Conecte-se conosco
Tutorial: Como enviar sua localização em tempo real para familiares e amigos

Android

Tutorial: Como enviar sua localização em tempo real para familiares e amigos

Aprenda a enviar a sua localização em tempo real para amigos e familiares no Google Maps e Facebook Messenger

facebook messenger real time location f137281851d5bd5d28a86dbcf3a38b6f xl - Tutorial: Como enviar sua localização em tempo real para familiares e amigos

Use e o Google Maps e o Messenger para compartilhar a sua localização

Os aplicativos Google Maps e Facebook Messenger, em suas últimas atualizações, ganharam uma interessante função: enviar a sua localização em tempo real. Antes, só era possível enviar a localização atual, ou seja, onde você estava no momento em que enviou a localização. Mas se você se movesse, ela não era atualizada. Com a novidade, você pode deixar que amigos e familiares saibam exatamente onde você está, independente de se estar em movimento ou não.

A função pode ser útil em diversas ocasiões. Por exemplo, imagine que você marcou um encontro com alguns amigos no shopping ou em alguma praça. Em vez de ter aquela eventual confusão de todo mundo querendo saber onde o outro está e trocando infinitas mensagens pelo WhatsApp ou fazendo diversas ligações para saber se fulano está perto de chegar ou não, você pode criar um grupo no Facebook e todo mundo enviar a sua localização em tempo real. Ela também é útil para desmascarar aquele amigo que sempre diz que já está chegando mas na verdade ainda está se arrumando em casa. Veja abaixo como usar o recurso tanto no Google Maps como no Messenger.

Localização em tempo real no Google Maps

Depois de abrir o Google Maps, toque no botão hambúrguer, localizado no canto superior esquerdo da tela. No menu que se abrir na lateral esquerda, toque em “Compartilhar local“.

Screenshot 20170410 151455 horz 720x640 - Tutorial: Como enviar sua localização em tempo real para familiares e amigos

Acesse a opção “Compartilhar local”

Em seguida, toque em “Começar” e depois defina por quanto tempo você quer compartilhar a sua localização em tempo real. É possível tanto definir uma quantidade X de horas ou marcar a opção “Até você desativar“, que deixa a localização compartilhada por tempo indeterminado. Por fim, toque em “Selecionar pessoas” para escolher com quem você quer compartilhar.

Screenshot 20170410 151615 horz 720x427 - Tutorial: Como enviar sua localização em tempo real para familiares e amigos

Ativando o Compartilhamento de localização em tempo real

Na próxima tela, você deve ativar a funcionalidade. Para isso, basta tocar em “Ativar” e, por fim, escolher os contatos com os quais você quer compartilhar a sua localização. Depois, é só tocar em “Compartilhar“, no canto inferior direito.

Screenshot 20170410 152151 horz 720x416 - Tutorial: Como enviar sua localização em tempo real para familiares e amigos

Compartilhando a localização em tempo real

Para interromper o compartilhamento de localização, basta selecionar o contato e desligar a opção para ele. De qualquer maneira, após uma hora o compartilhamento é desligado sozinho.

Localização em tempo real no Facebook Messenger

No Messenger é ainda mais fácil. Abra qualquer conversa, seja individual ou em grupo e daí toque nos três pontinhos do canto inferior direito. Em seguida, toque em “Localização“.

Screenshot 20170410 152612 horz 720x640 - Tutorial: Como enviar sua localização em tempo real para familiares e amigos

Acesse as opções de localização do Messenger

Agora é só tocar no botão “Compartilhar Localização Atual por 60 min” para dar início ao compartilhamento. Infelizmente, no Messenger não é possível escolher quanto tempo você quer compartilhar a localização. E para interromper o compartilhamento, basta tocar no botão “Parar de compartilhar“.

Screenshot 20170410 152822 horz 720x640 - Tutorial: Como enviar sua localização em tempo real para familiares e amigos

Compartilhando a localização em tempo real no Facebook Messenger

Pronto! Viu como é fácil agora organizar aquele encontro com os colegas ou aquele jantar em família de final de ano? Só não deixe sua esposa/namorada saber dessa funcionalidade. (Tô brincando, amor!)

Continue lendo
Advertisement

Eu sou apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e apaixonado por tecnologia. Tenho 29 anos de Windows e Android e de iOS também. E não estou interessado em nenhuma briguinha de fanboys, usar e testar as coisas me interessa mais.

Editor-chefe do Showmetech desde Setembro/2017 e escrevendo nas interwebs desde o MSN 6.0.

Comentários
Subir