7 extensões de navegador que protegem a privacidade online

Extensões de navegador foto de scott webb no pexels
Torne sua navegação online mais segura, privada e transparente com estas extensões de navegador que protegem a privacidade

A segurança na internet é um tema muito discutido, e apesar de alguns casos notórios de vazamentos de informação, não corremos grandes riscos na navegação do dia-a-dia. No entanto, a navegação na internet não é nada privada: empresas de anúncios utilizam dados de comportamento dos usuários para lapidar as sugestões de publicidade, provedores de e-mails analisam quais e-mails você abre e em quais links clica, além das gigantes da internet como o Google, Facebook, Amazon e Apple que são as principais desenvolvedoras de rastreadores da internet.

Para lidar com isso, podemos lançar mão de ferramentas como extensões de navegador que protegem a privacidade na internet. Analisando rastreadores de websites e e-mail, até avaliando os termos de serviço de diversos sites que navegamos diariamente, estas extensões do Chrome e de outros navegadores trazem maior tranquilidade sobre o uso das nossas informações, confira.

HTTPS Everywhere: para garantir troca de dados criptografada

Https everywhere é uma das extensões de navegador que protegem a privacidade
HTTPS Everywhere impede conexões não seguras a sites

Sabe aquele cadeado que aparece no canto esquerdo da barra de endereço do navegador? Sim! Aquele cadeado mostra que o site que está prestes a acessar opera com um protocolo de transferência seguro. HTTPS, em inglês, significa “Hyper Text Transfer Protocol Secure”, que em português é Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro. 

O seguro, no nome, é referente ao protocolo de camadas de soquetes (SSL), que é uma função adicional de segurança, que permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que utiliza certificados digitais para verificar a autenticidade do servidor e do cliente.

Esta extensão vai garantir que seu navegador não se comunique com sites e servidores de forma não criptografada ou insegura. A extensão está disponível para Firefox; Chrome; Edge; Opera e já vem instalada de fábrica nos navegadores Brave e Tor. Já para os usuários de smartphones, a HTTPS Everywhere está disponível somente para Firefox, Brave, Tor e Onion.

Privacy Badger: contra rastreadores de websites

Privacy badger é uma das extensões de navegador que protegem a privacidade
Privacy Badger bloqueia rastreadores de terceiros

Assim como a extensão acima, o Privacy Badger também é disponibilizado pela Electronic Frontier Foundation (EFF), uma organização norte-americana sem fins lucrativos que trabalha pela garantia de privacidade e liberdade de expressão.

O Privacy Badger foi desenvolvido para bloquear rastreadores de terceiros, que aparentemente, são invisíveis a olho humano. A extensão analisa linha por linha do código fonte de uma página na internet e identifica se um site está querendo saber de qual site você veio. O Privacy Badger interrompe o carregamento da página caso identifique rastreadores como esses.

A extensão é “Plug & Play”, ou seja basta instalar e ela já está fazendo seu trabalho. O Privacy Badger está disponível para Firefox (tanto web com mobile), Opera, Chrome e Edge.

PixelBlock: contra rastreadores de e-mail

Pixelblock é uma das extensões de navegador que protegem a privacidade
Extensão adiciona um ícone vermelho aos e-mails que foram identificados com rastreadores.

As grandes empresas que oferecem serviços de e-mail, como o Google, Yahoo, Microsoft equipam suas ferramentas com rastreadores bem delicados e difíceis de encontrar, os chamados pixels de rastreamento. Esses rastreadores servem para que o dono do e-mail saiba quando você abriu o e-mail dele. 

Esses pixels, no entanto, são muito valiosos para grandes empresas, que dependem de audiência. Isso não significa que a empresa vai receber um alerta toda vez que você ler um e-mail dela, mas, permitem que a empresa saiba quantas pessoas abriram sua newsletter ou comunicado por e-mail, além de quantos cliquem cada link teve.

Caso não queira participar da contagem, você pode optar por bloquear o rastreador desses e-mails com extensões de navegador. Uma delas é o PixelBlock, que detecta esses rastreadores e avisa o usuário da existência deles, inserindo um ícone de um olhinho vermelho do lado esquerdo do título do e-mail. O PixelBlock está disponível somente para o Google Chrome.

ClearURLs: contra rastreadores de links em e-mails

Clearurls é uma das extensões de navegador que protegem a privacidade
ClearURLs remove rastreadores de links no Edge, Firefox e Chrome

Os rastreadores que identificam quais links um leitor clicou são diferentes do pixel que rastreia se o e-mail foi aberto. Sendo assim, para não ser contabilizado, é necessário utilizar um bloqueador para esse tipo específico de rastreador.

O ClearURLs remove silenciosamente os rastreadores de links em seu navegador, mas por lidar com links, precisa de autorização para utilizar mais dados do navegador, comparado com as outras extensões dessa lista. No entanto, de acordo com o Techcrunch, os desenvolvedores da ferramenta explicam os motivos disso na documentação da aplicação.

Firefox Multi-Account Containers

Firefox containers cria compartimentos para cada tipo de atividade de navegação
Os conteiners do Firefox permitem que isolar as atividades de navegação conforme o uso. Foto: Divulgação Mozilla.

