Google passará a ter maior controle do Android

android_m_hero_1200
O Google atualizou o documento de Definição de Compatibilidade, que tornam claras as limitações de alterações que as fabricantes podem realizar no sistema.

android m hero 1200 720x399 - Google passará a ter maior controle do Android


O Google quer tomar as rédeas do Android com mais firmeza. A companhia atualizou o documento de Definição de Compatibilidade, que tornam claras as limitações de alterações que as fabricantes podem realizar no sistema. As novidades mostram maior rigor da companhia.

Encriptação completa do disco

lollipop encryption 2 720x478 - Google passará a ter maior controle do Android


A partir de agora, a criptografia completa de dados do dispositivo precisa ser ligada por padrão. O Google já flertava com essa ideia há algum tempo e cogitou a obrigação na versão Lollipop, mas desistiu. Em alguns aparelhos, como no Nexus 6 e Nexus 9, a criptografia pode ser ativada manualmente pelo usuário.

O incremento na segurança dos dados dos celulares é indiscutível, mas há quem afirme que isso pode gerar impacto negativo sobre a performance, principalmente nos smartphones com hardware básico.

Modo Doze

android bateria 720x486 - Google passará a ter maior controle do Android


Uma das maiores novidades do Android Marshmallow foi o novo modo de economia de energia, batizado de Doze. O recurso percebe quando o smartphone não está sendo utilizado com frequência e então diminui a sincronização/processamento dos apps. Aplicativos de alta prioridade permanecerão ativos, para evitar a perda de qualquer informação. De acordo com o novo manual, o Doze não poderá ser modificado ou retirado e precisa ser visível aos usuários.

Sensores de impressão digital

android m authenticate target app fingerprint 100587674 orig 720x454 - Google passará a ter maior controle do Android


A lista de obrigações das fabricantes com o sistema de reconhecimento de impressões digitais é grande. O Google quer garantir que os dispositivos que possuam sensor biométrico respeitem baixíssimas taxas de erro de reconhecimento e não permite que aplicativos de terceiros tenham acesso detalhados aos dados. Os sensores biométricos poderão ser utilizados para a realização de transações na Google Play ou via Android Pay, desbloqueio do aparelho e login em apps.

Permissões

permisses apps 619x1000 - Google passará a ter maior controle do Android


O Android Marshmallow permitirá ao usuário ter mais controle sobre as permissões de acesso aos recursos do celular pelos aplicativos. Poderemos definir quais são as ferramentas que o aplicativo pode acessar no seu celular, dando acesso à câmera, mas não necessariamente ao microfone, por exemplo. Isso irá valer também para os aplicativos pré-instalados; os usuários precisarão ser avisados sobre o que cada app utiliza e então decidir pela autorização ou rejeição. Só há uma exceção para aregra: aplicativos que substituem os padrões, como câmera, telefone e mensagens.

O documento completo com as exigências do Android pode ser lido nesse link.

android m hero 1200 - Google passará a ter maior controle do Android

3 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • A notícia é boa, mas o próprio Google precisa ser mais claro em relação a alguns procedimentos adotados por eles.
    Por exemplo: eu passei meses reclamando que o microfone do Google Now estava sendo ativado à revelia para todas as telas a cada nova atualização do app padrão do Google.
    Somente os dois ou três últimos releases do app do Google pararam de fazer isso, sendo que essa é uma questão que não envolve apenas privacidade: a ativação do microfone em todas as telas drena baterias.
    Superada essa questão (pelo menos por enquanto, porque minha experiência com o Skype indica que devo continuar monitorando o microfone após atualizações por um bom tempo), agora o Google Fotos passou a ativar a sincronização automática SEM A MINHA AUTORIZAÇÃO toda vez que o app é atualizado.
    Ou seja: se o Google não quer que apps de terceiros explorem a candura alheia, seria bom o próprio Google dar exemplo.
    Em tempo: embora a palavra “rigorosidade” exista na língua portuguesa, sugiro trocar ela pelo prosaico “rigor”. É mais simples e parece mais compatível com o que a sentença quer dizer.

Receba Notícias por E-mail:

Share via