

Além disso, a série animada de episódios curtos, Clone Wars, produzida em 2003 para o canal pago Cartoon Network foi também retirada da linha canônica da saga (para a infelicidade de muitos fãs). Dessa forma, a série de mesmo nome, produzida mais tarde em 2008 utilizando recursos de animação por computação gráfica foi incorporada ao cânone da saga e se tornou a referência oficial dos acontecimentos entre os episódios 2 e 3.

Star Wars Animated Series Clone Wars Rebels Best Episodes - Entenda o que é a linha de tempo canônica de Star Wars

Mas mesmo com tantos “cortes”, a linha de tempo oficial da saga continua tão grande quanto o universo criado na mente do diretor George Lucas, anos atrás. Até o momento, o cânone da série é composto por seus 8 filmes principais, 2 spin-offs (com Solo sendo lançado esse ano), 2 séries animadas (Clone Wars e Rebels) e uma grande quantidade de livros e histórias em quadrinhos que contam mais detalhes sobre esse universo aos fãs mais curiosos.

E se você ficou interessado em conhecer a linha de tempo de Star Wars em mais detalhes, confira o vídeo abaixo:

Star Wars Rebels Darth Vader - Entenda o que é a linha de tempo canônica de Star Wars

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via