Conecte-se conosco

Google

Contra “Fake News”, Google lança Selo de Verificação de Fatos no Brasil

O Google lançou no Brasil seu Selo de Verificação de Fatos para combater as “Fake News”, notícia falsa, em tradução livre. Veja como funciona.

Assim como Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, odiamos  “Fake News” (notícia falsa, em tradução livre). E essa dificuldade em determinar o que é fato do que é mentira na internet não passou despercebida pelos olhos do Google. O buscador anunciou em outubro do ano passado que estaria tomando medidas para combater reportagens com conteúdo falso.

Uma delas é a criação de um novo selo dentro do Google Notícias para destacar reportagens cujas informações tenham sido verificadas por organizações independentes. Inicialmente, o “selo de fatos verificados” foi lançado nos Estados Unidos e no Reino Unido, seguidos por Alemanha e França. Hoje, o Google anunciou que ele chegou na América Latina, mais especificamente na Argentina, Brasil e México.

No Brasil, foram firmadas parcerias com os veículos “Agência Lupa“, “Aos Fatos” e “Agência Pública“, que ficarão encarregadas de verificar a procedência de artigos que aparecem na seção expandida dentro do site news.google.com.br e nos aplicativos do Google Notícias e Clima para iOS e Android. Isso significa que, ao fazer uma pesquisa e clicar na aba “Notícias” ou realizar uma busca direto no site do Google Notícias, você encontrará artigos com a indicação “Verificação de fatos”.

Google lança ferramenta contra fake news

(Imagem: Reprodução/Google)

Google lança ferramenta contra fake news

(Imagem: Reprodução/Google)

A checagem de fatos é algo de suma importância. Há 10 anos, quando os jornais impressos e grandes canais de TV ainda eram os maiores meios de comunicação, havia tempo que os fatos de uma notícia fossem verificados antes da publicação. Hoje, com o advento das redes sociais e blogs, tudo é urgente, fazendo com que estes veículos de comunicação nem sempre gastem o tempo necessário para confirmar a procedência das informações. E isso, claro, faz com que notícias falsas, publicadas erroneamente ou pensadas em manipular leitores, se disseminem.

Por esta razão, a iniciativa do Google deve melhorar a forma como as notícias chegam até nós, filtrando fontes que não procedem e trazendo mais conteúdos relevantes como resultado de nossas pesquisas.

E você? Checa suas fontes? O que achou desse selo contra”Fake News”? Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Blog do Google Brasil.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Google

Dica

Advertisement


Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir