Whatsapp em até 4 dispositivos

WhatsApp em até 4 aparelhos? Veja como usar a nova função

Avatar of victor pacheco
Liberou aí? Entenda como realizar o uso de uma mesma conta do WhatsApp em até 4 dispositivos e passe a ser mais independente

Em julho deste ano, noticiamos aqui no Showmetech que a funcionalidade de usar uma mesma conta do WhatsApp em até 4 aparelhos estava sendo testada com alguns usuários. Mas agora, todas as pessoas que usam o mensageiro verde já podem fazer o uso desta funcionalidade, que está disponível tanto para WhatsApp Desktop quanto para a versão que funciona no navegador.

Pensando em lhe ajudar a não depender da conexão entre seu celular e seu computador, reunimos todas as dicas para que possa usar uma mesma conta do WhatsApp em até 4 dispositivos diferentes. A novidade pode ser utilizada por usuários de iOS (iPhone) e Android, então aprenda como ter um mesmo WhatsApp em múltiplos aparelhos agora mesmo.

WhatsApp em até 4 aparelhos: como isso funciona?

Ainda em sua versão de testes, está sendo liberada para praticamente todos os usuários a possibilidade de usar uma mesma conta do WhatsApp em até 4 aparelhos, sem necessidade do telefone estar conectado à internet. Na prática, o WhatsApp Desktop (o mesmo vale para o WhatsApp Web) agora deixa de ser um espelho de seu smartphone e passar a funcionar de forma independente.

Pessoa realizando conexão de whatsapp em até 4 aparelhos
Funcionalidade está liberada para praticamente todos os usuários.
Fonte: FreePik

No comunicado oficial sobre o lançamento do WhatsApp em múltiplos dispositivos, o aplicativo ressaltou que até 4 aparelhos podem ter uma mesma conta conectada, entretanto apenas um destes aparelhos pode ser um smartphone — aquele em que foi configurada a conta inicialmente. Isso significa que, por enquanto, a funcionalidade funciona apenas em computadores. Não foi possível realizar conexão com tablets até o momento, mas isso deve ser liberado quando a funcionalidade sair da versão de testes.

Captura de tela de funcionalidade de whatsapp em até 4 aparelhos
É necessário ingressar em programa de testes para usar o WhatsApp em até 4 dispositivos.
Fonte: Showmetech

Também foi citado que se você não utilizar o celular que funciona como o “data-center” de sua conta por mais de 14 dias seguidos, todos os demais aparelhos serão desconectados. Existem funcionalidades que até agora não estão disponíveis para quem deseja conectar uma mesma conta em até 4 aparelhos. São elas:

  • Apagar conversas em aparelhos secundários se sua conta estiver conectada a um iPhone;
  • Chamadas entre contas que não estão no Beta de WhatsApp em até 4 aparelhos;
  • Começar uma lista de transmissão;
  • Envio de mensagens com visualizações de links do WhatsApp Web;
  • Ligar para alguém que esteja com uma versão muito antiga do WhatsApp;
  • Visualização de localização em tempo real em aparelhos secundários.

Para conseguir usar seu WhatsApp em até 4 aparelhos, tudo o que você precisa fazer é ter a versão mais recente do aplicativo instalada em seu celular, já que será necessário concordar em participar do programas de testes. Vamos falar sobre isso agora mesmo.

Conectando sua conta no WhatsApp Desktop

Antes de passar a realizar a conexão com outros aparelhos você precisa necessariamente ingressar no programa de testes desta nova função. No Android, basta seguir estes quatro passos:

  1. Clique em “Mais Opções” (os três pontos no canto superior direito);
  2. Em seguida, aperte a opção “Aparelhos Conectados”;
  3. Logo depois, clique em Beta para vários dispositivos;
  4. Depois, clique em Participar do BETA.
Imagem explicativa de como usar whatsapp em até 4 aparelhos
Processo de conexão pode ser feito em menos de cinco minutos.
Fonte: Showmetech

Já falando com quem usa iPhone, siga este caminho:

  1. Abra as Configurações do WhatsApp em seu iPhone;
  2. Procure por “Aparelhos Conectados”;
  3. Clique em “Multi-Device Beta“;
  4. Basta começar a participar do BETA.

