Google DeepDream: a tecnologia que cria alucinações

tree image psychedelic deepdream google
Programa de visão computacional da Google utiliza redes neurais e algoritmos para combinar imagens em resultados surreais.

Explicamos: o DeepDream da Google utiliza convolutional neural nets (tipo de rede neural frequentemente utilizada para reconhecimento gráfico) que detecta e enaltece padrões em imagens, através de algoritmos de pareidolia – fenômeno psicológico em que você percebe padrões familiares onde não existem; como enxergar rostos em carros. Ufa.

Screen Shot 2017 09 22 at 12.20.00 720x386 - Google DeepDream: a tecnologia que cria alucinações
O que você vê nessa nuvem?

Ele se assemelha àqueles aplicativos que poem um filtro “artístico” na sua foto e chamam de arte, mas se diferencia principalmente porque funde duas fotos em uma. A primeira como base e a segunda como textura. O próprio nome tem origem nessa função: Deep – como em deep neural network – e Dream; o programa inicialmente foi batizado “Inception”, em referência ao filme “A Origem”, onde os sonhos estavam contidos um dentro do outro, de forma análoga às imagens.

Screen Shot 2017 09 22 at 12.20.19 720x385 - Google DeepDream: a tecnologia que cria alucinações
O combo fotografia + estilo artístico nunca falha em impressionar

Foi acidentalmente criado: sua intenção original foi possibilitar a pesquisadores enxergar como redes neurais visualizam imagens. Então o programa foi feito open source e diversas novas aplicações surgiram na  web, como a mais proeminente Dreamscope (c0m versão mobile que se assemelha a um Instagram). Hoje sua principal aplicação está sendo na criação de artes digitais, mas já está sendo proposto o uso para testes de desempenho e treinamento de redes neurais.

Screen Shot 2017 09 22 at 12.18.46 720x386 - Google DeepDream: a tecnologia que cria alucinações
A combinação de um sketch com desenho técnico nos surpreendeu de ótima maneira

Usabilidade

Testamos o DeepDream Generator que tem uma usabilidade interessante: funciona como uma rede social, onde você pode filtrar as criações entre mais recente, trending, e as mais curtidas. Porém antes de poder apoiar e curtir as criações da sua preferência, você é requerido a criar ao menos duas de autoria própria, de maneira a incentivar o uso da plataforma. Nos parece que está funcionando: após selecionar suas imagens de input, a renderização entra na fila, aguardando disponibilidade do processador.

FullSizeRender 720x597 - Google DeepDream: a tecnologia que cria alucinações
O Gerador de Sonhos está ocupado no momento e lhe retornará em breve – sugerimos que o senhor aprecie arte psicodélica enquanto aguarda

As imagens são incrivelmente semelhantes – para aqueles familiarizados – às experimentadas através de substâncias alucinógenas. Por algum motivo, percebemos a frequente utilização dessa tecnologia para criar imagens com repetições de… cachorros?

Screen Shot 2017 09 22 at 11.40.18 720x410 - Google DeepDream: a tecnologia que cria alucinações
Cachorros parecem ser um favorito para exemplificar todo o potencial dessa aplicação

Finalmente, para descontrair, te desafiamos a não vi-a-jar apreciando essa tecnologia de ponta empregada no novo hit da banda Foster the People – Doing It for the Money:

 

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via