Como enviar fotos em alta qualidade pelo WhatsApp: 4 passos

Introdução a como enviar fotos em alta qualidade pelo WhatsApp
São só 4 passos simples para enviar fotos em alta qualidade pelo WhatsApp sem problemas!

Enviar fotos em alta qualidade pelo WhatsApp pode ser um desafio para quem não conhece bem o aplicativo. O bom é que, usando um recurso simples do próprio app, você pode mandar imagens grandes pelo celular, tablet ou até mesmo via a versão web desse serviço. E essa dica também vale para vídeos.

E essa dica também vale para vídeos.

Por que esse recurso é importante?

Quando você tenta enviar uma foto ou vídeo acima de 16 MB pelo WhatsApp, o aplicativo reduz a qualidade da imagem para não gastar demais os pacotes de dados seu e da pessoa que vai receber o arquivo. Já pensou mandar um arquivo e não conseguir mais navegar na rede?

Para o dia a dia ou postagens em redes sociais, isso não chega a causar nenhum grande prejuízo. Afinal, pequenas gravações e registros em fotos não costumam ultrapassar o limite padrão do app.

Só que, caso você queira ou precise enviar fotos em alta qualidade pelo WhatsApp, essa barreira se torna um problema.

Usando o recurso que vai ser ensinado aqui, dá para enviar fotos e vídeos de até 100 MB.

E como enviar fotos em alta qualidade pelo WhatsApp?

O que você vai fazer é mandar o seu arquivo como um documento, em vez de “contar” ao aplicativo que trata-se de fotos ou vídeos. Basta seguir esses passos:

Passo 1: Abra a conversa na qual você deseja enviar sua imagem.

Passo 2: Selecione o botão para enviar anexos (nos smartphones Android, é representado por um pequeno clipe na parte inferior da tela).

Demonstração de etapa: como enviar fotos em alta qualidade pelo WhatsApp
Ao tocar no clipe, escolha Documentos em vez de Imagem

Passo 3: Em vez de selecionar ‘Galeria’, selecione ‘Documento‘. No Android, selecione ‘Procurar outros documentos…’ e, na tela seguinte, clique no menu superior esquerdo e acesse a opção ‘Imagens‘. No iOS, selecione a opção ‘Fotos.

Passo 4: Selecione a imagem desejada e pressione ‘Enviar.

Muito simples, não é mesmo? Também vale lembrar que é possível enviar mais de uma imagem por vez. Tudo o que precisa ser feito é segurar o primeiro escolhido durante alguns segundos. Depois, pode selecionar todos os que serão mandados e, no Android, aperte o comando Abrir – localizado no canto superior direito – para fazer o envio.

Com isso, o Whatsapp  vai enviar a imagem da mesma forma que ela está no seu smartphone – isto é, com as dimensões, qualidade e tamanho originais. A não ser que ela fique acima dos 100 MB e, nesse caso, não será possível o envio.

Em nossos testes, enviamos primeiro como uma foto pelo método comum e depois como um documento. A primeira chegou ao destinatário pesando 57 KB e a outra tinha 4,2 MB.

Comparação: como enviar imagens em alta qualidade pelo WhatsApp
Diferença no tamanho mostra como qualidade da imagem é prejudicada no envio padrão

Por si só, os tamanhos já mostram que enviar determinada foto como um documento evita que o Whatsapp as comprima e, por tabela, reduza a sua qualidade.

Contudo, uma fotografia com mais detalhes sempre exigirá mais espaço na sua memória. Portanto, na hora de trocar imagens corriqueiras, prefira o método ‘tradicional’. Ele já pensado pra otimizar seu aparelho e driblar problemas com memória do smartphone cheia.

Do contrário, seu aparelho pode começar a ficar muito lento e até travar dependendo da quantidade de mensagens em fotos e vídeos que você recebe no dia a dia.

Quer aprender mais sobre o WhatsApp? Esse aplicativo tem muitos recursos interessantes e, para quem usa bastante, pode ser legal ser esse tutorial sobre como apagar todos os vídeos, imagens ou áudios de uma mensagem sem perder o texto dela.

Se tiver mais dúvidas sobre o WhatsApp, conta para a gente aqui nos comentários.

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter