Conecte-se conosco
Fundação Telefônica Vivo Capa - Estudo da Fundação Telefônica Vivo fornece retrato da nova geração

EMPRESAS

Estudo da Fundação Telefônica Vivo fornece retrato da nova geração

Segunda edição da pesquisa Juventude Conectada feita pela Fundação Telefônica Vivo mostra maior engajamento social e empreendedorismo jovem na internet

Fundação Telefônica Vivo Caput 720x480 - Estudo da Fundação Telefônica Vivo fornece retrato da nova geração

A Fundação Telefônica Vivo acaba de lançar a segunda edição do estudo Juventude Conectada sobre o comportamento do jovem e sua relação com a tecnologia. A pesquisa ouviu 1.440 jovens de 15 a 29 anos, das classes A, B, C e D, de todas as regiões do Brasil.

As perguntas foram elaboradas com ajuda de um grupo de 11 jovens hiperconectados, com presença intensa na internet. O grupo também participou da análise dos resultados. Para enriquecer a análise, os dados foram discutidos com dez especialistas nos eixos:

  • Comportamento
  • Educação,
  • Empreendedorismo
  • Ativismo

Confira os principais pontos levantado pelo estudo (disponível na íntegra para download em www.fundacaotelefonica.org/acervo).

Geração mobile

Fundação Telefônica Vivo Mobilidade 720x480 - Estudo da Fundação Telefônica Vivo fornece retrato da nova geração

Os dados revelam avanços em relação à edição divulgada em 2014 na participação social, no empreendedorismo e no comportamento do jovem. Para 85% dos entrevistados, o celular é o principal meio de conexão por permitir que esteja o tempo todo online.

Para Americo Mattar, o diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo, os resultados apontam para uma forma de funcionamento da nova geração. “O jovem está permanentemente conectado e encontrou na tecnologia uma forma de expressão livre com autonomia e protagonismo”, avalia.

Conectados

Fundação Telefônica Vivo Conectados 720x480 - Estudo da Fundação Telefônica Vivo fornece retrato da nova geração

O estudo feito pela Fundação Telefônica Vivo demonstrou que a presença online ganha espaço como negócio – 21% dos entrevistados já empreendem no mundo digital e 49% pretendem empreender com o uso da tecnologia e internet em até cinco anos.

Além disso, a participação social dos jovens na rede cresceu sete pontos percentuais em comparação com a primeira edição da pesquisa. Hoje, 69% afirmam já ter participado de qualquer atividade online, ante os 62% registrados em 2014.

Desejo por empreender

Fundação Telefônica Vivo Desejo por Empreender 720x480 - Estudo da Fundação Telefônica Vivo fornece retrato da nova geração

Outro dado importante levantado pelo estudo da Fundação Telefônica Vivo diz respeito ao perfil de empreendedorismo, constantemente ligado à geração.

A pesquisa mostra que 65% dos jovens preferem ter um negócio próprio a ser empregados. Desenvolvimento de conteúdo digital, plataformas de comércio eletrônico e programação de aplicativos e sites são as atividades mais citadas como forma de gerar renda a partir da internet.

Engajamento e participação social

Fundação Telefônica Vivo Participação Social 720x480 - Estudo da Fundação Telefônica Vivo fornece retrato da nova geração

O estudo realizado pela Fundação Telefônica Vivo verificou que jovens acreditam que a internet é uma ferramenta essencial na participação social. Quando uma iniciativa começa online a probabilidade de participação, efetividade e alcance aumentam. Apesar disso, a maioria espera que o engajamento vá além: 44% desaprovam quem participa de questões sociais e políticas apenas na internet.

A força das redes para unir pessoas em torno de causas está consolidada entre os jovens. Dos entrevistados, 43% concordam que a internet aumenta a participação em mobilizações sociais ou políticas e 40% concordam que a internet colabora com uma visão mais crítica.

Entre as principais formas de engajamento do jovem estão fazer comentários online (30%), ir para as ruas (28%), repassar convites para atos (28%) e compartilhar conteúdo nas redes sociais (28%). O porcentual de participação presencial é o mesmo das iniciativas online (28%).

Intolerância

Fundação Telefônica Vivo Intolerância 720x480 - Estudo da Fundação Telefônica Vivo fornece retrato da nova geração

A preocupação com a agressividade associada à intolerância ficou mais evidente nesta edição da pesquisa da Fundação Telefônica Vivo. Dos entrevistados, 37% acreditam que a internet influencia o comportamento agressivo.

Muitos preferem não revelar em suas páginas pessoais opiniões sobre assuntos polêmicos. O receio da agressividade e intolerância é manifestado em relação a temas específicos. Os principais são:

  • Homofobia (mencionado principalmente por meninos e jovens de São Paulo, Recife e Belém),
  • Racismo
  • Origem ou região (citado nos grupos de Belém e Recife),
  • Gênero ou machismo (mencionado especialmente por jovens de São Paulo e Brasília)
  • Religião ou filosofia de vida (citado por todos os grupos, nem sempre em função de situações vividas por eles próprios).

Interação e autonomia

Fundação Telefônica Vivo Comportamento 720x480 - Estudo da Fundação Telefônica Vivo fornece retrato da nova geração

Nos últimos dois anos, a convivência entre gerações (avós, tios, primos, mãe e pai, irmãos mais novos e mais velhos) no mundo digital tornou-se mais harmoniosa e a preocupação do jovem com o uso inadequado de fotos ou comentários por familiares perdeu importância.

A mudança é atribuída ao crescimento do uso de smartphones e notebooks que proporcionam mais autonomia e liberdade por serem acessados de forma individualizada.

Na primeira edição da pesquisa, uma das formas mais utilizadas para fugir do controle dos pais era apagar o histórico de navegação do browser e agora o uso seletivo das mídias digitais cumpre esse papel.

No que se refere à interação, os jovens acreditam que as amizades são construídas sem a dependência da proximidade física. Mais do que uma extensão, a relação online complementa a offline.

Os especialistas entrevistados pela Fundação Telefônica Vivo concordam que a autenticidade ou profundidade das relações pode existir nas amizades virtuais que muitas vezes são transportadas para o ambiente não virtual.

Potencial da tecnologia na Educação

Fundação Telefônica Vivo Educação III 720x480 - Estudo da Fundação Telefônica Vivo fornece retrato da nova geração

O uso da tecnologia está incorporado em todos os aspectos da vida do jovem, exceto na educação. Apesar disso, os jovens estão convencidos de que podem aprender mais se tiverem acesso a tecnologias em sala de aula segundo o estudo da Fundação Telefônica Vivo.

Dos entrevistados , 92% concordam que a internet possibilita maior acesso a conhecimento e informações; 49% concordam que usar a internet melhorou a fluência em inglês; e 42% concordam que ficam mais motivados a estudar com o uso da internet.

Sobre a Fundação Telefônica Vivo

Fundação Telefônica Vivo Projeto - Estudo da Fundação Telefônica Vivo fornece retrato da nova geração

A Fundação Telefônica Vivo é responsável pelos projetos sociais da Vivo. A equipe acredita na Inovação Educativa como forma de inspirar novos caminhos para o desenvolvimento do Brasil a partir da educação.

Guiada pela inovação e a disposição em contribuir para a construção de um futuro com mais oportunidades para todos, a Fundação desenvolve projetos em todo o país que comprovam a eficiência das tecnologias aplicadas à educação para gerar novas metodologias de ensino-aprendizagem, estimular o empreendedorismo social e o exercício da cidadania.

Além dos estudo que gerou o perfil da nova geração, a a pesquisa também ganhou versão em vídeo, filmada em formato de série com quatro episódios de 26 minutos cada. O documentário “Juventude Conectada” reúne entrevistas com personagens reais que refletem as características identificadas nos quatro eixos da pesquisa.

O material está disponível em youtube.com/fundacaotelefonica e pode ser utilizado para discussões em sala de aula, debates e reflexões.

Continue lendo
Advertisement

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários
Subir