Exclusiva para usuários do Firefox, o Firefox Multi-Account Containers é um plugin de segurança e privacidade desenvolvido pela própria Mozilla, a empresa responsável pelo Firefox. A extensão tem como objetivo isolar a atividade de navegação, com a criação de containers. Ou seja, um usuário pode ter dois containers, um pro trabalho e outro para vida pessoal. Isso significa que os dados de navegação de um contêiner nunca vão se misturar com os de outro. 

Se for necessário, o usuário pode criar um container para cada site que navega, ou um para cada grupo de sites, por exemplo um para Facebook, Instagram e WhatsApp e outro para os sites e serviços do Google — ou quantos forem necessários. Isso evita que os sites consigam rastrear os gostos e interesses de um usuários, já que os dados e cookies não escapam do contêiner que foram configurados. 

DuckDuckGo Privacy Essentials

Já imaginou sua vida sem o Google? Sem um sistema eficiente de buscas na web é praticamente impossível se imaginar navegando na web nos dias de hoje. No entanto, o sistema de buscas DuckDuckGo garante ser uma alternativa que respeita os dados de seus usuários além de manter suas buscas anônimas. 

De acordo com a empresa responsável pelo DuckDuckGo, o Google é uma indústria de dados de usuários e se você está preocupado com sua privacidade na internet, considere utilizar um buscador que garante manter as suas buscas em completo anonimato, como é o caso do DuckDuckGo.

A empresa recomenda ainda que você vá ainda mais longe e instale a extensão DuckDuckGo Privacy Essentials, que funciona como um bloqueador de scripts e rastreadores, além de impedir a conexão com sites inseguros, sem protocolo SSL. A extensão está disponível para Google Chrome, Microsoft Edge e Firefox.

Terms of Service; Didn’t Read

Terms of service; didn't read é uma das extensões de navegador que protegem a privacidade
Ferramenta ajuda a compreender melhor os termos de serviço de diversos sites

O Terms of Service; Didn’t Read é uma ferramenta que analisa os termos de política de privacidade e uso de dados dos mais populares aplicativos web e dá uma nota para eles. Por exemplo, os serviços do Google (junto com o Facebook e o Twitter) possuem nota “E”, que é a mais baixa da plataforma. Já o site de buscas DuckDuckGo é um dos poucos que possuem uma nota “A” no projeto. 

A equipe por trás do Terms of Service; Didn’t Read também desenvolveu uma extensão de navegador, muito interativa e fácil de usar. Basta instalar e abrir um aplicativo web, se este aplicativo estiver no banco de dados da ferramenta, uma nota será exibida no final da barra de endereço do site. A extensão está disponível para Google Chrome, Edge, Safari, Opera e Firefox, mas também é possível acessar o site e buscar pelos serviços que você mais utiliza.

Mude de navegador

Extensões de navegador
Firefox possui uma série de recursos de privacidade integrados ao navegador

Como vimos no decorrer deste texto, o Google, embora possua ótimos recursos, é uma máquina de coletar dados de seus usuários (afinal é assim que ele ganha dinheiro), com suas incontáveis ferramentas e soluções web, é praticamente impossível ficar sem ele. No entanto, é possível reduzir drasticamente a quantidade de dados que ele coleta apenas mudando de navegador.

Há uma infinidade de navegadores disponíveis para você escolher, mas o Firefox, é certamente um dos mais responsáveis no momento. O Firefox possui diversos recursos de privacidade integrados com o navegador, além de muitas outras configurações, que já de fábrica, vão te garantir uma navegação mais segura e menos invasiva. Além disso, você pode configurar o navegador para privacidade e proteção máxima com apenas alguns cliques.

E não se preocupe com suas extensões. A maioria das extensões disponíveis para Google Chrome também podem ser baixadas no Firefox, mas em muitos casos, não será necessário (principalmente as extensões dessa lista), já que o Firefox possui ferramentas de privacidade integradas e basta alguns cliques para as configurar.


É importante lembrar que algumas dessas extensões citadas podem interromper a troca de dados do seu navegador com rastreadores, isso pode deixar a navegação geral mais rápida. No entanto, alguns sites podem não carregar completamente. Nesses casos basta desativar a extensão e atualizar a página para que ela carregue completamente.

A lista completa das extensões de navegador que protegem a privacidade online:

  • HTTPS Everywhere
  • Privacy Badge
  • PixelBlock
  • ClearURLs
  • Firefox Multi-Account Containers
  • DuckDuckGo Privacy Essentials
  • Terms of Service; Didn’t Read

Ufa, agora você já tem todo o conhecimento necessário para se proteger das grandes empresas de tecnologia que estão lucrando muito dinheiro com seus dados pessoais. Sentiu falta de uma extensão indispensável para garantir a privacidade na web? Deixa pra gente nos comentários! Mais conteúdos como este, você encontra na nossa página de tutoriais.


Fontes: Avira; Techcrunch; Make use of; Mozilla; EFF; Privacy Badger; PixelBlock; ClearURLs; Firefox Conteiners; DuckDuckGo Privacy Essentials; Terms of Service; Didn’t Read.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário