Conecte-se conosco
siria google onu

Notícias

Google e ONU se unem para explicar a guerra na Síria com tecnologia

Site interativo usa dados da ONU e tecnologia do Google para tirar todas as dúvidas do internauta sobre o conflito na Síria

A guerra na Síria é um dos assuntos mais polêmicos no mundo real e mais buscados no virtual. Segundo o Google, cresce o número de pesquisas sobre o assunto no buscador usando os mais variados termos. Esse comportamento do usuário acabou inspirando um novo projeto. Em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), o Google lança o site interativo Searching for Syria, que pretende responder às principais dúvidas do internauta sobre o conflito no país.

Trata-se de um site com um design particular que envolve o usuário e que traz dados relevantes sobre a guerra e antes dela. A história é contada pelo Google em forma de narrativa com ilustrações, e funciona como uma verdadeira aula online. A ferramenta une dados do relatório Global Trends da ACNUR com mapas de satélite, vídeos, imagens, fotos, relatos de refugiados e outras informações.

Segundo explica Filippo Grandi, especialista da ONU:

O Searching for Syria tem como objetivo eliminar mitos e ideias erradas sobre a Síria e os refugiados e fornecer uma visão inteiramente nova da maior tragédia humanitária da atualidade

Já para o Google:

As pessoas fazem buscas por muitas razões. Para aprender e pesquisar, ou às vezes se conectar, compartilhar e superar problemas. O compartilhamento dessas tendências, com base nos dados verificados da ACNUR, garante que as pessoas compreendam melhor um dos eventos mais terríveis dos últimos seis anos.

Ao abrir o site, o usuário tem logo de cara a resposta para as seguintes perguntas:

  • Como era a Síria antes da guerra?
  • O que está acontecendo na Síria?
  • Quem são os refugiados?
  • Para onde estão indo os refugidados?
  • Como eu posso ajudar os refugiados Sírios?

Para cada pergunta, o Google usa todos os recursos à sua disposição. O mais legal são vídeos em 360 graus, usados para mostrar certos aspectos da Síria de um jeito fácil de aprender, com direito a explicação de narrador e imagens autoexplicativas.

Como acessar a pesquisa sobre a Síria?

siria

Searching for Syria é feito principalmente para dispositivos móveis

O site Searching for Syria é em inglês e construído com a versão mais moderna do WebGL e outras tecnologias de navegação. Por conta disso, não é acessível em qualquer lugar, e funciona melhor no Google Chrome para Android e iOS. Acesse: searchingforsyria.org.

É jornalista e comunicador digital por formação, gosta de tecnologia desde que se entende por gente e escreve sobre isso há bastante tempo. Como um bom nerd, gosta de séries e ficção científica, e tenta relacionar tudo isso com estudos sobre comunicação.

Comentários

Mais de Notícias

Dica

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Subir