Facebook começa a integrar DMs do Instagram e Messenger

Ilustração da integração entre Instagram e Messenger
As caixas de entrada permanecem separadas, mas essa iniciativa faz parte de plano para reunir os chats do Instagram e Messenger em interface única
Anúncio
Facebook começa a integrar DMs do Instagram e Messenger

O Facebook anunciou que vai começar a integrar as mensagens do Instagram e Messenger. Ainda que os aplicativos permitam se comunicar entre si, as caixas de entrada de DMs (sigla para “direct messages“, que são as mensagens privadas) vão continuar separadas.

Na prática, os usuários do Facebook vão poder realizar conversas por mensagens e até chamadas de vídeo com pessoas que estiverem no Instagram. E vice-versa. Isso mesmo que uma das pessoas não tenha conta em uma dessas redes sociais. A rede social esclareceu que não pretende juntar as caixas de entrada de mensagens dos apps e que a novidade é a comunicação entre as plataformas

A empresa também informou que essa integração está em fase de testes em alguns países e que planeja expandir para o mundo em breve. Até a publicação desta matéria, o Facebook não tinha comunicado se o Brasil está entre esses países que vão testar essa integração.

Como vai funcionar a integração entre Instagram e Messenger

iPhones mostrando integração entre Instagram e Messenger
Integração vai pedir que Instagram e Messenger comuniquem-se entre si

O Facebook vai implementar uma novidade nas plataformas tanto do Instagram quanto do Messenger: um modo temporário que apaga mensagens depois de serem visualizadas ou quando você fecha a conversa (parecido com o “chat secreto” do Telegram).

Alguns recursos do Messenger serão incorporados à interface das mensagens diretas no Instagram, como a funcionalidade “Assistir Juntos” (que permite ver vídeos com alguém em tempo real durante chamadas de vídeo). Aliás, essa funcionalidade agora vai trazer conteúdos do IGTV também.

Em relação ao Instagram, a plataforma da rede social vai contar com encaminhamento de conteúdos, opção de responder mensagens específicas, personalização de cores das DMs e até reações com emojis personalizados.

Confira abaixo a lista completa de recursos que estarão disponíveis no Instagram e Messenger:

  • Assistir Juntos: assista a vídeos do Facebook Watch, IGTV, Reels, séries e filmes durante uma chamada de vídeo;
  • Modo Temporário: as mensagens desaparecem depois de serem visualizadas ou quando você fechar a conversa;
  • Cores do chat: personalize os “balõezinhos” com degradê de cores;
  • Figurinhas de selfie: crie adesivos estilo boomerang usando selfies;
  • Reações com emojis personalizados: crie um atalho com emojis para reagir às mensagens;
  • Respostas: responda mensagens específicas no chat;
  • Encaminhamento: compartilhe conteúdos com até cinco amigos ou grupos;
  • Efeitos de mensagem: adicione efeitos animados aos “balõezinhos”;
  • Recursos de denúncia e atualizações de bloqueio: denuncie mensagens únicas e/ou conversas completas no Instagram e receba sugestões proativas de bloqueio no Instagram e no Messenger, ao adicionar suas contas à Central de Contas (mais informações sobre isso na próxima parte da matéria).
Print da tela de configurações da integração entre Instagram e Messenger
Vai ser possível configurar integração de DMs do Instagram e Messenger

Curtiu a ideia? Não? Então uma boa notícia para você: os usuários poderão escolher por não permitir essa comunicação entre os aplicativos Instagram e Messenger. Para fazer isso, vai ser preciso acessar as configurações de privacidade dos apps, ir até os controles de mensagens e selecionar quem vai poder aparecer na sua lista de conversas. 

Agora se você curtiu a ideia e quiser ter um pouco mais de controle sobre esse fluxo de DMs entre os dois aplicativos, uma das opções vai fazer com que usuários do Messenger que entrarem em contato com você no Instagram, por exemplo, apareçam como “Solicitações” de mensagens.

Essa iniciativa faz parte de um plano da empresa para integrar os chats de todos os aplicativos que possui: Messenger, Instagram e WhatsApp. O plano foi anunciado por Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, em 2019, quando ele disse que planejava tornar possível aos usuários mandar mensagens para seus contatos usando qualquer uma das redes sociais que, atualmente, são da empresa.

O que é essa Central de Contas?

Ilustração da Central de Contas do Facebook
Central de Contas vai servir para gerenciar integração entre Instagram e Facebook

Anunciada no começo desta semana, a Central de Contas (Accounts Center) vai ser uma área para gerenciar a integração entre Instagram e Facebook. Porém, este recurso não está associado diretamente com a integração das DMs das duas redes sociais.

Nessa central, vai ser possível configurar os mesmos dados de login que serão válidos para o Facebook, Messenger e Instagram, além de sincronizar o nome e a foto de perfil para que ela seja atualizada automaticamente em todas as redes sociais ao ser trocada em uma delas.

Nos Estados Unidos, a Central de Contas também vai contar com opções do Facebook Pay, que é o sistema de pagamentos criado pela rede social. No caso do Brasil, essa central deve chegar até o final deste ano.

Fontes: Facebook (novos recursos do Messenger e comunicação entre Instagram e Messenger) e The Next Web


O que você achou dessa integração das DMs do Instagram e Messenger? Conte para nós aqui nos comentários!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter