Galaxy Z Fold 2 traz 5G e design aprimorado; confira todas as especificações

Samsung Galaxy Z Fold 2 ROSE CAPA scaled
Anunciado hoje (05) no evento Galaxy Unpacked, dobrável traz tela mais resistente e design refinado; veja as especificações completas do Galaxy Z Fold 2
Anúncio
Galaxy Z Fold 2 traz 5G e design aprimorado; confira todas as especificações

A Samsung confirmou todas as expectativas e aproveitou o Galaxy Unpacked 2020, o evento anual mais importante da empresa, para lançar seu novo smartphone dobrável, o Galaxy Z Fold 2. Além do aparelho com tela flexível, também foram apresentados os novos fones sem fio da empresa, as novas gerações do Galaxy Watch e do Galaxy Tab S, agora em dois tamanhos, e os tão esperados Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra. Em razão da pandemia da COVID-19, o evento foi realizado inteiramente online, sem plateia.

Apesar disso e embora não seja o modelo com o maior volume de vendas dessa lista, o que certamente ficará a cargo da linha Note, o Galaxy Z Fold 2 representa um passo importante para a Samsung. Pouco mais de um ano após o lançamento conturbado do primeiro Galaxy Fold, a empresa mostrou que ainda acredita no futuro dos dobráveis e que aprendeu com o passado. O Galaxy Z Fold 2 chega com uma tela mais resistente, bordas muito mais finas, hardware atualizado e um visual mais polido, com direito a novas cores.

Hardware robusto num corpo flexível

Samsung-Galaxy-Z-Fold-2-Aberto-Frente
Tela interna tem 7,6 polegadas e taxa de atualização em 120Hz (Imagem: Samsung)

Das novidades apresentadas no Galaxy Z Fold 2, as maiores são as telas: com 7,6 polegadas e resolução de 2208 x 1768 pixels, a tela interna trará as tecnologias HDR 10+ e a taxa de atualização de 120Hz, oferecendo animações mais fluidas. Já a tela externa conta com 6,2 polegadas, resolução de 2260 x 816 pixels, HDR 10+ e bordas consideravelmente menores que as do Galaxy Fold. Outra novidade bem vinda nos displays foram as novas câmeras frontais, que agora ocupam um furo discreto nas telas, igual ao que vimos na linha S20.

Com a promessa de ser produtivo como um tablet e portátil como um smartphone, o Galaxy Z Fold 2 também chega com um processador poderoso. Embora a Samsung não tenha afirmado propriamente, a versão anunciada no evento deve receber o Qualcomm Snapdragon 865+, visto esse chip está na linha Note 20 anunciada hoje. O processador é uma versão turbinada do Snapdragon 865, que traz como diferencial um aumento de até 10% no desempenho da GPU e CPU, melhorando a performance em jogos e tarefas pesadas.

Também graças ao processador, o Galaxy Z Fold 2 estará totalmente preparado para o 5G, sendo compatível inclusive com as chamadas ondas milimétricas (5G mmWave) – responsáveis pelo ganho de velocidade mais considerável da nova tecnologia em relação ao 4G.

Em armazenamento, o Z Fold 2 permitirá escolher entre 256 e 512GB (UFS 3.1). Em comparação com o primeiro Fold, oferecido apenas na versão de 512GB, a novidade deixa o lançamento mais acessível e mostra que, dessa vez, a Samsung mira um público mais amplo que apenas os entusiastas de tecnologia. Apesar de continuar não suportando a expansão via cartões microSD, o Z Fold 2 ainda traz 12GB de memória RAM em ambas as versões, 4500mAh de bateria e suporte ao carregamento rápido de até 25W, o mesmo dos S20.

Samsung-Galaxy-Z-Fold-2-Aberto-Verso
Tela externa está maior e com menos bordas (Imagem: Samsung)

O conjunto escolhido para as câmeras traseiras também é o mesmo que vemos na linha S20 desse ano. A câmera wide, principal, tem 12 megapixels e abertura f/1.8. Já a câmera ultrawide traz a mesma resolução, mas é capaz de captar um cenário maior. A última do pacote é a lente teleobjetiva, que não traz o zoom ótico de 50x do Galaxy Note 20 Ultra, mas consegue aproximar a imagem em até 3x com o chamado “zoom híbrido” – que soma um zoom ótico a um zoom digital aprimorado. A capacidade máxima de zoom digital é 30x.

As câmeras frontais, interna e externa, também são iguais entre si, com ambas tendo 10 megapixels, abertura f/2.2 e lentes de 26mm. É esperado que elas produzam um resultado bem parecido com o das câmeras frontais do S20 e do S20+, já que as especificações são as mesmas e, muito provavelmente, os sensores também.

Mais preparado para o dia a dia

Samsung-Galaxy-Z-Fold-2-Preto-CAPA
Design refinado mostra que o Galaxy Z Fold quer atingir um público mais amplo (Imagem: Samsung)

Apesar de todas as atualizações bem vindas no hardware, o maior salto do Galaxy Z Fold 2 foi no design: mais fino, leve e com a promessa de ser mais robusto que seu antecessor, o lançamento traz uma dobradiça reforçada e, no geral, elimina o aspecto de “aparelho experimental” que era bastante característico do primeiro Fold. Prova disso é que o formato dobrável já não impõe tantas limitações – a tela externa tem bordas quase tão finas quanto a de qualquer smartphone e o aparelho está bem mais enxuto.

Segundo a Samsung, as camadas da tela foram reforçadas no Z Fold 2 e toda a estrutura do aparelho foi reimaginada para ser mais resistente. Além de corrigir os erros vistos no Galaxy Fold, a empresa aprimorou o que acertou no Galaxy Z Flip: o chamado Ultra Thin Glass (Vidro Ultrafino, em português) é mais fino que um fio de cabelo e foi misturado entre elementos de vidro e plástico para garantir um toque mais firme na tela – sem impedir que o display possa ser dobrado, é claro.

Galaxy Z Fold 2 traz 5G e design aprimorado; confira todas as especificações
Display do Galaxy Z Fold 2 é composto de pelo menos 5 camadas, incluindo o Ultra Thin Glass (Imagem: Samsung)

Ainda de acordo com a Samsung, que não economizou ao falar da engenharia do aparelho, o mecanismo da dobradiça também foi renovado, com direito a inspiração nos aspiradores de pó da empresa. Agora, o dobrável é capaz de ficar parcialmente dobrado, assim como Galaxy Z Flip, e promete evitar a entrada de poeira e outros detritos com mais eficiência.

Em suma, o Galaxy Z Fold 2 promete estar mais preparado para o mercado do que o primeiro Fold estava. Se considerarmos que a Samsung esbanja confiança ao lançar o seu terceiro smartphone dobrável, além de parecer orgulhosa em ser uma das pioneiras nesse segmento, é bem provável que dispositivos com telas flexíveis – nos mais diferentes formatos – percam o aspecto futurista e se tornem algo do dia a dia em menos tempo do que imaginamos.

Pré-venda inicia em 1º de setembro

Samsung-Galaxy-Z-Fold-2-PRETO-Frente-Verso-1
Preços não foram divulgados, mas a pré-venda inicia em 1º de setembro (Imagem: Samsung)

Apesar do lançamento de hoje, o Galaxy Z Fold 2 só será apresentado oficialmente em 1º de setembro, nas cores Mystic Black (Preto) e Mystic Bronze (Cobre). Na data, a Samsung promete revelar mais sobre o dispositivo e iniciar a pré-venda, que deve ocorrer primeiro em países da América do Norte, Europa e Ásia. Embora não haja previsão para que o dispositivo chegue ao Brasil, é bem provável que isso ocorra, já que os dobráveis atuais da marca, Fold e Z Flip, já estão por aqui.

Nos EUA, o Galaxy Z Fold 2 já pode ser reservado no site da Samsung, mas não teve qualquer informação de preço divulgada. É importante notar, ainda, que a reserva apenas garante que, na data da pré-venda, os usuários que fizeram a reserva poderão pré-adquirir as primeiras unidades antes que o estoque se esgote.

Galaxy Z Fold 2: especificações técnicas

Tela Display interno Dynamic AMOLED com 7,6 polegadas, resolução de 2208 x 1768 pixels, HDR 10+ e taxa de resolução em 120Hz;
Display externo Super AMOLED com 6,20 polegadas, taxa de atualização em 60Hz e resolução de 2260 x 816 pixels;
Processamento Qualcomm SM8250 Snapdragon 865+ (7 nm+) com oito núcleos (1x 3.09 GHz Kryo 585, 3x 2.42 GHz Kryo 585 e 4x 1.8 GHz Kryo 585);
GPU Adreno 650;
RAM 12GB;
Câmeras Wide – 64 MP, f/1.8, 26mm (wide), 1/1.72″, 0.8µm, PDAF, OIS;
Telefoto – 12 MP, f/2.4, 52mm (telephoto), 1/3.6″, 1.0µm, AF, OIS, zoom ótico híbrido de 3x;
Ultrawide – 16 MP, f/2.2, 12mm (ultrawide), 1/3.1″, 1.0µm;
Selfie – 10 MP, f/2.2, 26mm (wide), 1/3″, 1.22µm;
Armazenamento 256 ou 512GB do tipo UFS 3.1;
Bateria 4500mAh compatível com carregamento rápido com ou sem fio de 15W;
Conectividade Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/6; 5.1, A2DP, LE, aptX HD;
Sistema Android 10 com interface One UI 2;
Cores Mystic Black (Preto) e Mystic Bronze (Bronze);
Preço Não divulgado;

E aí, gostou do Galaxy Z Fold 2? Lembre-se que aqui no Showmetech você encontra tudo sobre o que a Samsung apresentou hoje, incluindo as novidades do Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra, Galaxy Tab S7 e S7+, além dos novos Galaxy Watch 3 e Galaxy Buds Live.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter