Conecte-se conosco
Telegram 930x602 - Finalmente! Telegram ganha chamadas de voz e promete qualidade, rapidez e segurança

Android

Finalmente! Telegram ganha chamadas de voz e promete qualidade, rapidez e segurança

Telegram ganha chamadas de voz, mas foca em qualidade e segurança para conquistar os usuários. Diferente do WhatsApp, o serviço oferece um sistema diferente de verificação.

4a68dedb2b8f10c50c 1 - Finalmente! Telegram ganha chamadas de voz e promete qualidade, rapidez e segurança

Telegram estreia recurso de chamadas de voz com foco em qualidade e segurança, mas por enquanto só na Europa.

O Telegram, um dos mensageiros mais conhecidos da atualidade, acaba de ganhar um novo recurso. E, ao contrário do que você pode estar imaginando, ele não copiou as “histórias” do Snapchat. Nesta atualização, o Telegram ganha chamadas de voz para competir com o seu principal concorrente, o WhatsApp.

O novo recurso começa a ser liberado na Europa, mas em breve será disponibilizado em outras regiões. A interface das ligações é a mesma conhecida por praticamente todo mundo, mas o Telegram promete mais inovação e segurança.

Em uma publicação no seu blog oficial, a equipe do Telegram explica como a “divertida” verificação de segurança funciona. Eles substituem a tradicional criptografia (que surgiu em 2013) por uma mais simples: dois usuários precisarão comparar quatro emojis para garantir que a chamada está criptografada. “Sem códigos longos ou imagens complicadas“, como já cita a própria empresa.

Como se diferenciar da concorrência

screenshot 2017 03 30 18 36 46 - Finalmente! Telegram ganha chamadas de voz e promete qualidade, rapidez e segurança

Chamadas de voz pelo Telegram prometem ter mais qualidade que o mesmo recurso dos concorrentes.

O WhatsApp oferece chamadas de voz há algum tempo, bem como outros mensageiros concorrentes do Telegram. Com isto em mente, a empresa responsável pelo app precisou focar em alguns pontos específicos. A segurança está em primeiro, mas a qualidade das ligações também promete ser um diferencial.

Sempre que possível, suas chamadas passarão por uma conexão P2P, usando os melhores codecs de áudio para economizar o tráfego [de dados].

Telegram explica que se a conexão P2P não puder ser estabelecida, o servidor mais próximo será utilizado para conectá-lo com a outra pessoa. A empresa também afirma que a mesma infraestrutura de servidores para mensagens de texto também será utilizada para as chamadas de voz.

Ela também garante que vai expandir a rede de distribuição de conteúdo ao redor do mundo, “mesmo em áreas remotas” onde as conexões são mais lentas.

Inteligência-Artificial nas chamadas? Sim!

27190620471777 t700x394 - Finalmente! Telegram ganha chamadas de voz e promete qualidade, rapidez e segurança

Recurso de chamadas por voz do Telegram ainda não tem data de estreia no Brasil.

Cada vez que você faz uma chamada de voz no Telegram, uma rede neural aprende com o seu feedback e do seu dispositivo“, diz a empresa. Ela não terá acesso ao conteúdo da conversa, mas sim a informações técnicas como velocidade da rede, ping, utilização de dados e afins. Para isto, o Telegram quer aprender na prática como melhorar a qualidade das futuras chamadas de voz, o que em tese é bastante positivo.

E, é claro, para não drenar o seu pacote de dados, os parâmetros poderão ser ajustados durante uma conversa. O aplicativo poderá se adaptar para fornecer melhor qualidade de áudio, utilizando menos dados móveis quando há má recepção de sinal, por exemplo.

Segundo a empresa e seus testes, as chamadas de voz do Telegram já são superiores que os seus concorrentes. Nós, é claro, só teremos certeza disto a partir de testes mais aprofundados.

Outras mudanças e melhorias

O Telegram também ganhou outras novidades com esta atualização. Dentre elas, você poderá escolher quem vai ligá-lo pelo aplicativo – apenas contatos, qualquer pessoa ou ninguém.

Mas a outra boa mudança no Telegram está nos vídeos. O aplicativo agora permite que você possa editar os seus vídeos com mais calma antes de enviá-los, escolhendo entre até cinco opções de compressão. Esta função pode ser escolhida como “padrão” para o envio de novos vídeos dentro da plataforma.

Você pode baixar o Telegram na App Store, Google Play e Windows Store. Como já citado, o recurso *não está funcionando* em outro lugar além da Europa. A empresa promete que, em breve, ele será distribuído para mais regiões.

Continue lendo
Advertisement

Jornalista (ainda em formação) de tecnologia há alguns bons anos, Wellington acompanhou algumas mudanças bem legais do ramo bem de perto e ainda ama o layout do Nokia N95 – é sério!

Comentários
Subir