Notre Dame: Assassin’s Creed Unity será usado para reconstruir a catedral

Notre Dame: Assassin's Creed Unity será usado para reconstruir a catedral 6
Game de 2014 será utilizado como base para reconstruir a catedral atingida por um incêndio

O mundo ficou de coração partido nesta segunda-feira (15/04) quando surgiram notícias de que a icônica Catedral de Notre Dame, no coração de Paris, estava em chamas. O edifício, que é considerado um dos melhores exemplos da arquitetura gótica francesa, tem mais de 800 anos e é uma grande parte da história francesa.

Notre Dame
Firefighters douse flames from the burning Notre Dame Cathedral as people look on in Paris, France April 15, 2019. REUTERS/Benoit Tessier

O incêndio, que continuou até durante a noite, foi extinto a partir desta manhã, e os planos para a restauração do edifício já estão em andamento. Porém, o material base que será utilizado para a reforma da construção é mais inusitado do que você pode imaginar.

Um game salvando Notre Dame

Segundo relatos, o prédio será restaurado o mais perto possível de sua glória original, o que significa que arquitetos e construtores vão estudar fotos e vídeos hiper-realistas da catedral para recriá-la da forma mais fiel possível.

Por esse motivo, um dos trabalhos digitais citados para ajudar na restauração não é outro senão o game Assassin’s Creed Unity da Ubisoft. Caroline Miousse, artista responsável por vários aspectos de arte digital do game, falou com o site The Verge há alguns anos sobre a criação da catedral no jogo.

Notre Dame

“No caso da Notre Dame, facilmente a maior estrutura do jogo, isso significava recriar uma versão da catedral que na verdade não existia na época.”

“O artista de níveis, Miousse, passou literalmente anos discutindo os detalhes do edifício. Ela se debruçou sobre fotos para acertar na arquitetura e trabalhou com artistas de texturas para garantir que cada peça fosse como deveria ser. ”

De acordo com um relatório de especialistas em engenharia e arquitetura de prédios e construções históricas, o mapeamento 3D desenvolvido no game é tão fiel à realidade que ele será maior ferramente de auxílio na restauração de uma das estruturas mais famosas da França.

Notre Dame

Ainda não se sabe quão extenso o dano a Notre Dame após o incêndio, e a causa do incidente ainda é desconhecida no momento em que os fatos sobre essa tragédia ainda são apurados.

Na época de seu lançamento em 2014(atualmente o título mais recente é Odyssey), Assassin’s Creed Unity recebeu diversas críticas sobre a quantidade absurda de bugs e glitches que prejudicavam gravemente a experiência do jogador. Atualmente, a maior parte dos problemas do game já foram corrigidas através de atualizações. É irônico como um dos games mais polêmicos da franquia da Ubisoft agora irá ajudar a salvar a História viva.

Notre Dame

Se você nunca teve oportunidade de conferir essa incrível recriação da França da Revolução Francesa feita pela Ubisoft em Assassin’s Creed Unity, confira o vídeo com todos os detalhes da catedral de Notre Dame no game no vídeo abaixo.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta