Site do orkut

Fim do Orkut faz 7 anos, relembre uma das primeiras redes sociais

Avatar of victor pacheco
A rede social que foi febre entre os brasileiros foi encerrada após ascensão de gigantes como o Facebook, saiba mais sobre o fim do Orkut

Se você nasceu depois de 1990, com certeza tinha um perfil no Orkut. A rede social foi uma das ferramentas que nos deu a experiência de ter uma conta onde era literalmente, possível fazer de tudo. Apesar de não ter o propósito inicial de ser um local onde pessoas postavam tudo o que acontecia em seu dia a dia, o site criado pelo programador de mesmo nome (Orkut Büyükkökten) literalmente “andou para que outras rede sociais pudessem correr”.

E hoje (30) faz sete anos do fim do Orkut, em que o Google o desativou de forma definitiva. O anúncio aconteceu três meses antes, mais especificamente no dia 30 de junho de 2014. Relembre todas as funções do Orkut e como a rede social foi um verdadeiro sucesso no dia a dia de muitas pessoas. A primeira curiosidade é que não, o Orkut não foi criado com o propósito de ser um local onde você poderia falar sobre tudo.

Como o Orkut surgiu?

Sendo uma invenção que foi criada pelo programador turco de mesmo nome, mais especificamente, Orkut Büyükkökten a rede social foi criada primeiramente como um projeto independente. Anos depois, quando já estava trabalhando no Google e com uma melhor profissão, então tudo foi finalizado. O Orkut “nasceu” durante uma pós-graduação de Büyükkökten na Universidade de Stanford. Mas saiba que o foco da rede social não era permitir que pessoas de todos os cantos do mundo se conhecessem e conversassem sobre os mais diversos assuntos.

Fim do orkut ocorreu há 7 anos
Rede social foi desenvolvida para bater de frente com LinkedIn

O Orkut era um concorrente direto do LinkedIn, onde o mesmo deveria ser usado apenas para a divulgação de vagas e permitir que cada vez mais profissionais se conhecessem. Mas você sabe que isso não durou muito tempo, certo? Depois de ser lançado e apesar das pessoas só ingressarem por meio de um convite de quem já tinha um perfil, a rede social teve seu foco mudado pelos usuários. As comunidades já tinham ultrapassado o campo profissional, o mural de depoimentos já não era de usado apenas por pessoas de grandes empresas e muito mais.

Em março de 2011, a rede social realmente foi um dos maiores assuntos nas rodas de conversa. Nesta época, o Orkut contava com 32,7 milhões de usuários. Importante dizer que boa parte destes eram brasileiros e sim, a rede social foi uma verdadeira febre em nosso país. Em 2008, foi realizada uma mudança da sede do Orkut, que até então, ficava na Califórnia, EUA. A partir deste momento, todas as novidades seriam comandadas daqui mesmo de terras tupiniquins, direto do escritório da Google em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Comunidades, depoimentos e visitas ao perfil

Não importa o quão exótico era o assunto no qual você gostava, saiba que sim, haveria uma comunidade no Orkut sobre isso. Desde fãs de música até mesmo um filme que não era tão amado na vida real, as comunidades hoje as comunidades podem ser definidas como os fóruns do Reddit que usamos até hoje.

Neste local, você poderia discutir sobre diversos tópicos e entre as mais engraçadas eram com certeza, aquelas que a um primeiro olhar, poderia ser uma opinião de uma única pessoa. Dessa forma, as comunidades também foram o primeiro pilar dos Grupos do Facebook que conhecemos, onde as pessoas se uniam para falar sobre um mesmo assunto.

Comunidade do orkut
Comunidade “Eu Odeio Acordar Cedo” era uma das mais famosas do Orkut

Outra funcionalidade muito utilizada por todas as pessoas que tinham uma conta no Orkut era a postagem nos murais, os conhecidos depoimentos. Se alguém lhe enviava um depoimento, esta ação era considerada uma verdadeira prova de amor. Muitas pessoas mais consideravam um depoimento em seu Mural do Orkut do que uma mensagem dita na vida real.

Até acontecia uma certa disputa para saber qual amigo era mais fiel a você, uma vez que tudo era organizado de forma cronológica: se alguém estivesse no topo de seus depoimentos, então esta pessoa realmente teria se esforçado para estar ali. Também podemos citar que tal funcionalidade foi aproveitada pelas redes sociais que hoje estão ativas, onde é possível postar uma mensagem pública para alguém que é seu amigo virtual.

Antes mesmo de Joe, da série “Você”, da Netflix, começar a stalkear pessoas na internet, o Orkut contava com uma função de permitir que você soubesse quem esteve em seu perfil. Tal funcionalidade nunca chegou a ser implantada de forma oficial por qualquer outra rede social. Lembrando que se você ficasse no “modo anônimo” do Orkut que não quisesse ser descoberto, também não saberia quem esteve observando sua conta.

Crush List , jogos e polêmicas

Quando citamos no começo do texto que o Orkut andou para que outras redes sociais chegassem ao sucesso, saiba que não exageramos. Além de contar com uma função de interação que o permitia avaliar um amigo com “Sexy”, “Confiante” e “Legal” de forma anônima, rede social também contava com a “Crush List“. Isso funcionava como o Tinder, que hoje é utilizado por diversas pessoas: você demonstrava interesse por uma pessoa ao indicar isso no próprio Orkut. Se a pessoa fizesse o mesmo em seu perfil, então recebiam uma mensagem informando que o interesse era mútuo. Isso lhe lembrou uma função chamada “match”?

Crush list orkut
Você chegou a flertar pelo Orkut?

Outro ponto importante eram os jogos que você poderia se divertir no Orkut. Quantas horas você já investiu em sua lanchonete do Café Mania? Ou durante quanto tempo, ficou esperando para que os vegetais crescessem sem sua horta do Colheita Feliz? Também haviam os Buddy Pokes, que eram personificações dos usuários, sendo possível interagir com outros jogadores. Um tempo depois, isso chegou a outras redes sociais, mas tenha certeza que tudo começou ali no Orkut.

Café mania orkut
Como era seu café no Orkut?

A pirataria também acontecia de forma livre no Orkut. Muitas comunidades eram focadas em disponibilizar filmes, discografias completas de artistas e outros tipos de arquivos. De fato, um dos motivos pelo qual o Pirate Bay ficou cada vez mais famoso na mesma época do “boom” do Orkut foi porque os links eram postados em comunidades com diversas pessoas. Na época, não havia uma fiscalização por meio da rede social e isso era feito de forma livre.

Mas nem tudo eram flores: outra polêmica que circulou em torno do nome do Orkut foi uma versão chamada Orkut Ouro. Lembra que falamos que no início, esta rede social era acessada apenas se você recebesse um convite? Um estudante inventou uma notícia de que ele havia postado um álbum de fotos visível apenas para membros do Orkut Ouro. Hoje em dia, parece cômico, mas isso causou vazamentos de e-mails e demais golpes feitos por pessoas mal-intencionadas.

Porque o fim do Orkut aconteceu?

Um dos maiores problemas que o Orkut passou foi simplesmente não se aprimorar com o passar do tempo. Para termos uma base da queda assim que outras redes sociais chegaram ao mercado, o Orkut contava com 32,7 milhões de usuários no Brasil em março de 2011. Seis meses depois, o cenário era completamente outro e o Facebook já era responsável por 92,8% do tempo investido nas redes sociais pelos brasileiros, com o Orkut sendo a opção de apenas 2%. Podemos citar que de fato, o Orkut foi “engolido pelo mercado”.

A falta de investimento em inovações e ações que prendessem os usuários com tantas opções foi a ruína para que a rede social fosse desativada de forma definitiva em 30 de setembro de 2014. O inventor do Orkut até chegou a realizar um novo lançamento, que recebeu o nome de Hello, mas em relação ao sucesso de sua primeira ideia, podemos dizer que nada foi atingido como antes.

E provavelmente, nenhuma outra rede social terá a mesma abrangência de mercado que o Orkut teve, apesar do Facebook chegar a oferecer uma experiência semelhante ao que era oferecido até setembro de 2014. O Google então passou a centralizar seus esforços em outros sites, como YouTube, Blogger e muito mais. Você tem alguma memória do Orkut? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Será que o Facebook está acabando? Mark Zuckerberg disse que não, assim como o futuro da rede social está no metaverso. Ficou confuso? Confira nossa matéria especial:

Fonte: New York Times, Leia Já e Época

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados