Conheça o reportei, solução ideal para relatórios de redes sociais

Como gerar relatórios de redes sociais

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Se você precisa criar relatórios de redes sociais, te apresentaremos uma forma rápida e prática de criá-los.

Empresas de diversos setores costumam montar uma equipe específica para trabalhos relacionados às mídias digitais. Os profissionais contratados passam a acompanhar os dados e esquematizar estratégias de impulsionamento e alcance no âmbito digital, visando resultados positivos para a companhia. Algumas plataformas estão disponíveis para facilitar esse tipo de análise, com ferramentas e recursos especiais, relatórios de performance completos, visualização em gráficos e mais. O Reportei é uma delas.

Reportei é uma empresa que disponibiliza ferramentas online para o gerenciamento de relatórios de redes sociais e dashboards de marketing de maneira fácil e prática. Compreendendo uma ampla gama de plataformas para análise — do Facebook, Instagram, LinkedIn ao Google Ads, YouTube e RD Station — a iniciativa tem como foco, especialmente, o público freelancer, agências e empreendedores que queiram agilizar seus trabalhos ao buscar dados completos em apenas três segundos. Saiba mais sobre o site a seguir.

Com o reportei você consegue gerar relatórios de redes sociais como youtube, instagram, linkedin, facebook, e mais.
Plataformas que são aceitas no Reportei. É possível acessar suas configurações e gerar relatórios com diversas ferramentas.

O que é o Reportei?

Criado em 2015, o Reportei surgiu com base na necessidade de um de seus sócios ao buscar ferramentas de métricas de conteúdo para a sua agência particular. Com uma plataforma interativa e intuitiva, o projeto 100% brasileiro incluiu algumas das principais redes usadas hoje por diversas empresas.

Como gerar relatórios de redes sociais. Se você precisa criar relatórios de redes sociais, te apresentaremos uma forma rápida e prática de criá-los.
É possível automatizar a criação de relatórios e customizá-los.

Quem ingressa no Reportei, obtém acesso à formulação de dados no YouTube, Facebook, Google Analytics, LinkedIn, Google Ads, Google Search, Mailchimp, Google Meu Negócio e RD Station. Atualmente, a companhia tem mais de 2 mil  usuários, que usufruem dos relatórios de marketing digital gerados em apenas três segundos.

Plataforma ágil e personalizável

O grande objetivo do Reportei é criar uma experiência facilitada com base na otimização de tempo em criar e recolher tais relatórios e informações de redes sociais e anúncios. Ao acessar a plataforma, o cliente primeiro registra o seu site com informações básicas. É possível administrar cinco contas simultaneamente e três canais por cliente, dependendo do plano escolhido — detalharemos eles mais adiante.

Após esse processo, o usuário tem à disposição quatro campos principais: relatórios, dashboards, linha do tempo e automações. Cada um contempla ferramentas personalizadas que integram o sistema a fim de organizar todas as informações na interface. Todo o processo de coleta é bem simples e pode ser compartilhado com outros membros da equipe. Isso é útil tanto para pequenas agências quanto para profissionais freelancers, visto que o acesso aos dados é bem descomplicado.

Outro fator interessante que torna a navegação mais simples é o design moderno da plataforma. Recentemente, a empresa atualizou a versão do seu sistema em uma nova arquitetura de dados, incluindo mudanças na identidade visual. Dessa forma, o trabalho fica mais intuitivo e aprimora a experiência pessoal. Os canais de comunicação também são integrados, concedendo aos clientes da plataforma várias possibilidades de uso das APIs oficiais. Segundo Rodrigo Ferreira, co-fundador e CTO do Reportei, a inclusão de novos itens teve como objetivo a busca por “qualidade na usabilidade”, e não apenas pelo caráter estético.

Como gerar relatórios de redes sociais

Pode parecer que não, mas o gerenciamento de relatórios é tão simples na escrita quanto na prática. Ao clicar em “Novo relatório“, o usuário precisa completar apenas duas partes: escolher o tipo de template e as informações sobre o período de análise e comparação. Vale lembrar, claro, que o cliente precisa conectar as contas da rede desejada na plataforma.

O primeiro template disponível é o tradicional do Reportei. Isto é, ele vai O primeiro template disponível é o tradicional do Reportei. Isto é, ele vai apresentar as principais métricas em uma análise sucinta e completa. O segundo é um modelo antigo, com menos informações que o anterior. A terceira opção é o chamado Tráfego Pago, enquanto a quarta se trata do Inbound. Ambas são usadas para análises mais técnicas de marketing digital. Além disso, é possível alterar dados de um relatório existente e transformá-lo em “Meu Template“.

Como gerar relatórios de redes sociais. Se você precisa criar relatórios de redes sociais, te apresentaremos uma forma rápida e prática de criá-los.
(Imagem: Reportei/Reprodução)

O relatório consiste nas informações retiradas da performance das páginas de redes sociais ou anúncios publicitários. Número de seguidores, alcance, impressões, número de postagens, cliques, custo, engajamento e curtidas são exemplos de métricas disponíveis na plataforma.

Se o usuário busca por algo mais avançado, também o encontrará aqui. A exemplo, dados específicos para o funcionamento essencial do marketing digital, como Custo por Clique (CPC) Médio, Taxa de Conversão, reações e performances de anúncios, podem ser facilmente acessados. Essas informações constam na visualização ao Google Ads, ao LinkedIn Ads, ao Facebook Ads e a outros campos do gênero.

Uma vez selecionado o template, o usuário segue para o período de análise. Já configuradas estão as opções de 7, 15 e 30 últimos dias, mas também é possível colocar uma data personalizada. A próxima ferramenta dá a chance de resgatar as informações do período anterior ao selecionado. Assim, o cliente consegue observar e estudar os resultados das estratégias tomadas, por exemplo, entre um mês e outro.

A última sessão possibilita a habilitação de quantas redes já conectadas vão constar no relatório. Útil para as equipes relacionadas, as empresas conseguem ter um parâmetro não só individual, como também coletivo entre cada mídia social. Após fazer todas as seleções, o processo é concluído no botão verde e o relatório estará pronto. Qualquer problema ou ausência de integração entre a plataforma e a redes do usuário é notificado.

O gráfico com as métricas do site, assim como postagens destacáveis, estarão prontas para entrega. Sem nenhuma demora ou empecilho na busca de informações — talvez o triunfo maior do Reportei. Por fim, o cliente pode renomear e salvar o documento como template, bem como encaminhá-lo para outras pessoas através de um ícone de compartilhamento ou fazer o download dele.

Como criar dashboards

Produtividade é algo priorizado pelo Reportei. Por conta disso, a empresa desenvolveu um espaço para a criação de dashboards, um painel visual cheio de informações da sua plataforma. Geralmente utilizado para monitoramento interno, este é o formato perfeito para experimentar as mais variadas ferramentas disponíveis.

Para abrir um desses, o processo é exatamente igual ao dos relatórios, em apenas dois passos: escolhendo o tipo de template e o período de análise e/ou comparação. O resultado é um visor online interativo, que dá margem para aumentar, diminuir ou simplesmente excluir informações que não interessam ao uso de cada cliente. É possível também baixar os dashboard e enviá-los para outras pessoas da equipe.

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(Imagem: Reportei/Reprodução)

Com uma variedade de opções de ajustes, o cliente consegue também substituir métricas por outras, como, por exemplo, incluir a ferramenta que apresenta os melhores dias e horas para postagem de conteúdos nas redes no lugar de impressões. Ou ainda simplesmente adicionar todas as métricas disponíveis numa interface só.

Ao gerar o dashboard (e também o template), ele aparece com as principais informações destacadas em linhas. O cliente também pode optar por visualizá-las em barras ou em gráficos no estilo pizza. São diferentes combinações que podem ser feitas para ampliar as possibilidades de quem usa o Reportei.

Como usar a linha do tempo e as automações

Os dois últimos campos disponíveis são grandes aliados que facilitam demais o trabalho dos clientes. O primeiro deles é a linha do tempo. Muitas companhias, especialmente agências de comunicação, precisam montar apresentações periódicas para apresentar aos  seus clientes. Graças à ferramenta de linha do tempo, esse processo se torna mais prático.

Ao criar uma linha periódica, o Reportei disponibiliza alguns locais a serem preenchidos. Com título, data e até ícone específico, o usuário descreverá a história ou as atividades de seu objeto de descrição em “Detalhes“. É possível também vincular um relatório pré-montado para enriquecer o documento.

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Enquanto os espaços são preenchidos, uma pré-visualização da linha do tempo é esquematizada à direita da página. Ao finalizar, basta salvar todas as informações e encaminhar o projeto via e-mail.

Quanto às automações, como o próprio nome sugere, essa é mais uma forma de otimizar ainda mais o seu tempo ou o da sua equipe. Em um dia cheio, nem sempre todas as tarefas conseguem ser cumpridas — e ninguém gosta de ultrapassar horários. Para evitar que relatórios deixem de ser montados, o usuário pode simplesmente automatizar essa ferramenta, que o criará sozinho.

No total, são quatro passos: o primeiro consiste em inserir as principais informações de tempo e frequência, ou seja, quando o sistema será ativado para criar o relatório. É possível escolher opções semanais, quinzenais ou mensais.

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A segunda e terceira partes já é conhecida: escolher o tipo de template do seu relatório e a periodicidade de análise e comparação. O último passo é ativar as notificações e onde elas serão sinalizadas — via e-mail da equipe, e-mail do cliente ou na própria plataforma do Reportei. Ao escolher, basta finalizar e ativar a automação que ela estará pronta.

Quanto custa o Reportei?

Com ótimas ferramentas em sua plataforma, o Reportei oferece quatro planos diferentes em duas categorias, mensal e anual. Em relação aos preços por mês, a variação se dá principalmente pela quantidade de clientes que os usuários podem administrar ao mesmo tempo. Se uma agência possui 10 clientes, é mais interessante para a mesma contratar um plano intermediário ou mais avançado, por exemplo.

Uma companhia pode ainda assinar um plano personalizado, que atenda melhor às suas necessidades, solicitando suporte à equipe do Reportei para mais detalhes. Aqueles que ingressam pela primeira vez na plataforma podem ter acesso ao teste gratuito de três dias para experimentar todos os recursos antes de realizar a contratação de um plano.

Mensalmente, os planos custam:

  • Básico: R$ 49,90, com gerenciamento de até 5 clientes;
  • Intermediário: R$ 79,90, com gerenciamento de até 10 clientes;
  • Avançado: R$ 99,90 (mais utilizado), com gerenciamento de até 15 clientes;
  • Planos Personalizados: R$ 129,90, com gerenciamento para mais de 15 clientes.

Anualmente, os planos custam:

  • Básico: R$ 499, com gerenciamento de até 5 clientes;
  • Intermediário: R$ 799, com gerenciamento de até 10 clientes;
  • Avançado: R$ 999, (mais utilizado), com gerenciamento de até 15 clientes;
  • Planos Personalizados: R$ 1.299, com gerenciamento para mais de 15 clientes.

Durante este período de Black Friday a plataforma, que tradicionalmente oferece planos básicos a partir de R$49,90, aproveita a data para englobar qualquer plano pelo valor de R$1 real, pelo período de 3 meses. O desconto é válido para os 30 novos assinantes. Depois disso, os 100 primeiros vão poder adquirir o Reportei por R$1 real por 1 mês de acesso.

Todos esses tópicos mostram o quão prático e fácil se torna trabalhar com a construção de análises de anúncios e relatórios de redes sociais. Os processos são muito descomplicados, intuitivos e, o melhor, personalizáveis para cada tipo de usuário.

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Fonte: Reportei.

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