Com isso, todos os dispositivos que estão conectados com sua conta (tanto no WhatsApp Desktop, quanto na versão para navegadores) serão desconectados, para que a nova conexão se torne independente. Será exibido um “BETA” ao lado de sua foto de perfil, indicando que você está utilizando a versão de testes. Veja:

Programa beta whatsapp
Como ainda está em testes, uma identificação aparece ao lado de sua foto de perfil.
Fonte: Showmetech

Será necessário realizar a conexão novamente, onde você precisará escanear o código QR que aparece na tela. Neste momento, acontecerá uma autenticação, que pode ser por leitura de impressão digital ou reconhecimento facial.

Tela de conexão do whatsapp web
Depois que você ingressar no programa BETA, será necessário realizar uma reconexão.
Fonte: Showmetech

Agora, você precisa apenas esperar que todas as mensagens sejam baixadas na máquina que conectou. Pode levar cerca de cinco minutos para que tudo seja concluído, dependendo da quantidade de conversas que você tenha salvo em seu celular.

Whatsapp em até 4 aparelhos? Veja como usar a nova função. Liberou aí? Entenda como realizar o uso de uma mesma conta do whatsapp em até 4 dispositivos e passe a ser mais independente
Com a conexão feita, você precisa apenas esperar para que tudo seja baixado e organizado.
Fonte: Showmetech

Fotos e mensagens de texto e áudio serão baixadas para que você possa ver e ouvir sem precisar que o smartphone esteja conectado.

É possível conectar sua conta do WhatsApp em até 4 aparelhos, mas apenas em um celular

Com o intuito de evitar a aplicação de golpes, o WhatsApp aproveitou para avisar que sim, até quatro aparelhos podem utilizar uma mesma conta, mas isso vale para apenas um celular. Um dos golpes que mais estão famosos no Brasil é a clonagem de WhatsApp, onde pessoas mal-intencionadas acabam solicitando dinheiro para familiares e amigos se passando pelo verdadeiro dono da conta. Dessa forma, este problema pode ser evitado.

Além disso, toda a sincronização da funcionalidade de WhatsApp em até 4 aparelhos só é feita com autenticação de segurança (através de biometria) para que justamente não haja problemas. Caso você conecte sua conta do WhatsApp no computador de terceiros, saiba que está assumindo o risco de alguém acessar seus dados e se passar por você. Então, vale mais a pena usar a funcionalidade de WhatsApp em múltiplos aparelhos apenas com seus próprios dispositivos.

Pessoa utilizando o whatsapp em um celular
Cuidado ao realizar a conexão de seu WhatsApp em até 4 aparelhos.
Fonte: FreePik

Outra dica sobre esta novidade de WhatsApp em até 4 dispositivos é evitar a conexão em aparelhos públicos, como lan houses ou até mesmo um computador no qual não usa em seu dia a dia. Uma vez que você realizar a sincronização, a máquina se torna independente e todas as mensagens aparecerão sem que seja necessária uma conexão com seu celular.

Para remover todos os dispositivos que podem estar espelhando suas mensagens, você precisa apenas acessar Configurações do WhatsApp>Aparelhos Conectados>Localizar todos os aparelhos conectados com sua conta, e então clicar no qual deseja desconectar e, em seguida, apertar em “Desconectar“.

Telegram também permite conexão em múltiplos aparelhos

Apesar do WhatsApp liberar este recurso recentemente, quem usa o Telegram já está com uso de uma mesma conta em vários aparelhos desde 2018. Também liberada para quem tem Android e iOS, o uso está liberado em smartphones, versão web, tablets e celulares. Inclusive, a versão do Telegram é mais otimizada do que a do WhatsApp, tendo sido lançada há mais de três anos.

Celular com telegram
Em 2018, o Telegram já liberou login em vários dispositivos para seus usuários.
Fonte: Telegram

Precisamos citar que como o rival do WhatsApp armazena todos os dados de sua conta em um servidor dedicado, o funcionamento do Telegram é ainda mais fluido e não há a necessidade de baixar as mensagens mais recente sempre que o computador é reiniciado. Mas como a possibilidade de conectar uma mesma conta do WhatsApp em até 4 aparelhos foi liberada para todos nos últimos dias, isso deve ser melhorado com o passar do tempo.

Você já está utilizando sua conta do WhatsApp em até 4 aparelhos? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Veja também

Entenda como usar a nova funcionalidade do Instagram que é focada em criar correntes com seus amigos:

Fontes: WhatsApp, MacRumors e Telegram

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados