Entenda porque a luz azul das telas pode causar cegueira

04135034049232 t1200x480 990x396 - Entenda porque a luz azul das telas pode causar cegueira
Cuide para não ficar tão próximo de seu computador ou smartphone, pois sua visão pode estar em risco.

Quando se trata de analisar nossa visão, as várias cores que a a luz pode assumir não são tratadas de forma igual por nossos olhos. Raios de luz azul, que possuem comprimentos de onda menores e mais energia que outras cores podem danificar nossos olhos ao longo do tempo, contribuindo para a degeneração macular, a principal causa da cegueira. E agora, os cientistas entendem melhor o porquê isso ocorre.

Luz azul da morte

Graças a um time de pesquisadores da Universidade de Toledo, agfora sabemos como a luz azul causa esse tipo de dano à visão, o que significa que possamos encontrar formas de prevenção. Eles publicaram seu estudo nessa última terça-feira (07/08) em um periódico da Scientific Reports.

A primeira dica, obviamente, é não ficar tão próximo das telas. A luz do sol contém todas as cores do espectro de luz, indo do azul ao vermelho, e é nossa principal fonte de exposição à luz azul. No entanto, aparelhos digitais como computadores, televisões e smartphones emitem luz azul, e nós passamos uma grande quantidade de tempo olhando para essas telas a uma curta distância. Além disso, é comum ligarmos nossos aparelhos à noite, quando o dano desse tipo de luz é pior.

gif;base64,R0lGODlhAQABAAAAACH5BAEKAAEALAAAAAABAAEAAAICTAEAOw== - Entenda porque a luz azul das telas pode causar cegueira

A degeneração macular é essencialmente a morte das células fotoreceptoras da retina. Para seu estudo, os pesquisadores decidiram focar moléculas das retinas que as células fotoreceptoreas precisam para perceber a luz e enviar os sinais ao cérebro.

“Você precisa de um suprimento contínuo de móleculas de retina se quiser enxergar”, falou o pesquisador Ajith Karunarathne em uma entrevista. “Fotoreceptores são inúteis sem essas moléculas, que são produzidas no olho.”

No laboratório, os pesquisadores combinaram as moléculas com vários tipos de células do corpo, incluindo células fotoreceptoreas, neurônios e células cardíacas. Quando eles exibiram luz azul nas moléculas, elas produziram moléculas químicas venenosas que mataram as células. Nem a luz azul sozinha ou as moléculas danificaram as células.

a8127ff05d3bb87c7ff12f49409a2f11 2 - Entenda porque a luz azul das telas pode causar cegueira

Felizmente, as notícias são tão ruins assim. Os pesquisadores também descobriram que o alfa tocoferol, uma molécula derivada da Vitamina E, pode prevenir a morte desse tipo de célular. Eles têm esperança que sua pesquisa possa levar ao tratamento para desacelerar os danos da degeneração macular.

“Todo ano mais de dois milhões de novos casos de degeneração macular ligada à idade são registrados nos Estados Unidos”, disse Karunarathne. “Ao aprender mais sobre os mecanismos da cegueira em busca de um método de interceptar reações tóxicas causadas pela combinação das moléculas da retina e luz azul, nós esperamos encontrar uma forma de proteger a visão das crianças que estão crescendo em um mundo de alta tecnologia.”

04135034049232 t1200x480 - Entenda porque a luz azul das telas pode causar cegueira

Receba Notícias por E-mail:

Share via