Google Street View te leva à Estação Espacial Internacional em um clique

Google Street View te leva à Estação Espacial Internacional em um clique
Pela primeira vez o Street View sai da Terra e vai ao espaço, visita a Estação Espacial Internacional detalhando como vivem os astronautas
Google Street View te leva à Estação Espacial Internacional em um clique
Os astronautas na ISS vivem de um modo totalmente diferente do nosso, aqui na Terra

Quem nunca teve aquele desejo infantil de ser astronauta? Mas isso é coisa de gente grande, tanto que foi um dos pontos de conflitos durante a Guerra Fria, quando EUA e URSS competiram até em tecnologias espaciais. Você não é um astronauta (acho) e nem eu, porém a Google deu um jeitinho de nos fazer sentirmos um. Não precisa colocar uma roupa espacial ou se preparar psicologicamente. Só clique aqui e vamos!

Você está na Estação Espacial Internacional

Google Street View te leva à Estação Espacial Internacional em um clique
A Estação Espacial Internacional tem o tamanho de um campo de futebol americano

A Estação Espacial Internacional (ISS) é um laboratório que abriga outros laboratórios, alguns com nacionalidades próprias. Em uma baixa altura orbital de cerca de 350 km, com 15 módulos e enormes placas para captar a energia do Sol, o ISS tem o tamanho de um campo de futebol americano e pode ser visto a olho nu na Terra. A ISS já foi visitada por 227 astronautas, de 18 países, sendo Marcos Pontes (brasileiro) o único latino-americano. Hoje, digamos, você será mais um brasileiro a dar uma visitada na estação.

A iniciativa do Google é a partir do Street View. Depois de nos levarem a montanhas, teatros e até ao Grand Canyon, eles decidiram ir além. O astronauta francês Thomas Pesquet foi o responsável pela captura das imagens. Ele ficou seis meses na Estação Espacial Internacional e voltou à Terra em junho.

Do observatório ao banheiro

Google Street View te leva à Estação Espacial Internacional em um clique
Essa mesa para até seis astronautas é usada para refeições

Começando pela Cúpula, o observatório, é possível visitar 17 ambientes em 360º. Em um aglomerado de fios, dezenas de notebooks nas paredes, caixas de suplementos encontradas até presas no teto e uma bola de basquete, existe notas explicativas para nós. Assim, é possível saber onde os russos dormem, ver um banheiro no espaço, descobrir uma esteira rosa para exercícios e uma porção de curiosidades que você não imaginava quando criança. Saber mais sobre como os astronautas vivem no espaço com certeza é uma das partes mais interessantes da expedição.

A ISS tem o importante objetivo de trazer mais conhecimento ao curioso ser humano, como comenta o astronauta Pesquet:

“Podemos coletar dados sobre os oceanos, a atmosfera e a superfície terrestre. Podemos fazer experimentos e estudos que não seríamos capazes de fazer da Terra, como monitorar como o corpo humano reage à microgravidade, resolver os mistérios do sistema imunológico, estudar ciclones para alertar populações e governos quando uma tempestade está se aproximando, ou monitorar o lixo marinho — uma quantidade cada vez maior de resíduos encontrados em nossos oceanos.”

Sendo assim, a Estação Espacial Internacional é considerada um marco na ciência e a possibilidade de poder explorar tão facilmente através do Google Street View é um reconhecimento de sua importância.

Então, você realmente deixou de lado aquele sonho de ser astronauta?

Fonte: UOL Notícias

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário:

Assine nossa Newsletter