Como criar filtros de realidade aumentada no tiktok

Como criar filtros de realidade aumentada no TikTok

Avatar of ricardo buçard
Com o Effect House, todos os usuários e criadores de conteúdo do TikTok poderão criar seus próprios filtros de realidade aumentada, veja como neste tutorial!

Na última terça-feira (12) o TikTok lançou o Effect House, um aplicativo voltado para criação e desenvolvimento de filtros de realidade aumentada que, caso sigam as normas estabelecidas pela empresa, serão disponibilizados para o público. Venha aprender como você pode lançar o seu próprio filtro!

Conheça o aplicativo Effect House

O programa começou seu desenvolvimento em agosto de 2021 e teve mais de 450 criadores participando do seu Beta fechado para convidados — agora aberto ao público — para testarem, participarem no mundo de criação de vídeos da plataforma e também ajudarem a melhorar o produto oferecido pela empresa.

A imagem mostra a tela inicial do effect house, novo programa do tiktok para criação de filtros
A página do novo programa para criação de filtros do TikTok, o Effect House (Imagem: Captura de Tela)

Com a preocupação sobre a saúde mental dos usuários de redes sociais sendo cada vez mais um foco de atenção entre responsáveis legais de crianças e adolescentes, especialistas e também políticos ao redor do mundo, o TikTok colocou em prática uma política para aprovação dos filtros. Segundo a empresa:

As diretrizes postas em prática tem como foco ajudar todos no TikTok a se sentirem bem-vindos e empoderados para criar, exatamente como são

Tradução livre do texto de lançamento do Effect House divulgado pelo TikTok.

Indo mais a fundo no que dizem essas diretrizes, serão proibidos filtros que promovam colorismo, estereótipos negativos sobre grupos minoritários, que façam alterações estéticas em pessoas similares a cirurgias plásticas, como preenchimento labial, ou que encorajem um exame cuidadoso da aparência alheia. Além destes filtros citados, a plataforma alerta que alguns filtros podem não aparecer na lista de efeitos disponíveis, como os relacionados ao consumo de álcool, por conta da diversidade de públicos do TikTok.

Segundo o TikTok, todos os efeitos criados serão submetidos à análise de uma equipe interna para garantir que estão de acordo com as normas impostas e então ser lançados ao público. Novos filtros também terão a opção de ser reportados como inadequados e, se após a realização de nova análise por funcionários da empresa, seja confirmado a violação das políticas, serão removidos da plataforma, bem como os vídeos que utilizavam os filtros reportados.

Como instalar o Effect House

O primeiro passo para a criação de filtros é instalar o programa em seu computador. Para isso, você precisará de um computador da Apple (Mac), já que atualmente esta é a única plataforma suportada pelo Effect House. Os requisitos são:

  • MacOS 10.14 ou superior;
  • Processador Intel Core i3 2.5Ghz, AMD FX 4300 2.6Ghz ou Apple M1 com 4 GB RAM;
  • Placa de vídeo Intel HD Graphics 4000, Nvidia GeForce 710 ou AMD Radeon HD 6450;
  • Resolução de tela mínima de 1280×768;
  • Drivers da placa de vídeo atualizados.
  1. Vá para a página de download do programa e escolha o instalador de acordo com o tipo processador (Intel ou Apple), como mostrado na imagem abaixo.
A imagem mostra o site de downloads do effect house, o programa do tiktok para criar filtros de realidade aumentada
Na página de download é preciso escolher o download de acordo com o processador do computador (Imagem: Captura de Tela)
  1. Após o fim do download, abra o instalador e arraste o ícone do programa para a pasta Applications como mostrado na imagem abaixo. Após alguns segundos, o programa estará instalado na sua máquina e poderá ser encontrado no Finder.
A imagem mostra a tela de instalação do effect house no sistema macos
Ao arrastar o ícone para dentro da pasta Applications, a instalação será concluída em segudos (Imagem: Captura de Tela)
  1. Ao abrir o programa pela primeira vez, o sistema operacional mostrará uma mensagem perguntando se você tem certeza que deseja abrir este programa. Clique em “Abrir” e então o Effect House abrirá uma tela pedindo para você fazer login na sua conta do TikTok.

Como criar um filtro de realidade aumentada

A imagem mostra a tela de login do effect house, programa de criação de filtro de realidade aumentada do tiktok
Após a instalação, o programa pedirá para que seja feito login na plataforma (Imagem: Captura de Tela)
  1. Ao clicar em “Log in to TikTok“, você será redirecionado para uma página no seu navegador para fazer login ou entrar com sua conta do TikTok. Após o login ser feito com sucesso, será exibida uma mensagem para concordar com os Termos de Serviço e políticas do aplicativo, como mostrado abaixo.
A imagem mostra a tela de aceite de políticas e termos de serviço
Após o login, a página de aceite de termos e condições de uso do aplicativo será exibida (Imagem: Captura de Tela)
  1. Ao concordar com os termos, uma nova mensagem para prosseguir para a sua conta será exibida e então clique em “Continuar” e uma nova aba será aberta, com uma mensagem pedindo permissão para abrir um link. Clique na opção de escolher a aplicação.
A imagem mostra a tela do effect house para permissão de abertura de link
Ao aparecer esta tela, clique na opção de escolha de aplicativo e, em seguida, em abrir link (Imagem: Captura de Tela)
  1. Ao selecionar para escolher aplicativo, a opção de abrir o link é exibida. Clique nesta opção e então o Effect House estará logado em sua conta e abrirá a tela inicial.
A imagem mostra a tela inicial do effect house
Após o processo de login, o Effect House exibirá a tela inicial (Imagem: Captura de Tela)
  1. O Effect House oferece alguns templates em sua tela inicial. Ao clicar em uma das opções, o programa oferece alguns objetos e assets já pré-configurados, mas também é possível criar um projeto do zero ao clicar em “Create project“.
  • A imagem mostra a tela de criação de filtro com template
  • A imagem mostra a tela de criação de filtro do zero
  1. Quando o usuário incluir novas funcionalidades em seu filtro e quiser testar como ele funcionaria na plataforma real, ele pode clicar em “Preview in TikTok“, que gera um QR code para ser escaneado através da funcionalidade de scan de QR code da aba “Descobrir” do aplicativo de celular.
A imagem mostra como testar o seu filtro de realidade aumentada no aplicativo do tiktok
Após o usuário desenvolver um filtro, ele pode testar no aplicativo do celular antes de submeter para lançamento para o público. (Imagem: Captura de Tela)
  1. Quando quiser que o filtro seja avaliado pelo TikTok para o seu lançamento ao público, o usuário deve clicar em “Submit“. Esta ação levará à tela para submeter informações sobre o filtro, como uma thumbnail dele, nome, o que fazer para ativar o filtro e uma validação de tamanho máximo do filtro. Quando o usuário clica em “Continue“, ele é redirecionado para uma página no navegador.
A imagem mostra a tela de submeter filtro do effect house
A tela para submeter o filtro criado para a aprovação do TikTok (Imagem: Captura de Tela)
  1. Nesta página, o usuário deve terminar de dar informações sobre o filtro, como uma descrição breve sobre ele, categorias em que se encaixa e tags em que se encontra. Por fim, pedem também para que seja enviado um vídeo demonstrativo de até 15s do efeito sendo utilizado.
A imagem mostra a tela final para submeter um filtro para o tiktok usando o effect house
Após enviar mais informações e vídeo do filtro sendo utilizado, o usuário pode submeter seu filtro de realidade aumentada para ser aprovado (Imagem: Captura de Tela)

No período em que testei o aplicativo, achei ele bastante complicado de ser utilizado por um usuário curioso pela novidade. A sugestão para aqueles que queiram se aventurar a criar seu próprio filtro é que leiam atentamente aos guias disponibilizados pela plataforma de como fazer os mais diversos tipos de filtro no Effect House. Infelizmente os guias ainda não foram traduzidos para o português, sendo então mais uma barreira para um usuário que não saiba ler em inglês.

Veja também:

Caso você se interesse em ler outras matérias sobre o TikTok, veja a nossa matéria sobre como baixar um vídeo do TikTok ou então sobre estas dicas de como viralizar um vídeo na plataforma.

Fontes: TikTok e Engadget.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados